Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Bebês Recém Nascidos: Tudo que uma Mãe Precisa Saber

Você treme na base só pensar nos cuidados necessários com um bebê recém nascido?

Bebês recém nascidos são as coisas mais fofas do mundo! No entanto, são frágeis e requerem muitos cuidados específicos para que se tornem bebês maduros e se desenvolvam com perfeição.

E justamente por serem tão frágeis, pequenos e indefesos, que muita gente morre de medo de fazer qualquer coisa errada na hora de cuidar deles. Mas calma! Também não é assim! Eles não “quebram”, afinal.

Além disso, muitas vezes, é a falta de experiência que acaba deixando as mamães tão receosas assim. Por isso, decidi trazer essa matéria para ajudar você, que já tem ou logo terá um recém nascido para cuidar, e está se sentindo realmente agoniada.


Você também gostará de saber como fazer para que a sua barriga volte ao normal logo, depois que o bebê nascer


Acompanhe o post e tire todas as suas dúvidas, para poder ficar mais tranquila com a chegada do bebê. Curta da melhor forma essa fase tão única e marcante da sua vida!

mamae_superpoderosa_bebes_recem_nascidos_2
A chegada de um bebê torna a vida muito especial. Por isso, aproveite essa fase!

Preparando a casa para a chegada do bebê recém nascido

Umas das coisas mais comuns entre as mamães de primeira viagem, é bater aquela neura na hora de preparar a casa para receber o bebê. Calma! Sejamos sinceras: bebês recém nascidos precisam mesmo é de mãe e de leite.

Todas aquelas parafernálias do enxoval são úteis sim, mas você pode se preocupar com o básico e deixar os supérfluos para pensar depois. Bom, cada uma do seu jeito, ok, mas eu preferi não estressar tanto com isso.

Depois que a minha bebê nasceu, eu percebi que eu estava certa. Mesmo deixando algumas coisas para lá, das que eu providenciei, ela não usou tudo.

Para mim, itens básicos para ter em casa para receber o bebê são:

  • Berço;
  • ALGUMAS roupinhas (tem gente que compra um montão e depois acaba doando tudo sem o o bebê ter usado… Dó…);
  • Itens para troca de fralda (fralda, pomada para assadura e algodão (sim amiga, algodão! É mais barato e não dá alergia.));
  • Banheira;
  • Termômetro;
  • Paninhos de boca;
  • Cobertor;
  • Bebê conforto para andar de carro (dá para usar em casa também para deixá-lo tirando um soninho enquanto você usa o banheiro!) 😉

Se você tiver esses itens, já dá para esperar o bebê com tranquilidade. Caso haja algum item que precise depois, você providencia com calma ou pede para o maridão ir atrás para você. Pronto!

As principais preocupações e dúvidas das mães com o recém nascido

Daria para escrever um livro com as dúvidas e preocupações que as mães sentem com os bebês recém nascidos. Inclusive há algumas dúvidas e receios que só surgem depois que o bebê já está em casa.

mamae_superpoderosa_bebes_recem_nascidos_5
Muitas dúvidas são comuns e compartilhadas por todas as mães

Mas, para você ver que suas dúvidas e medos são mais comuns do que você imagina, fiz uma pesquisa e trouxe aqui alguns itens principais. Para você ter ideia, eu mesma senti muito disso tudo antes e depois de ter a minha bebê:

  • E se eu não souber cuidar do meu bebê?
  • Será que saberei a hora de amamentar?
  • Como vai ser se eu não souber amamentar?
  • O bebê precisa dormir quantas horas?
  • Pode dar banho mais do que uma vez por dia?
  • O que eu não posso comer para não passar para o leite?
  • Faz mal eu pegar ele no colo sempre que ele chorar?
  • Será que ele está chorando porque está com dor?
  • Será que ele está respirando? Vou conferir lá no berço…

As principais necessidades dos bebês recém nascidos

Se ficarmos cientes das principais necessidades dos bebês recém nascidos, muitas das nossas dúvidas e preocupações podem ser evitadas.

Nos primeiros dias e semanas de vida, o bebê não precisa de nada além de leite (alimentação), sono (dormir) e acalento (colo e atenção para se sentir protegido a calmo). Além disso, há as necessidades fisiológicas como o cocô e o xixi, e também, tomar banho.

mamae_superpoderosa_bebes_recem_nascidos_1
No início os bebês precisam de poucos cuidados, que são os principais

No início, é comum, inclusive, as mães se sentirem meio frustradas por ter que fazer “apenas isso”.

Até porque,  o bebê fica sempre com aquele olhar vago, sem nenhuma interação com o mundo e tal. Saiba que esse desânimo que as mães costumam sentir é super normal.

Afinal, criamos muitas expectativas durante a gestação, para nos depararmos com esse serzinho tão dependente e que só mama, dorme e faz sujeira. Mas calma, tudo no seu tempo. Essas são principais necessidades dos bebês recém nascidos.

Aos poucos eles vão se desenvolvendo e cada mudança no comportamento dele, será uma delícia de notar!

Primeiros cuidados com o recém nascido

Veja quais são os primeiros cuidados a serem tomadas com os bebês recém nascidos:

  • Amamente o bebê com cuidado e em um local calmo. Esteja atenta para que ele esvazie um seio antes de você oferecer o outro, para evitar que ele mame apenas o colostro;
  • Troque a fralda sempre que necessário para evitar assaduras no bebê;
  • Jamais medique o bebê sem orientação médica;
  • Não dê nada a ele além de leite. Nem água. Ele não precisa;
  • Segure-o com cautela para não derrubá-lo;
  • Evite levá-lo para passear durante os três primeiros meses. É necessário esse período para que ele seja imunizado com todas as principais vacinas;
  • Mantenha as vacinas do bebê em dia;
  • Confira a temperatura da água antes de colocá-lo na banheira;
  • JAMAIS deixe-o sozinho na banheira ou sobre o trocador ou a cama;
  • Certifique-se de que ele arrota após cada mamada;
  • Lave bem as mãos antes de pegar o bebê;
  • Mantenha os cuidados necessários com o umbigo, até que ele caia;
  • Não amamente o bebê deitada. Se você dormir, você pode sufocar o bebê.

Lembre-se sempre que é essencial manter uma rotina de consultas com o pediatra. Ele irá te orientar sobre como proceder em qualquer situação relacionada ao bebê, além de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do pequeno.

Isso garantirá que ele está saudável e que você está no caminho certo!

Desenvolvimentos dos bebês recém nascidos

O desenvolvimento dos recém nascidos é rápido. Para nós, mães cansadas, privadas de sono, pode até parecer que não, mas eles evoluem muito rápido.

É incrível notar cada pequena evoluçãozinha no comportamento deles. O primeiro sorriso costuma derreter até os corações mais durões!

No início você pode, aos poucos, ir tentando interagir com ele através de brinquedinhos próprios para cada fase, e até mesmo com músicas e conversas. Lembre-se que ele já reconhece a sua voz desde a barriga, então, aproveite para falar bastante com ele!

Bebês recém nascidos – Alimentação

A alimentação do bebê recém nascido se resume em leite. Ele não necessita de nada além disso, nem de água.

O leite já contém tudo que o bebê necessita para se desenvolver até cerca dos cinco meses, que é quando os pediatras costumam iniciar a inserção de frutinhas na alimentação do bebê.

Caso você não consiga amamentar, não se preocupe. As fórmulas também são excelentes e suprem todas as necessidades do bebê, da mesma forma.

O importante é não dar nada além do leite para o bebê. Pois, outros alimentos podem prejudicar a saúde dele.

Sono dos bebês recém nascidos

Depois da fome, o que os bebês recém nascidos mais sentem é sono. Na verdade ainda tenho minhas dúvidas se eles dormem mais ou mamam mais.

Acontece que no início os bebês dormem muito por pouco tempo. Ou seja, eles não dormem por horas seguidas, mas sim, diversas vezes em curtos intervalos de tempo.

Isso acontece porque nas primeiras semanas de vida do bebê, o sistema digestivo dele ainda não está maduro o suficiente (na verdade, muita coisa nele está se desenvolvendo e pleno vapor!). Por conta disso, o bebê sente fome com muita frequência.

Por isso, não se espante! No começo minha amiga mamãe, você praticamente esquecerá o que é ter uma boa noite de sono!

Bebês recém nascidos – Soluço e Cólicas

Você sabia que dentro da sua barriga o seu bebê já soluçava? O soluço é muito comum e extremamente normal nos bebês. Assim como as cólicas, que apesar de serem bem incomodas para a maioria dos bebês, elas fazem parte do desenvolvimento.

Os soluços ocorrem porque é muito comum o bebê engolir um pouco de ar enquanto suga o leite. Se o seu bebê tiver muito soluço e isso acabar deixando-o irritado, você pode tentar mudar a posição de amamentação para ajudar.

Conforme eles crescem e ficam cada vez mais “experts” em mamar, a tendência é que os soluços diminuam até deixarem de ocorrer.

Já as cólicas, costumam ser mais difíceis de entender porque, exatamente ocorrem. A explicação que mais convence, é que nos primeiros meses de vida, a flora intestinal do bebê está se formando, e isso, causa as cólicas.

Inclusive, ainda é um mistério porque há bebês que sofrem os três meses seguidos com as cólicas, enquanto outros (embora poucos) não apresentam desconforto algum.

mamae_superpoderosa_bebes_recem_nascidos_3
É preciso paciência e calma para lidar com as crises de cólicas do bebê

Para ajudar com as cólicas, você pode fazer compressas mornas na barriguinha do bebê além de massagens. Porém, elas só costumam desaparecer completamente após os três primeiros meses de vida (experiência própria!).

Massagem para bebês recém nascidos

Os bebês adoram massagens! Seja na barriguinha, para ajudar com as cólicas, ou mesmo, nas costas, para relaxar, eles amam! Para a cólica você pode fazer massagens na barriga dele, passando as pontas dos seus dedos em círculos, no sentindo horário.

Pode até mesmo usar algumas gotinhas de algum óleo de amêndoas para aquecer e facilitar o movimento.

Já para ele relaxar, você pode colocá-lo de bruços e fazer movimentos delicados com as pontas dos dedos seus dedos, descendo do tronco em direção ao bumbum.

Lembre-se que delicadeza e cuidado são fundamentais para não machucá-los!

Quando o bebê deixa de ser recém nascido

A verdade é quando o bebê deixar de ser recém nascido, você já está tão adaptada a ele e à nova rotina, que você meio que não nota que ele já se tornou um bebê maduro.

Os cuidados com o bebê passam a ser tão naturais e você já se descobre tão craque em tudo, que para você é algo normal. Isso é até meio mágico.

Quem nunca carregou um bebê recém nascido no colo antes de ter o seu próprio bebê (como foi o meu caso!), se surpreende muito quando se dá conta de que de repente pá: se tornou uma super mãe!

São providências da natureza (e dos céus!) que devemos agradecer sempre!

Mas enfim, quando o bebê deixa de ser um recém nascido você consegue compreender ele de uma maneira incrível! Vocês já estão tão entrosados que você sabe qual é cada necessidade dele pelo tom do choro.

Você se sente super segura em fazer tudo, desde tomar banho com ele no colo, no chuveiro, até tentar um medicamento novo. Afinal, você já conhece ele bem e ele já confia totalmente em você e você sente isso. É uma delícia! Preciso confessar!

Sabe, é nessas horas que a gente se sente super poderosa… De repente você se liga que superou o medo dos primeiros cuidados, os tirou de letra, aprendeu tudo tão bem e agora, conhece esse ser “humaninho” como ninguém mais!

É divino! Aproveite! Quando ele estiver maiozinho e não precisar mais tanto de você, acredite se quiser: vai fazer falta!

Conclusão: Pronta para cuidar do seu bebê recém nascido?

O mais importante, é ter em mente que a melhor mãe do mundo é a que você puder ser! Não existe ninguém que sabe tudo e ninguém perfeito! Portanto, aceite suas limitações, peça ajuda sempre que necessário e dê o seu melhor.

mamae_superpoderosa_bebes_recem_nascidos_4
Não se preocupe em ser uma mãe perfeita. Seja a melhor mãe que puder ser, e para o seu bebê, você será perfeita!

Com certeza você se surpreenderá com como conseguirá cuidar bem do seu bebê, mesmo fazendo coisas que nunca tenha feito antes.

Aquela frase “Quando nasce um bebê, nasce uma mãe” é perfeita! Ela demonstra muito bem a realidade: nosso extinto maternal aflora assim que ouvimos o choro do nosso bebê pela primeira vez.


Outros temas que são muito comuns entre as mamães e que podem te ajudar também, são:


Se você gostou do conteúdo, não esqueça de deixar os seus comentários e sugestões aqui! Compartilhe comigo e as outras mamães superpoderosas os seus receios e dúvidas, e juntas, vamos nos ajudando!

Tenho certeza que você cuidará maravilhosamente bem do seu bebê! Depois conta aqui para nós! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *