Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Azia na Gravidez: Aprenda como Aliviar esse Incômodo

Você tem ou teve azia na gravidez?

Tentando entender porque ocorre sintomas de azia na gravidez, e se há como aliviá-la?

Azia é ruim. Mas azia na gravidez consegue ser ainda pior! Afinal, trata-se de um incomodo que atrapalha muita coisa na rotina da mamãe: desde a alimentação, até a hora de dormir.

Por isso, quem sofre desse sintoma fica desesperada para entender porque ele ocorre e, principalmente, o que fazer para aliviá-la.

Eu costumo dizer que tive azia desde o momento em que descobri que estava grávida, até o dia em que o meu bebê nasceu. Eu tive MUITA azia! Foi terrível.


A amamentação pode ser muito mais simples do que muitas mamães pensam! Saiba mais e tire as suas dúvidas!


Sem contar que, diferente do que muitas pessoas pensam, eu praticamente nunca tive azia antes de engravidar. Ou seja, esse sintoma não era comum para o meu organismo.

Como há muitas mamães super poderosas que também passam por isso, resolvi esclarecer o tema e trazer esse artigo para vocês! Então, entenda mais sobre a azia na gravidez e saiba como passar pela gravidez evitando-a.

O Que é Azia?

A azia é uma sensação muito ruim de queimação que se irradia pelo peito, pescoço ou a garganta, acometendo principalmente a garganta. A sensação de azia vem da parte de trás do esterno, um osso localizado dentro do tórax.

A sensação de azia pode ser ocasional ou frequente, seja em mulheres grávidas ou não. Além disso, a sensação é tão incomoda que pode interferir no dia a dia e até mesmo na qualidade de vida da pessoa.

Em alguns casos, a azia pode ser sintoma de algum problema de saúde mais sério, mas isso costuma ser raro.

Ter Azia na Gravidez é Normal?

É normal sim, e é bem chata! Eu tive MUITA azia. É norma que ela surja na gravidez devido as mudanças físicas e, principalmente hormonais, que estão acontecendo no seu corpo da mamãe.

É normal a mamãe sentir um gosto amargo ou ácido na boca, e muita queimação na garanta e dor na boca do estômago. Por se tratar de um sintoma normal da gravidez, não significa que esteja nada de errado com você e nem com o bebê.

O único problema é que a azia é um sintoma extremamente desconfortável e pode interferir bastante na rotina da mamãe.

azia na gravidez
A azia causa uma queimação muito incômoda no esôfago, causando muito mal estar

Porque a Azia Surge Durante a Gravidez

Durante a gravidez, o corpo da mulher se transforma em uma verdadeira fábrica de hormônios, a todo vapor. A placenta, por exemplo, produz um hormônio chamado progesterona, necessário para relaxar os músculos do útero, para que ele cresça.

No entanto, é esse mesmo hormônio que relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago. O problema é que esse relaxamento nessa válvula pode fazer com que os ácidos gástricos da digestão, subam pelo esôfago, causando a azia.

Esse processo é chamado pelos médicos de refluxo gastroesofágico. Sem contar, que a progesterona também diminui o ritmo da digestão, ou seja, das contrações naturais que contribuem com a digestão. Dessa forma, a digestão acaba ficando mais lenta.

Tudo isso, é muito mais comum no início da gravidez. Porém, é comum que algumas mamães sintam azia durante toda a gravidez, assim como eu! Isso porque mais para o fim da gravidez, dentro da barriga fica apertado. Afinal, o bebê está crescendo.

Então, falta espaço para os órgãos, e o estômago acaba sendo empurrado, levando os ácidos gástricos para o esôfago.

O que Causa Azia na Gravidez

Há um dito popular de que quando a mãe sente muita azia é porque o bebê será cabeludo. No entanto, não há embasamento científico para essa teoria.

azia na gravidez bebe cabeludo
Azia na gravidez e bebê cabeludo? Muitas pessoas dizem que a mãe sente azia porque o bebê será cabeludo. Mas é um mito.

A verdade mesmo, é que a azia ocorre devido a todas as transformações que ocorrem no organismo da mulher.

São muitos hormônios atuando ao mesmo tempo em nosso organismo e isso, acaba impactando em algumas sensações de mal estar, como o enjoo e a azia.

Além disso, as transformações físicas, como a falta de espaço na cavidade do abdômen, também acaba causando algumas sensações, como a azia.

Sintomas de Azia na Gravidez

Os sintomas da azia tornam muito fácil a identificação da mesma. Eles são:

  • Queimação no estômago;
  • Queimação no esôfago, na garganta e até na língua, em casos mais severos;
  • Sensação de má digestão;
  • Gosto amargo ou ácido na boca.
cha para azia na gravidez
Sintomas Azia na Gravidez

Quando a Azia Aparece com mais Frequência

O mais comum é que a azia surja na 20ª semana da gestação e, termine, após o bebê nascer. Isso porque quanto mais evoluída a gravidez, mais os órgãos da mãe são comprimidos, fazendo com que o estômago leve suco gástrico para o esôfago.

Porém, devido as alterações hormonais, a azia pode sim surgir em outros momentos da gravidez, principalmente no início. Por isso, sempre diga os sintomas que tem sentido ao seu médico. Assim, você pode receber orientação e ficar tranquila.

Em que Momento da Gestação a Azia Vai Melhorar

O mais comum é que ela melhore, de fato, após o nascimento do bebê ou a no final da gravidez. Pois, somente após isso é que o corpo começará a voltar ao normal, com os órgãos aos seus lugares e o fim da produção excessiva de hormônios.

azia no final da gravidez

O que Fazer para Evitar Azia na Gravidez

O que você pode fazer para ajudar a evitar a azia, é cuidar da sua alimentação. Afinal, alimentos gordurosos, embutidos (salame, presunto, etc.), café, bebidas gasosas, chocolates, frutas cítricas, cigarros e bebidas alcoólicas.

Evite tudo isso sempre, mas principalmente antes de dormir. Ao se deitar para dormir, a azia tende a aumentar, pois, o fluxo vindo do estômago chega com mais facilidade ainda ao esôfago.

azia na gravidez alimentacao
A alimentação é um ponto chave para evitar ou causar a azia

O Que é Bom para Azia na Gravidez

Veja algumas dicas para ajudar a aliviar a azia. Elas são baseadas em pesquisas e, principalmente, na opinião de mamães que sofreram ou sofrer de azia, e conseguiram bons resultados.

– O que grávida pode tomar para azia para aliviar

Para ajudar a aliviar a azia, você pode ingerir água ou leite gelados. Essas bebidas ajudam a aliviar a sensação de queimação por algum tempo. Porém, vale lembrar que essas bebidas não curam a azia, apenas aliviam o incômodo.

azia na gravidez
Beber água pode ajudar a aliviar a sensação de queimação da azia na gravidez

– Remédios para azia na gravidez

A azia na gravidez pode ser tratada com antiácidos. Porém, só podem ser tomados se forem receitados pelo médico. O Leite de Magnésia é um exemplo desses medicamentos.

O obstetra pode prescrever também a Dimeticona, que facilita a digestão, combate os gases e a azia. Porém, somente em casos mais severos de azia.

– Remédio caseiro para azia na gravidez

Alguns remédios caseiros para a azia são:

  • 1 colher de bicarbonato de sódio diluído em 100 ml de água. Tomar essa mistura ajuda a diminuir a acidez.
  • Suco de pera: bata duas pera no liquidificador junto com um pouco de água. Beba em seguida.

– Remédio natural para azia na gravidez

Além do leite e da água gelados, a maçã é muito recomendada, pois, ela consegue diminuir bastante a acidez do suco gástrico.

alimentacao azia gravidez – Existe algum chá para azia na gravidez

Alguns chás são recomendados para aliviar a azia. No entanto, sempre peça orientação ao seu médico antes de ingerir algum tipo de chá:

  • Chá de gengibre;
  • Chá de funcho;
  • Chá de espinheira santa.

Como me Prevenir da Azia na Gravidez

Veja algumas dicas incríveis para te ajudar a prevenir a azia na gravidez:

  • Evite alimentos que sejam pesados ou muito gordurosos;
  • Faça pequenas refeições, pois, isso ajuda a evitar o acúmulo de acidez no estômago;
  • Coma devagar e mastigue bem;
  • Faça refeições frequentes;
  • Evite ingerir líquido durante as refeições, pois, isso contribui para deixar o estômago distendido;
  • Beba bastante água nos intervalos das refeições, mas em pequenos goles;
  • Mascar chiclete depois de comer ajuda a neutralizar o ácido;
  • Não fume;
  • Não vá dormir logo que terminar de comer. Espero pelo menos uma hora;
  • Coloque mais do que um travesseiro para dormir em uma posição semi sentada;
  • Evite roupas apertadas na área da barriga ou do estômago.

Como Acabar com Azia na Gravidez

Se nenhuma dessas dicas anteriores ajudar nem para aliviar e nem para evitar a azia, o melhor que você tem a fazer é procurar um médico. Pois, se o seu caso de azia for muito severo, talvez somente um medicamento mesmo poderá ajudar.

Um antiácido, por exemplo, pode aliviar o desconforto da azia, mas nem todos são recomendados para grávidas.

Por isso, é preciso falar com o médico. Além disso, mamães que precisam tomar suplemento de ferro, não devem tomar o antiácido no mesmo horário. A absorção de ferro pode ser prejudicada pelo antiácido.

Existe a Possibilidade de a Azia na Gravidez ser Alguma outra Coisa?

Embora a azia seja muito comum na gravidez, você deve ficar atenta se ela surge acompanhada de outros sintomas. Pois, nesse caso, pode ser sim que haja um outro problema, do qual a azia seja um sintoma.

Um exemplo, é que a azia pode dar uma dor no centro do peito que vai até a garganta. No entanto, se a dor for abaixo das costelas, pode ser sinal de pré-eclâmpsia, que é um problema super sério. Por isso, em caso de dúvida, não hesite em falar com o médico.

Já se a dor for do lado direito, próximo ao peito e, além da azia você sentir enjoo, pode ser que você esteja com algum problema no fígado. Informe o seu médico.

Além disso, pode ser que você tenha desenvolvido algum outro problema digestivo, como gastrite, úlcera ou pedra na vesícula. Portanto, se você estiver com dificuldade para comer, para dormir, muita dor, perca de peso, enfim, fale imediatamente com o seu médico.

azia na gravidez sintomas

O que Fazer se os Sintomas de Azia na Gravidez não Diminuírem?

É muito pouco provável que isso ocorra, mas, se a azia não passar nem com os medicamentos indicados pelo médico, que foi o último recurso que indique aqui, provavelmente você terá que segurar as pontas e aguentá-la até o bebê nascer.

Eu tomei um antiácido, mas mesmo assim, a azia sempre voltava. Então eu resolvi aguentar firme e fazer todas as outras dicas apenas, como dormir com dois travesseiros, comer maçã sempre que possível, beber água gelada, enfim.

No meu caso, a azia só passou, de fato, depois que o bebê nasceu.

cha para azia gravidez alivio sintomas alimentação remédio

Conclusão: Preparada para Combater a Azia na Gravidez?

A azia realmente é um sintoma muito incômodo e que pode acabar atrapalhado muito o dia a dia das mamães. No meu caso, como sempre trabalhei sentada, a azia atrapalhou bastante até o meu trabalho.

Sentada eu sentia que a queimação subia pela garganta ainda mais e, assim, eu tinha que ficar andando o tempo todo. Por isso, é muito importante buscarmos alternativas para aliviar esse sintoma tão chato.

Afinal, desfrutar a gravidez que é um momento tão único e especial de todas as mulheres, é o desejo de todas as mamães.


Descubra outros temas importantes também:


Alivie a sua azia com essas dicas!

Então, siga as nossas dicas listadas aqui e converse bastante com o seu médico sobre o que você pode fazer para se livrar da azia. Fique de olho na sua alimentação e siga em frente!

Pense que tudo terá compensando quando você tiver seu bebezinho lindo no colo! Não tenha dúvidas de que, ao olhar para o rostinho dele, você vai pensar que passaria por tudo de novo se fosse preciso!

Deixe os seus comentários aqui e conte sobre o que você tem feito para aliviar a azia, e se tem ajudado! Vamos ajudar umas as outras a passar por esse sintoma tão chato! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *