Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Barriga de Grávida: Com Quantos Meses a Barriga Começa a Aparecer

Barriga de grávida aparece com quantos meses?

Você é daquelas que, assim que soube que estava grávida, já começou ansiar pelo barrigão?

A barriga de grávida causa uma das maiores ansiedades na gravidez. De todas as ansiedades que surgem logo que descobrimos que estamos grávidas, esbanjar um lindo barrigão, é a maior delas!

Afinal, vamos combinar que, poucas coisas são tão bonitas e admiráveis quanto uma linda mamãe barrigudinha. No entanto, o crescimento da barriga na gravidez, costuma ser motivo de muitas dúvidas entre as mamães.


Tem sentido dor no pé da barriga, na gravidez? Entenda porque essa dor pode acontecer e tire as suas dúvidas


Como o crescimento da barriga na gravidez ocorre? Ocorre da mesma forma em todas as mulheres? Por que algumas mamães ficam com a barriga aparente mais cedo do que outras? Por que algumas barrigas crescem mais do que outras?

Enfim, para responder todas essas dúvidas e muitas outras, pesquisei sobre o tema e reuni diversas informações para te ajudar a entender melhor como ocorre o crescimento da barriga.

Portanto, acompanhe o artigo, entenda mais sobre a barriga de grávida e fique tranquila quanto ao crescimento da sua! 😉

Barriga de Grávida: Como Fica a Barriga no Início da Gestação

Eu costumo brincar que, logo que eu soube que estava grávida a minha barriga a já apareceu.

Isso porque, eu estava com uma barriguinha saliente (para não dizer que eu precisava perder alguns quilinhos kkkk), digamos assim, e com a gravidez, eu não murchava mais a barriga: tratei de deixá-la soltinha! 🙂

Ok, pode rir! Mas aposto que isso acontece com um montão de mamães! :p

Afinal, que delícia que é poder mostrar que tem barriga, sem culpa, sem se sentir feia e gorda e, melhor ainda: se sentindo maravilhosa e especial, como só a gravidez é capaz de nos fazer sentir!

No entanto, para ter um barrigão lindo, de fato, e mostrar ele por aí, é preciso cuidar dele direitinho. Aliás, é preciso antes de tudo, que ela cresça e apareça!

com quantos meses a barriga de gravida aparece
Possuir uma linda barriga de grávida é o sonho de todas as mamães

No início, ou seja, lá no comecinho da gestação, é normal que praticamente não haja barriga. Exceto aquela que você já tinha antes, claro, se você for como eu! 😉

Em pouquinho tempo, a barriga começa a endurecer e a aparecer. Logo que a gravidez é descoberta, em pouco tempo, já é possível notar que a barriga está mudando.

Com Quantos Meses a Barriga de Grávida Começa a Aparecer?

Isso varia muito de mulher para mulher. Afinal, cada organismo reage de uma maneira aos hormônios e desenvolvimento da gravidez como um todo.

Inclusive, quando a barriga de grávida começa a aparecer, o corpo da mulher já tende a demonstrar outras características da gestação.

Seios maiores, inchaços no rosto e outras partes do corpo, causados pelo progesterona e, até mesmo algum ganho de peso, são alguns exemplos.

Porém, logo no início da gravidez, a sensação de barriguinha extra, tende a ser mais devido ao inchaço hormonal, comum de início de gestação, do que por causa do bebê propriamente. Até porque, no início, ele ainda é um grãozinho apenas.

Aos poucos, a barriga de grávida irá surgindo devido ao crescimento do bebê dentro do útero e, até mesmo, do próprio útero. Mas isso tende a ocorrer do terceiro mês de gestação em diante.

barriga de grávida
A barriga cresce na medida em que o útero aumenta, e o bebê cresce e fica pesado

Por isso, minha amiga mamãe super poderosa, não fique triste se, de início, as pessoas não notarem sua gravidez. Aliás, para não se frustrar, não espere que as pessoas saibam que você está grávida, enquanto ainda estiver com uma barriga grávida de 2 meses.

Como Fica a Barriga no Início da Gravidez

É normal que no início da gravidez a barriga fique dura. Essa sensação de rigidez está relacionada às mudanças no corpo, principalmente nas transformações uterinas e nas intensas produções hormonais, comuns da gravidez.

Eu sentia a minha barriga mais dura na região abaixo do umbigo, em volta dele e, também, no pé da barriga. Isso é normal, como o seu próprio médico poderá esclarecer para você.

Inclusive, conforme o bebê cresce, a barriga da mamãe fica mais dura e arredondada. Aliás, é muito interessante que, é possível diferenciar com facilidade uma barriga de grávida (em estágio um pouco mais avançado, claro), de uma barriga de gordura.

A de grávida possui um belo formato arredondado que, logo abaixo dos seios já inicia a curvatura. Já a de gordura, não é tão arredondada e, normalmente, é maior na região da cintura.

barriga na gestação
Quando começa a aparecer a barriga na gestação?

Tamanho da Barriga de Grávida Mês a Mês

Além do fato de que, o organismo de cada mulher pode reagir de uma forma às transformações ocasionadas pela gestação, pode ocorrer ainda de cada gestação da mesma mulher, transformar o corpo dela de maneira diferente. Por isso, cada gestação é única.

No entanto, para a primeira gravidez, é mais fácil dar uma estimativa sobre o surgimento da barriguinha de grávida. Ela começa a aparecer mesmo, por volta do quinto mês de gestação.

Antes disso, haverá uma barriguinha sim, mas nada que deixe as pessoas certas de que você está grávida.

Entenda como costuma ocorrer o desenvolvimento da barriga de grávida mês a mês:

1º Mês

Os sintomas mais comuns são: atraso da menstruação, dores nos seios e no abdômen. Não há nem indício de mudanças no corpo por enquanto e, por isso, é muito raro que uma mulher saiba que está grávida no primeiro mês.

2º Mês

Já no segundo mês, geralmente é quando a grande maioria das mamães descobrem a gravidez. Mas, não devido a mudanças no tamanho da barriga de grávida, pois, nessa fase, ainda não há mudança significativa.

Sintomas comuns do segundo mês são: muito sono, náuseas, vontade de fazer xixi com frequência (devido a bexiga ficar mais comprimida pelo aumento do útero).

barriga de gravida mes a mes
Acompanhando o crescimento da barriga a cada mês, como fotos, por exemplo, é possível ver o quanto ela cresce

3º Mês

No terceiro mês de gravidez a mamãe já está com alguns quilinhos a mais. Mais veias aparentes no corpo, principalmente nos seios, podem ser notadas. A barriga de grávida começa a endurecer, mas ainda não dá para notar diferença.

4º Mês

No quarto a barriga começa, finalmente, a ficar aparente. Porém, ainda dá para disfarçar a barriga, pois, ela não está tão evidente. Nessa fase, os enjoos dão lugar a um considerável aumento de apetite.

5º Mês

Já no quinto, além de a barriga estar bem redondinha e aparente, o bebê não para de mexer, e a mamãe o sente o tempo todo. É comum que nessa fase, a mamãe também sinta azia.

6º Mês

No sexto mês de gestação, a barriga de grávida já está bem grande e pesada. Por isso, é comum nessa fase a mamãe sentir mais cansaço e inchaço nos pés e pernas, além de possíveis dores nas costas.

7º Mês

Quando você pensava que a barriga já estava grande, é que você se surpreende vendo que ela está crescendo ainda mais. Já entrando em preparação para o parto, no sétimo mês o corpo passa por diversas alterações hormonais.

Ah, algo super bacana dessa fase, é que conforme o bebê mexe, a barriga mexe. É possível observar com muita facilidade os movimentos do bebê dentro da barriga. É muito emocionante e fofo!

8º Mês

Nesse mês a barriga estará imensa! Só que ainda crescerá mais um pouco! Aguente firme e curta o barrigão! Além disso, já podem surgir contrações fortes e evidentes.

9º Mês

A barriga está imensa. Você praticamente é uma barriga! Além disso, o leite começa e ser produzido, e os seios ficarão bem inchados. O bebê está a caminho e, agora, aproveite os últimos momentos com o barrigão, pois, logo logo, ele estará somente nas fotos!

Barriga de Grávida com Linha Escura: O que isso Significa?

Muitas mulheres sabem que a gravidez traz muitas alterações para o corpo, mas somente quando ficamos grávidas é que nos damos conta do quão intensas são essas alterações. Além disso, tem mudanças que só descobrimos durante a gravidez.

As axilas e virilha mais escuras, além de uma linha escura que divide a barriga, passando pelo umbigo, são exemplos. Nem todas as mulheres sabem que essas coisas podem acontecer.
A linha escura da barriga de grávida é conhecida como linha de gravidez ou linha negra. Ela se torna mais perceptível no meio da gravidez e ocorre devido ao aumento de um hormônio chamado “hormônio melanocítico estimulante” ou MSH.

Esse hormônio amplia a produção de melanina, aumentando a hiperpigmentação da barriga, e de outras áreas como ao redor dos seios, nas axilas, virilha e até mesmo no rosto, causando manchas escuras.

linha escura gravidez
Linha escura na barriga de gravidez é normal?

Barriga de Grávida Mole é Normal?

Já ouviu falar em barriga mole? A sua barriga de grávida está mole? Pois bem, algumas mulheres costumam sentir alguma parte da barriga mole, ou melhor descrevendo, sentem uma parte murcha da barriga, como se estivesse vazia.

É normal que a mamãe ache isso estranho e fique preocupada. Mas calma, essa sensação de barriga mole é normal, e ocorre, pois, o útero está sofrendo transformações para gerar o bebê.

E durante essa transformação o útero ainda é pequeno e mole e, por isso, a barriga ainda não está totalmente preenchida por ele. Pode ser também, que o bebê esteja posicionado de uma maneira que deixe espaços na barriga.

Esses espaços, preenchidos apenas pelo líquido amniótico, podem fazer com que a barriga nesses locais pareça mole.

Barriga de Grávida: Casos que Preocupam

Não costuma haver grandes sinais da barriga que demonstrem problemas na gravidez. Mas, alguns que devem ser observados se são acompanhados de outros sintomas são a barriga muito dura no final da gestação ou a barriga mole após uma queda.

A barriga dura no final da gestação pode ser sinal de descolamento da placenta se estiver acompanhada de dor, sangramento e diminuição da movimentação fetal. Nesse caso, procure seu médico imediatamente.

Já se a barriga ficou mole após uma queda ou um choque, procure imediatamente um hospital e avise o seu médico.

Além disso, é preciso que haja o crescimento regular da barriga. Por isso, o seu médico acompanhará o crescimento dela no pré-natal.

barriga de gravida gestacao quando endurece
É preciso ficar atenta, caso a barriga não cresça, pois, isso pode significar problemas na gestação

Conclusão: Ficou Alguma Dúvida Sobre a Barriga de Grávida?

O mais importante de tudo é você entender que o útero da mulher cresce pouco a pouco e, consequentemente, a barriga também. Além disso, cada corpo se transforma de uma maneira e em um ritmo.

Por isso, segure a ansiedade e aguente firme! Por volta do quarto mês sua barriguinha linda estará todinha aí! Pode ser que demore um pouquinho mais? Pode sim! A princípio, isso não é um problema, inclusive.

Pode ser que a barriga de grávida apareça mais cedo? Pode também!

linha escura na barriga de gravida
O crescimento da barriga varia muito de mulher para mulher, podendo até crescer mais em uma do que em outras

O importante mesmo é que a sua gravidez seja saudável e tranquila. Isso garantirá a formação de um bebê com muita saúde e que, você também tenha muita saúde e disposição para curtir a gestação e ter um parto maravilhoso!


Descubra outros temas super interessantes do nosso blog:


Portanto, o mais importante de tudo é manter um acompanhamento médico adequado, manter a calma e sempre estar atenta a qualquer sintoma diferente do comum. Seja antes ou depois da gravidez, o acompanhamento é muito importante.

Informar-se bastante sobre as mudanças que o corpo sofre na gestação, também é muito importante. Pois, assim, você já estará ciente de muitas coisas e evitará muitas preocupações desnecessárias.

barriga na gravidez

Espero que tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o crescimento da barriga na gravidez. Mas, caso haja alguma dúvida ainda, escreva nos comentários! Não esqueça também de deixar os seus comentários sobre o conteúdo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *