Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Anticoncepcional para Lactantes: Uso, Nomes e Marcas

Você usa anticoncepcional para lactantes? É permitido o uso durante a amamentação? Saiba mais neste post!

Sabia que nem todos os anticoncepcionais são indicados durante a amamentação?

O anticoncepcional para lactantes é um tema que costuma ser envolto por muitas dúvidas. Isso porque, é muito difícil alguma mãe que esteja disposta a entrar em uma nova gestação, pouco tempo após ter parido.

Além do que, os médicos indicam pelo menos um ano entre uma gestação e outra, para que o corpo da mulher tenha tempo de se recuperar do desgaste causado por uma gestação.


Seu bebê chora sem parar e você não sabe mais o que fazer? Descubra se são cólicas e o que você pode fazer para aliviá-las!


Por isso, é preciso entender bem sobre os métodos contraceptivos adequados e saber, inclusive, que nem todos os anticoncepcionais podem ser tomados por mães que amamentam.

Pensando nisso, pesquisei a fundo o assunto e trouxe aqui para vocês algumas informações muito importantes sobre anticoncepcional para lactantes. Quais são indicados? Quais os efeitos colaterais para mãe? E para o bebê?

Acompanhe o artigo e fique por dentro! Assim, você poderá prevenir uma nova gravidez com tranquilidade e sem dúvidas! 😉

Anticoncepcional-para-lactantes
Anticoncepcional para lactantes pode?

Anticoncepcional Durante a Amamentação, Pode?

Se você quer se prevenir de uma nova gravidez, tomando pílula, mas está em dúvida porque está amamentando, saiba que pode tomar anticoncepcional para lactantes durante a amamentação sim.

No entanto, não é qualquer anticoncepcional que você poderá tomar. Os mais indicados são os que possuem somente o hormônio progesterona, pois, diferente do que têm hormônios combinados, com um hormônio apenas, o anticoncepcional fica mais fraco.

Esse anticoncepcional para lactantes que contém apenas um hormônio também é conhecido com mini pílula. Mas, fique tranquila, pois, mesmo com um hormônio só ele é capaz de prevenir uma gravidez, da mesma forma.

anticoncepcional na amamentação
Nem todos os anticoncepcionais são indicados durante a amamentação, pois, alguns fazem mal para o bebê

Como é o Anticoncepcional para Lactantes

O anticoncepcional para lactantes contém apenas um hormônio, que em sua maioria é a progesterona sintética.

Devido esse ser um hormônio que já existe no corpo feminino, ao mesmo tempo que ele previna a gravidez, também auxilia na produção de leite pelo tempo que for necessário.

anticoncepcional amamentacao
O anticoncepcional para lactantes é indicado para mães que amamentam e querem evitar uma nova gravidez

Quando Iniciar o Uso de Anticoncepcional na Amamentação

A mini pílula pode começar a ser tomada 60 dias após o bebê nascer. Além disso, recomenda-se manter relações sexuais somente 15 dias após ter começado a tomar o anticoncepcional para lactantes.

Relações sexuais antes desse prazo, pode ocasionar uma gravidez indesejada.

Até seis semanas depois após parto, os métodos contraceptivos com hormônios não devem ser usados, já que aumentam o risco de tromboembolismo venoso.

Isso porque tanto as pílulas quanto a própria gestação podem ocasionar o problema, já que ambos alteram os fatores de coagulação do sangue.

Porém, é importante lembrar que o uso do anticoncepcional durante a amamentação deve ser feito diariamente, assim como se faz o uso quando não se está amamentando.

Lembre-se também, que é muito importante que o horário de tomar a mini pílula seja sempre rigorosamente no mesmo horário e, sem fazer intervalos entre as caixas, até que o bebê passe a mamar no máximo duas vezes por dia.

Até Quando Tomar o Anticoncepcional para Lactantes

É recomendado  que você tome o anticoncepcional para lactantes, ou seja, o que contém apenas um hormônio, até que o bebê passe a mamar apenas 1 ou 2 vezes por dia.

Isso ocorre por volta de 1 ano de idade e, então, você poderá voltar a utilizar o mesmo anticoncepcional que já estava acostumada a usar. Porém, é sempre bom que você peça orientação ao seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

Anticoncepcional para lactantes
Anticoncepcional na amamentação

Os Prós e Contras dos Anticoncepcionais na Amamentação

Existem alguns prós e contras de tomar anticoncepcional durante a amamentação. Eles podem ajudá-la a descobrir se essa é ou não a melhor alternativa para você. Veja:

Prós de tomar a pílula anticoncepcional:

  • Facilidade para te acesso a essa medicação: não precisa de receita e custa pouco;
  • Ocasiona maior controle tanto do período quanto do fluxo menstrual;
  • Evita a gravidez sem causar danos à saúde do bebê;
  • Ajuda a diminuir a intensidade das cólicas menstruais;
  • Melhora a oleosidade da pele e dos cabelos.

Contras de tomar a pílula anticoncepcional:

  • Apresenta riscos de desenvolvimento de trombose;
  • Pode ocasionar mal-estar como enjoo, diarreia, enxaqueca, entre outros efeitos colaterais;
  • Pode diminuir a libido;
  • Pode causar retenção de líquido, inchaço e ganho de peso;
  • Altera a coagulação do sangue;
  • Pode causar alterações no humor.

Além desses contras, um que eu, particularmente, acho que bem complicado, é o risco de esquecer de tomar uma pílula. Isso porque, com um bebê para cuidar, a nossa vida fica tão corrida que pode sim haver esse risco.

Por isso, se você decidir tomar a mini pílula, procure criar avisos no celular ou deixar a cartela de anticoncepcional sempre em um local em que você não se esqueça de tomar.

amamentação
É importante ter em mente que com os cuidados do bebê você pode acabar esquecendo a pílula e, talvez, esse não seja o método mais seguro

Tipos de Anticoncepcionais para Lactantes

Embora haja diversos tipos de anticoncepcionais combinados, que são os que contém variados hormônios juntos, os indicados para lactantes são somente as mini pílulas.

Essas contêm somente um hormônio, que normalmente é o que já existe no organismo na mulher.

Porém, se você procura um método contraceptivo que não seja necessariamente a pílula, você pode tentar alguns outros métodos como camisinha, DIU, entre outros.

Qual Anticoncepcional pode Tomar Amamentando

Somente a mini pílula, ou seja, o que contém apenas um tipo de hormônio.

Efeitos Colaterais do Anticoncepcional para Quem Amamenta

Embora a pílula de anticoncepcional para lactantes seja um dos métodos mais utilizados para evitar gravidez, ela possui diversos efeitos colaterais. No caso de tomá-lo durante a amamentação então, os efeitos podem ser:

  • Certa diminuição na produção de leite materno;
  • Algumas menstruações não venham ou pequenos sangramentos por vários dias do mês;
  • Sonolência;
  • Ganho de peso;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Retenção de líquidos fazendo com que a mãe fique inchada.

Os efeitos para o bebê, do hormônio contido na pílula, ainda não são totalmente conhecidos. É certo que uma pequena quantidade do hormônio passa para o leite, porém, só é prejudicial para o bebê, se houver ingestão a longo prazo.

Por isso, é recomendado tomar a pílula de um hormônio só, enquanto o bebê estiver mamando mais do que 2 vezes ao dia.

Anticoncepcional para lactantes
Anticoncepcional para lactantes

Anticoncepcionais para Lactantes – Nomes e Marcas

Veja alguns nomes e marcas de anticoncepcionais para lactantes, cujos são alguns dos mais indicados:

  • Cerazette: o princípio ativo desse anticoncepcional para lactantes é o progestágeno isolado desogestrel. Ele contém progesterona sintética como base e deve ser usada de forma contínua, ou seja, sem pausas ao terminar a cartela. A tendência é que a menstruação ocorra depois da quarta semana de uso do anticoncepcional.
  • Micronor: esse anticoncepcional possui uma dosagem baixa de hormônios, e é indicado para a mulher que teve bebê recentemente e está voltando a tomar contraceptivo. O uso é o mesmo do Cerazette.
  • Minipil: eficiente e de baixo custo, esse anticoncepcional é feito à base de progesterona. O jeito de tomar é como os demais anticoncepcionais, mas é preciso fazer o intervalo de 7 dias entre uma cartela e outra.
  • Depo Provera: esse anticoncepcional para lactantes é injetável e possui efeito prolongado. Possui o hormônio progesterona e sua duração é por cerca de 3 meses.

Dúvidas mais Comuns sobre Anticoncepcional para Lactantes

Algumas dúvidas são comuns entre as mamães que querem evitar uma nova gravidez mas estão amamentando. Por isso, listei algumas aqui, para te ajudar, caso sejam dúvidas suas também:

– Tomar anticoncepcional amamentando faz mal para o bebê?

Se a pílula tomada for a mini pílula, não. Exceto se for tomada por muito tempo e o bebê continue mamando no peito por todo esse tempo.

– Anticoncepcional para lactantes diminui o leite?

Pode diminuir sim. Isso costuma variar muito de mulher para mulher, pois, cada organismo reage ao hormônio de uma forma. Mas no geral, estudos comprovam que pode ocorrer sim a diminuição do leite e, isso é muito comum.

– Tomar ele durante a amamentação interfere na volta do peso normal da mulher?

O uso do anticoncepcional para lactantes pode interferir sim. Isso porque, como dito anteriormente, além de a pílula de anticoncepcional pode causar retenção de líquido, fazendo com que a mamãe fique inchada, ele pode fazer com que a mamãe também ganhe uns quilinhos a mais na balança.

Outros Métodos Anticoncepcionais para Lactantes

Além da mini pílula ou pílula com um hormônio só, existem outros métodos anticoncepcionais que podem ser utilizados durante a amamentação e, que talvez, sejam mais seguros para o bebê. São eles:

  • Preservativo, mais conhecido como camisinha;
  • DIU com ou sem hormônios;
  • Anel vaginal;
  • Diafragma.

Há ainda a injeção de progesterona, que você toma uma vez por mês apenas e, assim, não há o risco de esquecer de tomar algum dia. Porém, os efeitos colaterais são os mesmos da pílula de anticoncepcional.

Foram esses métodos existem as técnicas de coito interrompido e, também, da tabelinha. Porém, esses métodos não são totalmente eficazes e podem gerar uma gravidez indesejada.

anticoncepcional para lactante
A camisinha é um outro método contraceptivo e que não interfere em nada na amamentação

Eu usei bastante a camisinha e ainda acho uma das melhores opções para evitar gravidez. Pois, além de segura, a camisinha é super prática. Porém, concordo que, às vezes, pode sim atrapalhar um pouco a vida sexual do casal.

Outro método que ainda não testei mas está nos meus planos, é o DIU. Conheço muitas mamães que usam e recomendam muito. O único ponto sobre ele, é que é mais indicado para mamães que não pretende engravidar novamente por alguns anos.

Inclusive, se você e seu marido não pretenderem mais ter filhos, talvez, o mais indicado seja apostar em uma solução definitiva, como a laqueadura em você ou a vasectomia no seu marido. Converse com o seu médico e informe-se sobre as possibilidades.

Curiosidade: é verdade que durante a amamentação exclusiva a mulher não engravida?

Há embasamento científico na teoria de que a amamentação exclusiva pode servir como método anticoncepcional. Ou seja, isso não é um mito.

Isso é possível porque a amamentação exclusiva (quando o bebê apenas mama, sem ingerir nenhum outro tipo de alimento, leite ou mamadeira) faz com que o organismo da mulher interrompa a ovulação e, portanto, ela não entra no período fértil.

Porém, os médicos não recomendam que as mulheres mantenham relações sexuais durante a amamentação exclusiva, sem proteção, pois, apesar da lógica, há mulheres que conseguiram engravidar durante esse período.

Portanto, varia de organismo para organismo e pode não ser completamente eficaz para todas as mulheres.

Conclusão: Ficou alguma dúvida sobre o uso de anticoncepcional para lactantes?

O mais importante é você ter a consciência de que, não pode sair tomando qualquer medicamento. Afinal, quando estamos amamentando, qualquer coisa que ingerimos pode ir parar no leite e afetar o bebê.

anticoncepcional pos-parto
É preciso ter cautela com tudo o que você ingere durante a amamentação, pois, muitas coisas podem prejudicar o bebê

Tendo isso em mente, você pode pesquisar tranquila sobre métodos para evitar uma nova gravidez. Inclusive, conversar com o seu médico é o melhor a fazer, pois, ele te indicará alternativas seguras.


Descubra outros temas comuns de dúvidas entre as grávidas e fique por dentro:


No início eu optei pela camisinha, pois, tive receio de tomar o anticoncepcional para lactantes logo de cara. Depois de alguns meses, comecei a tomar um anticoncepcional para lactantes, mas durou pouco, pois, logo o meu bebê parou de mamar no peito.

De qualquer forma, o mais bacana é você e seu parceiro conversarem e planejarem juntos, o que fazer para evitar uma nova gravidez e, também, conversarem sobre ter ou não um novo filho.

Juntos vocês conseguirão chegar na melhor alternativa para ambos! Mas, e você, como trata esse assunto? Compartilhe conosco a sua opinião e não esqueça de deixar os seus comentários aqui! 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *