Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Banho de Luz no Bebê: Entenda o que é e para que serve

Para que serve o banho de luz no bebê?

Procurando entender o porque de alguns bebês precisarem tomar banho de luzes alguns dias após o nascimento?

O banho de luz pode ser necessário se o bebê nascer com a pele amarelada, em consequência de uma condição denominada Icterícia (ou tiriça, como também é conhecida).

Inclusive, a necessidade de o bebê receber esse banho com luz é muito comum, pois, muitos bebês desenvolvem a Icterícia. Além disso, trata-se de um procedimento super simples e totalmente indolor.


Trocar as fraldas do bebê pode parecer complicado no começo, mas na verdade, é muito tranquilo! Saiba mais!


Meu bebê teve que tomar o banho na maternidade, por dois dias. Bastava tomar cuidado para que a proteção dos olhinhos dele não saísse, e foi bem tranquilo.

Posso garantir então, que trata-se de um procedimento bem tranquilo. Mas, para deixar minhas amigas mamães super poderosas mais sossegadas, eu reuni todas as informações necessárias sobre o procedimento de banho de luz, aqui.

Por isso, acompanhe o conteúdo, entenda em detalhes sobre o que é o banho de luz em bebê, porque ele é necessário, e fique tranquila! 😉

O que é Banho de Luz no Bebê?

É um tratamento comum para bebês prematuros ou bebês que, embora tenham nascido no tempo certo, apresentem a Icterícia (ou tiriça, como também é conhecido).

Esse tratamento faz com que a luz influencie a metabolização da substância que causa a coloração amarelada no bebê, acelerando o processo e, consequentemente, revertendo o quadro.

A Icterícia é uma condição do organismo que deixa o bebê com a pele amarelada e a parte branca dos olhos também. Ela não é considerada uma condição grave e ocorre em 5 a cada 10 bebês. Porém, há mais chances de ocorrência em bebês prematuros.

banho de luz no bebê
O banho de luz em bebês é muito comum, além de um procedimento tranquilo

O que é a Icterícia

Como o organismo do bebê ainda está se desenvolvendo, o fígado pode não dar conta de metabolizar toda a bilirrubina do sangue do bebê, que é uma substância comum do organismo.

Em resumo, a Icterícia é o acúmulo dessa substância que deixa o bebê com a coloração amarelada.

Para que Serve o Banho de Luz no Bebê?

Em alguns casos, os mais leves, a Icterícia desaparece sozinha. Mas, em casos um pouco mais severos, o banho com a luz é necessário para fazer com que o organismo acelere o metabolismo da bilirrubina.

O objetivo do banho com luz ou de sol é metabolizar a bilirrubina, fazendo com que seja eliminada do corpo rapidamente.

Se a bilirrubina ultrapassar os limites toleráveis, pode acabar ocorrendo problemas neurológicos no bebê. Isso, se a bilirrubina acumular no cérebro do bebê, o que pode causar danos permanentes ao seu sistema nervoso, afetando o seu desenvolvimento.

Embora, felizmente as chances de a Icterícia chegar a esse nível seja bem rara.

banho de luz no bebe

Por que Dar o Banho de Luz no Bebê Ajuda no Tratamento?

O banho com a luz ajuda a acelerar o metabolismo da bilirrubina. O banho com as luzes azuis ajudam a transformar a bilirrubina em substância não tóxica, ajudando a ser eliminada pelo fígado mais facilmente.

Quando o bebê passa por esse tratamento, ele é exposto ao banho diariamente, até que os exames de sangue indiquem que níveis da substância estejam seguros.

Outro meio de apoiar o tratamento é aumentar a frequência da amamentação. A amamentação ajuda a eliminar a bilirrubina mais rápido.

banho de luz no recem nascido
Amamentar com bastante frequência é importante para ajudar a eliminar a Icterícia

Benefícios do Banho de Luz para o Bebê

Além de ajudar no tratamento da Icterícia, o banho de luz ajuda muito a fortalecer a saúde do bebê. A luz ajuda com que o seu organismo sintetize a vitamina D que ele recebe na amamentação.

No caso da luz do sol, ela também ajuda a produzir serotonina e endorfina, que são hormônios que contribuem para uma sensação de relaxamento e bem-estar no bebê.

Outro hormônio que também é mais produzido quando se toma sol é a melatonina, que ajuda a melhorar a qualidade do sono do bebê.

Além disso, o funcionamento do fígado melhora como um todo, diminuindo a ação de toxinas que podem prejudicar o bebê.

Outro ponto, é que o sol também age energizando as células T, que são responsáveis por fortalecer o sistema imunológico.

Por isso, mesmo se o bebê não tiver Icterícia, os banhos de sol são importantes. Afinal, ele é benéfico para o organismo em diversos fatores, como podemos ver.

Portanto, não deixe e colocar seu pequeno ou pequena para brincar no tapetinho, nas primeiras horas da manhã, quando estiver entrando um solzinho pela janela!

Além de se divertir, seu bebê ainda ficará mais saudável!

Os benefícios do cálcio

A vitamina D é essencial para o desenvolvimento do bebê, como por exemplo, ela auxílio na absorção do cálcio, que é fundamental para o desenvolvimento ósseo e dental.

Por isso, se o seu bebê toma fórmula, provavelmente o pediatra indicou suplementação de vitamina D, pois, o leite materno costuma conter mais cálcio do que as fórmulas.

Existe algum risco do banho de luz para o bebê?

Os efeitos colaterais que pode surgir após o tratamento são:

  • Diarreia;
  • Desidratação;
  • Susceptibilidade à hipertermia e à hipotermia devido à exposição direta da fonte de calor;
  • Erupções cutâneas e eritema;
  • Queimaduras;
  • Hemólise leve;
  • Plaquetopenia;
  • Danos retinianos.

No entanto, o surgimento desses sintomas são raríssimos, mas, pela medicina eles são citados e o bebê é acompanhado o tempo todo pelos médicos, para verificar se algum possível sinal de surgimento de algum deles.

Porém, o maior cuidado que se deve tomar durante o tratamento, é proteger os olhos do bebê. A luz pode causar danos irreversíveis à retina do bebê, portanto, todo cuidado é necessário.

Lembrando ainda que, antes de colocar a proteção nos olhos do bebê é preciso certificar-se de que os olhos estejam fechados para prevenir escoriação na córnea.

banho de luz bebe quanto tempo
É muito importante que o bebê esteja com os olhinhos protegidos durante o banho de luz

Como Fazer Banho de Luz no Bebê?

Se o nível de Icterícia for bem leve, é possível que o médico indique apenas banho de sol. Nesses casos, a mãe será instruída sobre como proceder, sempre tendo cuidado de deixar o bebê no sol por poucos minutos e protegendo os seus olhinhos.

Mas, se o nível de Icterícia for mais alto, o bebê precisará fazer o banho com luz na maternidade, e o tempo necessário de tratamento dependerá o nível de bilirrubina no sangue e da indicação médica.

Para o banho com luz no hospital, o bebê é colocado em um berço próprio para o tratamento, sem roupinhas (podendo ou não ficar com a fralda, conforme orientação médica) e com os olhos cobertos por uma máscara protetora.

Então, uma luz azul é acesa dentro do berço, de modo que todo o seu corpinho receba a luz. O bebê deve ficar recebendo a luz o tempo todo, mesmo se chorar. Só pode ser retirado do berço para ser amamentado.

fototerapia em bebe recem nascido banho de luz

Quantidade de dias e de minutos por dia, de tratamento

No hospital, é comum que o tratamento dure de 2 a 7 dias, dependendo da necessidade. O médico é quem avaliará o tempo de tratamento, de acordo com o resultado dos exames de sangue do bebê, que indicam o nível de bilirrubina.

Inclusive, a repetição dos exames após alguns dias de tratamento, indicará se o mesmo precisa ser mantido ou, se apenas o banho de sol e a amamentação com mais frequência serão suficientes para eliminar a Icterícia restante.

A duração do banho de luz pode durar de minutos a horas, dependendo mesmo da condição da Icterícia.

Como Fazer o Banho de Sol Corretamente?

Para fazer o banho de sol corretamente, é preciso fazê-lo nos horários adequados: até as 10 horas da manhã ou após as 16 horas. Nesses horários a radiação é amena.

Além disso, a exposição do bebê ao sol deve ser rápida. Nada de deixá-lo lá por 2 horas, como você já deve ter ficado para pegar aquela marquinha de biquíni incrível! Nada disso!

O bebezinho deve ficar apenas alguns minutos, como 10 ou 15, no máximo! Outro ponto importante é mudá-lo de posição, deixando-o metade do tempo com a barriga para cima e a outra com a barriguinha para baixo.

Ah: não esqueça de cobrir os olhos do bebê com um paninho, para protegê-lo do excesso de luz.

banho de sol banho de luz bebe
O banho de sol é recomendado para bebês que têm Icterícia e que não tem, também!

Outra medida que você pode tomar, é sempre levá-lo para passear ao ar livre com as perninhas ou os bracinhos descobertos. Isso também ajudará o bebê a receber um solzinho.

Mas lembre-se sempre de tomar cuidado para não expor o bebê ao sol por muito tempo ou em um sol muito forte, ok? Além disso, em dias muito quentes, eu prefiro evitar os banhos de sol.

Dicas extras de cuidados

Bebês com menos de 6 meses não podem usar protetor solar. Pois, devido a pele dos bebês ser muito delicada, eles podem apresentar alergias aos componentes do produto.

Depois que o bebê tomar banho de sol, dê um bom banho nele. Pois, o suor pode contribuir para irritações na pele como alergias e brotoejas.

Banho de Luz em Recém Nascido Pode ser Feito no Colo da Mãe?

Pode sim! O mais comum é que o bebê receba o tratamento em um berço específico com luz acoplada, que há na maioria dos hospitais e maternidades.

Nos berços o bebê fica deitadinho e a mãe ou enfermeira tem o cuidado de virá-lo para que todo o corpinho receba a luz.

Nesses casos, a mãe só pode pegar o bebê no colo para amamentá-lo, o que pode ser complicado. Pois, quando o bebê nasce, tudo o que mais queremos é tê-lo em nosso colo.

Mas recentemente tem surgido um novo equipamento que possibilita que o tratamento seja feito no colo da mãe. Trata-se de uma lâmpada móvel, que permite que o bebê receba a luz enquanto estiver no colo da mãe.

No entanto, é muito importante que mãe também proteja os olhos durante o procedimento. O bacana de fazer o banho no bebê enquanto ele estiver com a mãe é que ele fica mais calmo. Isso, acaba tornando o procedimento mais tranquilo ainda.

banho de sol colo da mae

Conclusão: Ficou Alguma Dúvida Sobre o Banho de Luz no Bebê?

O banho de luz e principalmente o de sol, é muito importante para a saúde do bebê. Além disso, o sol é bom para todo a fase de crescimento e também para os adultos, por isso, não deixe de tomar um solzinho com ele, sempre que der!

Além disso, caso o seu bebê precise tomar o banho de luz, você já sabe que deve ficar tranquila. Afinal, trata-se de um procedimento simples, tranquilo e, inclusive, muito comum.

Eu, particularmente, adorei essa ideia de o bebê poder passar pelo tratamento no colo da mãe. Acho muito melhor, tanto para a mãe quanto para o bebê.

banho de luz no bebe
Fazendo o banho de luz ou de sol, direitinho, o bebê ficará sem Icterícia rapidamente

Até porque, recém nascido chora bastante e mãe quer lamber a cria tanto quanto puder. Por isso, no meu caso mesmo, foi um pouco sofrido ter que deixar o bebê recebendo a luz, mesmo se estivesse chorando, sem que eu pudesse pegá-lo.

Mas, mesmo assim, foi muito tranquilo! Rapidamente o amarelão foi sumindo e a Icterícia passou. Então, te digo com toda certeza que, basta fazer tudo direitinho que logo o bebê estará bem!


Veja outros temas interessantes para ajudar com as suas dúvidas:


Não se preocupe e faça o tratamento direitinho!

Fique calma e siga as orientações médicas. Logo tudo ficará bem! Caso haja alguma dúvida, escreva nos comentários! Além disso, não esqueça de escrever sua opinião sobre o tema!

Seu bebê tem ou teve Icterícia? Você costuma dar banho de luz ou banho de sol nele? Compartilhe com as demais mamães super poderosas! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *