Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Dor na ovulação: saiba tudo sobre esse desconforto

Sabia que sentir dores durante o período da ovulação é normal, e que isso ocorre com muitas mulheres?

Mas, afinal, porque a dor na ovulação pode ocorrer? Pois é, minha amiga mamãe super poderosa, você já deve ter ouvido falar ou você mesma já deve ter pensando, que não é fácil ser mulher.

É isso, é aquilo, mas de tudo, acho que a maior das reclamações deve ser a menstruação e suas cólicas. Agora, pense então em quem sente cólicas antes, durante e depois, da menstruação, como é o caso das mulheres que sente dor na ovulação.


Preocupada por estar sentindo dor no pé da barriga? Saiba que isso é normal e que muitas mulheres sentem isso!


Barra pesada, hein? Por isso, trouxe um conteúdo bem útil, para explicar o que é a ovulação e porque ela pode ocasionar dores. Além disso, se há como aliviar esses sintomas, vamos descobrir também!

Afinal, uma das coisas mais bacanas de ser mulher, é esse lance de super entendermos umas as outras e sempre estarmos a postos para dar uma força e ajudar, no que for preciso. Ainda mais quando o assunto é relativo ao complexo e magnífico mundo feminino!

Por isso, acompanhe o conteúdo e fique por dentro sobre a dor na ovulação: o que pode ser e tudo mais! 😉

O que é a dor da ovulação?

Antes de tudo, é preciso entender o que é a ovulação: ovulação é o nome dado ao processo que ocorre uma vez em cada ciclo menstrual, no qual as alterações hormonais estimulam o ovário a liberar um óvulo.

Esse óvulo fica disponível para que, caso haja relação sexual, o espermatozoide possa fecundá-lo, dando início a gravidez.

Quanto a dor, é comum que algumas mulheres a sintam, pois, as alterações hormonais, bem como a liberação do óvulo, podem causar reações que ocasionam a dor. A dor pode surgir como cólicas ou como pontadas no baixo ventre.

mamae_super_poderosa_dor_na_ovulação_dor
Algumas mulheres costumam sentir cólicas durante a ovulação

Como é a dor da ovulação?

A dor de ovulação pode ser sentida como cólicas ou até mesmo pontadas. Ela é característica pelo local onde ocorre, pois, tanto o útero quanto os ovários se localizam cerca de quatro dedos abaixo do umbigo.

Assim, é normal que a dor surja nessa região, mas é comum que seja apenas em um dos lados da região abdominal, também.

Isso varia, porque depende se a ovulação está ocorrendo no ovário esquerdo, no direito ou de ambos. Porém, em ambos, costuma ser raro.

Dor na ovulação é normal

É normal sim. A dor na ovulação está relacionada a diversos fatores, como as alterações hormonais, a expansão do ovário, a liberação do óvulo e até mesmo ao contato do líquido liberado pelo óvulo rompido com a cavidade peritoneal.

Essas transformações que ocorrem a cada ciclo menstrual podem causar dores no baixo ventre e, que podem ainda, ser acompanhadas de outros sintomas, como: sensação de peso, secreção clara e, eventualmente, sanguínea, dores de cabeça, etc.

Porém, se as dores forem muito intensas, daquelas que comprometem os seus afazeres comuns do dia a dia, é preciso procurar um médico. Pode ser que você esteja com endometriose e precise tratar.

A endometriose costuma ser um problema que atinge muitas mulheres e possui tratamento. Mas, ela pode comprometer as tentativas de quem está tentando engravidar, por isso, é bom ficar de olho.

mamae_super_poderosa_dor_na_ovulação_mulher_deitada
Se as dores durante a ovulação forem muito intensas, é preciso ficar atenta

O que causa a dor de ovulação

Como citado acima, são todas as transformações que ocorrem no organismo da mulher, durante o seu período fértil, que ocasionam a dor na ovulação.

A expansão do ovário, por si só, já costuma ser motivo de incômodo para muitas mulheres. Esse processo ocorre para que o óvulo possa ser liberado.

Além disso, ao liberar o óvulo na cavidade abdominal, o ovário pode liberar um pouco de sangue ou líquido, também.

Essas substâncias causam irritação no peritônio, que é a membrana serosa que recobre as paredes do abdômen e a superfície dos demais órgãos digestivos.

mamae_super_poderosa_dor_na_ovulação_calendário
A ovulação ocorre no período fértil da mulher, ou seja, quando ela está apta para engravidar

Dor de ovulação: sintomas

Os sintomas da ovulação podem incluir sensação de peso no baixo ventre, secreção mucosa na vagina e as dores. As dores costumam ser cólicas ou pontadas na parte baixa da barriga, do lado esquerdo ou direito.

Além disso, pode ainda apresentar a dor de uma pancadinha leve e também fisgadas, câimbras e repuxadas mais fortes.

Tudo isso é característico do período fértil. Nesse período ocorre o aumento hormonal e também pela atividade das trompas, cujas se movimentam para ajudar a liberação do óvulo. A mulher, que esta mais sensível devido aos hormônios, pode sentir esses movimentos.

Esse processo todo ocorre para que a fecundação seja possível, caso haja relação sexual.

mamae_super_poderosa_dor_na_ovulação_fecundação
A ovulação ocorre para proporcionar que haja óvulos disponíveis para a fecundação

No entanto, em algumas mulheres os sintomas da ovulação podem parecer mais intensos. Em mulheres que tomaram medicamentos para induzir a ovulação, como as que estão tentando engravidar por fertilização, as dores podem ser mais intensas ainda.

Há alguns casos em que, mulheres que fizeram uso do medicamento Clomid, sentiram os ovários muito mais inchados e, consequentemente, as dores de ovulação foram muito mais incômodas.

Nesses caso, foi preciso realizar exames para avaliar o caso e descartar a possibilidade de uma hiper estimulação ovariana.

Dor de ovulação é a mesma coisa que cólica

Se tratando de dor na ovulação e cólicas menstruais, não se pode negar que os sintomas são sim bem parecidos. Porém, elas ocorrem em fases diferentes do ciclo menstrual e, por isso, não se tratam da mesma dor.

Enquanto as cólicas menstruais ocorrem principalmente durante a menstruação, a dor da ovulação ocorre 2 semanas antes da menstruação começar.

No entanto, ambas as dores podem ser aliviadas com analgésicos simples, além de banhos mornos e compressas quentes no baixo ventre.

Como identificar a dor de ovulação

A maneira mais simples e eficaz de identificar se a dor que você está sentindo, realmente está sendo causada pela ovulação, é consultar a data da sua última menstruação. A dor de ovulação ocorre cerca de dias antes da menstruação.

Além disso, você pode observar bem, como é a dor. Normalmente a dor na ovulação é caracterizada por dores no baixo ventre ou de um dos lados do ventre, apenas.

Outro ponto, é que geralmente a dor é moderada, sentida quase que como um incomodo, apenas. Por isso, se a dor for intensa ou acompanhada de outros sintomas é preciso procurar um médico.

Um exame de ultrassonografia pode verificar se houve saída de líquido na ruptura do óvulo e, por isso, está ocorrendo dor; ou ainda, pode identificar se há algum outro problema que precisa ser tratado.

Entenda mais sobre o cálculo do período fértil

Para ciclos menstruais de 28 dias, acreditasse que o dia de maior fertilidade seja o 14º dia antes da próxima menstruação, e o período fértil se dá três dias antes e três dias depois desse dia.

Porém, isso é uma estimativa baseada na medicina, sendo que, a gravidez pode ocorrer em qualquer dia, mesmo fora desse período. Além do que, o organismo de uma mulher varia muito em relação a outro.

Já para mulheres que têm ciclos irregulares de menstruação, os sintomas da ovulação são essenciais para identificar o início do período fértil, pois, as contas, não dariam certo.

A dor da ovulação dura quantos dias?

É comum que os sintomas da ovulação, assim como a dor, durem em torno de uma semana, variando de intensidade durante esse período. Porém, a sensação de dor não deve ultrapassar oito dias.

Se isso ocorrer e/ou se as dores forem muito intensas é preciso procurar um médico.

Como aliviar a dor na ovulação?

Para aliviar a dor na ovulação, são recomendadas algumas medidas como:

  • Tome analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor, mas de preferência, com prescrição médica;
  • Banhos mornos ajudam a aliviar a dor, principalmente se deixar a água morna escorrer bastante no ventre;
  • Compressas com bolsas de água quente sob o abdômen, também são eficazes;
  • Beber bastante líquido;
  • Evitar segurar o xixi, pois, isso pode aumentar a sensação de desconforto no abdômen;
  • Evitar usar roupas que apertem o abdômen;
  • Descanso e repouso, podem ser necessários.

Ovulação dolorosa: quando ir ao médico

Embora a dor na ovulação seja normal, como já dito anteriormente, ela não pode ser intensa a ponto de impactar nas suas atividades do cotidiano.

Nesses casos, bem como se a dor vier acompanhada de sintomas como: febre, dor ao urinar, vermelhidão ou queimação na pele perto do local da dor, vômitos ou dor prolongada; é preciso procurar um médico o quanto antes.

O médico pode utilizar vários meios para diagnosticar a dor e determinar se trata-se de uma dor normal de ovulação.

Alguns exemplos são: avaliar o seu histórico médico, realizar exames físicos, de sangue, avaliar amostras de muco vaginal ou realizando um exame de ultrassom.

mamae_super_poderosa_dor_na_ovulação_ultrassom
É preciso procurar um médico e realizar um ultrassom para identificar o porque de dores muito intensas durante a ovulação

Casos graves de dor na ovulação

Alguns casos mais sérios podem ocasionar dores intensas e prolongadas durante a ovulação, como:

  • Endometriose: trata-se de uma doença inflamatória que afeta os ovários e as trompas uterinas, prejudicando a ovulação;
  • Doenças sexualmente transmissíveis: como a clamídia, cuja pode causar inflamação e cicatrizes nas trompas uterinas;
  • Cistos no ovário: os cistos são bolsas cheias de líquido que se formam dentro ou ao redor do ovário;
  • Apendicite: inflamação do apêndice que pode causar dores parecidas com dores da ovulação;
  • Gravidez ectópica: quando a gravidez ocorre fora do útero.

Por isso, nunca deixe de consultar o seu médico.

Tratamentos para dor na ovulação

Geralmente, a dor na ovulação é breve e, por isso, tratar os sintomas pontualmente, costuma ser suficiente. Medicamentos como analgésicos ou anti-inflamatórios são indicados. Além disso, você pode seguir as dicas listadas no tópico sobre como aliviar a dor.

No entanto, dependendo do seu quadro, seu médico pode indicar o uso de anticoncepcional. Isso, se forem dores muito incomodas e que ocorrem todos os meses. Por isso, é preciso conversar com seu médico para que seu caso seja avaliado direitinho.

Conclusão: esclarecemos suas dúvidas sobre a dor na ovulação?

Se você sofre com dor na ovulação, espero que esse conteúdo possa ter sido útil para esclarecer porque essa dor ocorre. Além de vários outros detalhes importantes que eu trouxe aqui!

Afinal, ninguém merece sofrer com dores. Por isso, é sempre importante se informar sobre quaisquer sintomas que você possa sentir. Assim, você consegue entender o que está ocorrendo e procurar ajuda médica sempre que necessário.

Isso porque, apesar de muitas dores serem comuns, em consequência de reações normais do nosso organismo, dores muito fortes, ao ponto de impactar em nosso dia a dia, precisam ser investigadas logo que surgem.


Veja mais assuntos que podem ser interessantes para você:


Dessa forma, a minha recomendação é que você esteja sempre atenta a sua saúde e cuide-se bem! Caso haja alguma dúvida que não foi esclarecida com o conteúdo, escreva nos comentários para que eu possa te ajudar!

Além disso, não esqueça de deixar os seus comentários sobre o tema, sobre o que achou do conteúdo, e sobre você!

Compartilhe conosco se você sente dor na ovulação, como você trata esse sintoma e tudo o que você quiser compartilhar com as outras mamães super poderosas! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *