Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Como trocar fralda de bebê: aprenda passo a passo

Já se pegou pensando sobre como trocar fralda de bebê ou você já se vê desesperada diante dessa situação?

Como trocar fralda de bebê pode ser uma dúvida muito comum entre as mamães (e papais!) de primeira viagem.

Se você for igual eu então, que nunca havia trocado uma fralda na vida (as de bonecas não contam!), provavelmente você se sentirá (ou se sente) tão perdida quanto eu.

Afinal, bate um monte de dúvidas quando estamos diante da fralda que parece tão complexa para encaixar naquele corpinho que não para quieto.

Mas calma, não se desespere! É normal termos receio de coisas com as quais não sabemos como proceder. Por isso, é preciso se informar a respeito e pôr as mãos na massa!


Se você se sente cheia de receios com a chegada do recém nascido, veja dicas bacanas para tirar as suas dúvidas e ficar tranquila!


Como diz o ditado “prática leva à perfeição”. Com o tempo você estará trocando a fralda e falando ao telefone, enquanto observa o programa que passa na TV! 😉

Por isso, acompanhe as dicas que eu trouxe aqui sobre como trocar fralda de bebê e tire de letra essa atividade tão comum da maternidade!

Você verá que não se trata de um bicho de sete cabeças. Na verdade, o que acaba causando receio em nós, é toda a delicadeza e fragilidade do bebê recém-nascido.

Mas com cuidado, você saberá como trocar fralda de bebê com a maior facilidade!

Como trocar fralda de bebê: o que você precisa saber antes de começar a troca

Eu nunca tinha trocado uma fralda antes. Na verdade, eu nunca tinha pego um bebê no colo. Portanto, é óbvio que eu não tinha ideia sobre como trocar fralda de bebê.

Quando a enfermeira da maternidade veio ensinar eu e o meu marido sobre como trocar fralda de bebê, eu confesso que fiquei assustada com a destreza com que ela fazia isso.

Na minha vez de tentar a façanha, eu erguia o bebê pelas perninhas e colocava a fralda embaixo do bumbum dele. Enquanto ia pegar o lencinho ou o algodão para limpá-lo, ele já tinha saído do lugar.

mamae_super_poderosa_como_trocar_fralda_de_bebe_bumbum
É comum que as mamães e os papais de primeira viagem fiquem receosos quanto a troca de fralda

Fora a limpeza da região que precisava ser bem feita, a pomada bem passada, enfim, todos os detalhes que uma troca de fraldas correta precisa ter.

Foram algumas tentativas mais trabalhosas, mas devido a frequência da troca, bem depressa eu peguei a prática sobre como trocar a fralda de bebê.

Por isso, é importante tentar. Algumas mães preferem delegar a troca de fraldas para o papai, a sogra ou a mãe. Mas aí fica complicado, pois, quem não pratica não aprende, não é mesmo?!

Outro ponto importante é sempre se lembrar de lavar as mãos antes e depois da troca de fraldas. Isso é imprescindível para que não haja riscos de infecção.

Como trocar fralda de bebê: material necessário

Para trocar a fralda do bebê você precisará de:

  • Uma fralda no tamanho adequado para a fase do bebê;
  • Algodão e água morna ou lencinho umedecido para fazer a limpeza;
  • Pomada para assadura.

É interessante também utilizar um trocador para fazer a troca da fralda sobre ele. Pois, pode ocorrer de o cocô líquido do bebê recém nascido escorrer e acabar sujando o local onde está deitado.

Outro ponto importante, é observar bem a fralda que você utiliza no seu bebê. Pois, a pele sensível do bebê facilita muito o aparecimento de alergias.

Há alguns casos, inclusive, em que a mãe precisa testar diversos modelos e marcas de fraldas no bebê, até encontrar uma que dê realmente certo e não cause nenhum desconforto a ele.

Há ainda os casos em que o modelo da fralda não se ajusta perfeitamente ao corpinho do bebê, fazendo com que ocorram vazamentos. Por isso, se for o caso, prove marcas e modelos diferentes até encontrar a melhor para o seu bebê.

mamae_super_poderosa_como_trocar_fralda_de_bebe_bebe_brincando
A fralda precisa ser do tamanho adequado para não incomodar o bebê

A frequência correta de trocar a fralda de bebê

Na verdade não existe uma frequência predeterminada para a troca de fraldas do bebê, como por exemplo, trocar a cada uma hora. Isso porque o ideal mesmo, é trocar a fralda sempre que ela estiver suja ou muito molhada.

Por que a troca frequente da fralda é necessária?

Deixar o bebê em contato com a fralda suja ou muito molhada por muito tempo, pode acabar causando irritações na pele dele e até mesmo desencadear possíveis infecções.

Se o bebê ainda estiver com o coto do cordão umbilical então, é preciso que a troca seja mais frequente ainda, e a higienização do local mais bem feita ainda.

Qual é a frequência da troca de fralda?

O ideal, portanto, é que você faça a troca sempre que notar que o bebê fez cocô ou quando tiver muito xixi. Trocar a fralda a cada xixi, não é realmente necessário. A não ser que se trate de uma recomendação do pediatra.

Quanto tempo o bebê pode ficar com a fralda suja?

Toda vez que você notar que o bebê se sujou, mesmo quando ele não chorar (sim, tem bebê que não se incomoda em sentir a caquinha na fralda), troque a fralda.

mamae_super_poderosa_como_trocar_fralda_de_bebe_bebe_olhando
Deixar o bebê com a fralda suja pode fazer com que ele desenvolva assaduras no bumbum

Às vezes, algumas mamães e papais costumam fazer a troca da fralda somente quando bebê chora, mas isso não é adequado.

No caso do meu bebê, dependendo da quantidade de xixi, se fosse bem pouquinho, eu até deixava o bebê um pouquinho mais com a mesma fralda. Mas no caso de cocô não, a troca sempre foi de imediato.

Mudar fralda antes ou depois amamentar

Muitos bebês tendem a fazer cocô logo após a amamentação. Por isso, se há somente xixi na fralda, talvez valha a pena deixar para trocar após a amamentação. É claro que, você pode deixar a fralda caso a quantidade de xixi seja pouco.

No entanto, se a fralda já estiver suja com cocô, troque-a antes de amamentar o bebê. Pois, assim ele poderá mamar com mais conforto. Sem contar que você não precisará ficar sentindo o cheirinho enquanto o segura para mamar.

Como colocar a fralda para não vazar

Para que a fralda não vaze é preciso que ela esteja muito bem encaixada ao formato do corpinho do bebê. Isso inclui o modelo e o tamanho de fralda adequados para fase do bebê.

A fralda não pode ficar muito apertada e nem muito larga. Se ela estiver apertada, o bebê ficará incomodado e poderá machucar a sua pele. Se ficar larga, ela não se ajustará adequadamente ao corpo do bebê, tampando todas as frestas necessárias, e o cocô poderá vazar.

Como saber se a fralda está pequena

Se a virilha do bebê estiver com marquinhas quando você for fazer a troca de fralda e o bebê demonstrar que está incomodado, provavelmente a fralda está pequena.

Além disso, na hora em que você estiver trocando, você poderá notar se está difícil de fechá-la ou de ajustá-la perfeitamente ao corpo do bebê.

Por isso, é sempre bom ter em casa um pacote de fraldas de tamanho maior. Assim, você pode colocar uma fralda maior e testar se fica melhor, no caso de achar que a atual está pequena.

Preciso acordar o bebê que dorme a noite toda para trocar a fralda?

Enquanto o bebê estiver dormindo, se ele sujar a fralda é preciso trocar sim. Deixá-lo dormir com a fralda suja pode fazer com que ele fique com assaduras. Além disso, quando você já estiver com bastante prática, você conseguirá trocar a fralda sem acordar o bebê.

Além disso, deixá-lo dormir limpinho, ajudará a garantir um sono muito mais gostoso e tranquilo. Sem contar que ninguém merece limpar sujeira no berço, por isso, troque-o para evitar vazamentos.

mamae_super_poderosa_como_trocar_fralda_de_bebe_bebe_dormindo
Mesmo se o bebê estiver dormindo é preciso trocar a fralda suja de cocô

Troca de fraldas: cuidados com as genitais dos meninos

Tanto a genitália da menina quanto do menino precisa de muito cuidado na hora da limpeza. Em ambos os casos, a limpeza deve ser feita no sentido do pipi ou da piriquitinha para o bumbum. Limpando assim, evita-se o risco de infecção urinária.

Mas no caso dos meninos, é preciso ter um cuidadinho a mais, devido o prepúcio. Essa é aquela pele localizada em torno glande (ou seja, a cabeça do pipi). Os meninos nascem com a fimose fisiológica, que nada mais é do que o prepúcio.

Por isso, na hora de fazer a limpeza da troca de fraldas, ou mesmo na hora do banho, jamais force a pele. Ela se romperá naturalmente com o tempo ou o médico instruirá você sobre como tratá-la.

Se houver a tentativa de forçar o prepúcio, há maior risco do bebê desenvolver a fimose secundária. E esse caso de fimose necessita cirurgia.

Como trocar fralda de bebê [passo a passo]

Na prática, a troca de fraldas é muito simples. Basta ter cuidado e delicadeza. Basta seguir alguns passos:

  1. Lave bem as mãos antes de iniciar a troca da fralda;
  2. Coloque o bebê sobre o trocador e retire a parte debaixo da roupinha dele;
  3. Desprenda a fralda e segurando as perninhas com uma das mãos, erga o bumbum do bebê;
  4. Dobre a fralda de modo que a parte externa e limpa cubra a parte suja;
  5. Apoie o bebê sobre a fralda dobrada e limpe-o com lencinho umedecido ou algodão com água morna;
  6. Depois de bem limpo, retire a fralda suja e erguendo o bumbum do bebê segurando-o pelas perninhas, coloque a fralda limpa embaixo dele;
  7. Passe uma camada generosa de pomada no bumbum dele;
  8. Arrume a fralda, ajustando-a no corpinho dele e feche-a;
  9. Confira se as bordas das coxinhas estão bem arrumadinhas e pronto!
mamae_super_poderosa_como_trocar_fralda_de_bebe_troca
Os passos para a troca de fralda são simples e com o passar do tempo ficam automáticos

Como trocar fralda do bebê: para que serve a pomada de assadura?

A pomada de assadura é um item essencial da troca de fraldas. Afinal, a pele do bebê é muito sensível e delicada, portanto, necessita dessa camada de proteção para garantir que ela fica hidratada e protegida dentro da fralda.

Como o bumbum não fica arejado dentro da fralda e fica o tempo todo em contato com o material da fralda, é comum que o atrito possa causar alguma lesão na pele. Além disso, as limpezas frequentes podem acabar retirando a hidratação natural da pele.

As pomadas de assadura costumam ser ricas em vitaminas que tratam e protegem a pele, como vitamina A, D, B e Zinco.

Assim, a cada passada desse produto na pele, é como se você estivesse reforçando a pele para o atrito da fralda e as “agressões” do contato com o cocô e a limpeza.

Conclusão: Aprendeu como trocar fralda de bebê?

A importância da frequência da troca de fraldas é um dos pontos que mais ficaram em evidência nesse artigo. Afinal, de certa forma, isso vai ajudar a determinar a incidência de assaduras.

O ideal é que o bebê não fique com a fralda suja. Um pouco molhada até é tolerável, mas suja não.

Claro que em uma situação extrema, como por exemplo: você saiu para passear, o bebê sujou a fralda e você já usou fraldas que você tinha levado com você; não há o que fazer e ele precisará ficar sujinho um pouco mais do que o normal.

Nesse caso, não há o que fazer e não haverá maiores problemas em deixá-lo sujo enquanto vocês vão para a casa ou você vai comprar mais fraldas. Mas se isso se tornar um hábito, pode acabar causando problemas para a saúde do bebê.


Descubra outras informações interessantes que podem te ajudar com as dúvidas comuns da maternidade:


Você aprenderá a curtir até o momento de troca de fraldas!

Por isso, esteja sempre atenta quanto a necessidade de realizar a troca de fralda. E quanto ao seu receio, fique tranquila, pois, isso é comum e aos poucos, você verá que saberá como trocar a fralda de bebê com tranquilidade.

Você verá que o bebê começará a curtir a hora da troca de fraldas. Pois, será um momento de interação entre vocês e que ele perceberá os seus cuidados e dedicação com ele. Além disso, quem não gosta de se sentir cuidado e limpinho, não é mesmo?! 🙂

Deixe os seus comentários contando como você faz a troca de fraldas do bebê. Se você tiver alguma dica bacana, compartilhe com as outras mamães super poderosas também!

Capriche nos cuidados e aproveite esse momento de olhar nos olhinhos do seu bebê! Converse com ele e coloque todo amor do universo na hora de limpar o bumbum mais fofo do seu mundo! 😉