Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Dor no Pé da Barriga na Gravidez, o que Pode Ser?

Você sente ou já sentiu alguma dor no pé da barriga na gravidez?

Você já ouviu falar sobre mães que sentem dor no pé da barriga durante a gravidez?

A dor no pé da barriga na gravidez é um sintoma comum, embora seja um tanto quanto preocupante. Eu não tive esse sintoma e não sabia sobre ele, até conhecer algumas mamães que vinham me perguntar porque o pé da barriga doía.


Ansiosa para descobrir se o seu bebê é menino ou menina? Divirta-se com nossas dicas incríveis de brincadeiras!


Tratando-se então de mães de primeira viagem, eu imagino o quanto essa dor, além de incômoda, deve ser preocupante. Afinal, como algumas mamães me diziam: dá impressão de que há algo de errado dentro da barriga. Mas será mesmo?

Por isso, resolvi entender mais sobre essa tal dor no pé da barriga na gravidez para escrever um artigo sobre ela para o blog. Será que é normal sentir essa dor? Ela indica algum outro problema na gravidez? É preciso se preocupar?

Enfim, acompanhe esse conteúdo, tire as suas dúvidas e fique por dentro do que pode estar ocorrendo com o seu barrigão.

O que Pode ser Dor no Pé da Barriga na Gravidez?

A dor no pé da barriga na gravidez ou na região inferior da barriga, ocorre devido à compressão das estruturas internas do abdômen. Isso ocorre porque o útero aumenta e acaba “apertando” o abdômen por dentro.

Além disso, na gravidez ocorre o chamado estiramento dos ligamentos pélvicos. Sem contar o aumento de peso da região do abdômen, ocasionada principalmente pelo aumento do útero, o que acaba sobrecarregando a região pélvica.

O incômodo da dor no pé da barriga na gravidez costuma ser tolerável, mas há casos em que a mamãe sente a dor tão forte que acaba atrapalhando a sua rotina.

dor no pé da barriga na gravidez
Dor no pé da barriga é muito comum e pode atrapalhar o dia a dia de muitas mamães

É Normal Sentir Dor no Pé da Barriga na Gravidez?

Durante a gravidez é comum sim sentir dor no pé da barriga, principalmente a partir do sexto mês de gravidez, que é quando a barriga está mais pesada.

Eu sentia dor no pé da barriga na gravidez, mas nada muito forte. Logo que comecei a sentir o incômodo eu comuniquei a minha médica, que informou que era normal e estava tudo bem.

Mas, conheço mamães que sentiram dores fortes para valer. Mesmo assim, os médicos indicam repousos apenas, pois, se trata mesmo de algo normal da gravidez.

O que Causam essas Dores no Pé da Barriga na Gravidez?

Sentir dor no pé da barriga na gravidez no início da gestação costuma ser por causa tanto das mudanças hormonais comuns da gravidez, quanto pelo aumento do útero. Pois, conforme o útero aumenta, surgem as cólicas e o desconforto na região pélvica.

dor no pe da barriga na gravidez lado direito
Sentir dor no pé da barriga pode ser muito comum e está relacionado com o peso do útero

Além disso, os músculos localizados no pé da barriga relaxam para que o bebê se acomode, e nasça de parto normal. Dessa forma, toda essa transformação no corpo da mãe, acaba causando algumas dores mesmo.

A dor no pé da barriga na gravidez pode ocorrer na região pélvica e dos lados da barriga também. Outro ponto é que, conforme o bebê se mexe, acaba pressionando os locais dentro do abdômen que já estão doloridos devido as mudanças do corpo.

Dor no Pé da Barriga na Gravidez, no Segundo ou Terceiro Trimestre de Gravidez

Já as dores no pé da barriga a partir do segundo trimestre da gravidez, são causadas pelo tamanho aumentado do útero e, consequentemente, a compressão interna do abdômen e o peso dele sobre a pelve.

Sem contar que a barriga fica super pesada conforme o bebê vai crescendo. Por isso, há também o fato de que, há um grande peso sobre a pelve que, além de não existir antes, surgiu muito depressa.

Assim, o corpo demora um pouco para se adaptar a nova carga. Uma alternativa muito bacana para dar uma aliviada na dor no pé da barriga e ajudar a diminuir a sensação de peso, é usar uma cinta ou faixa que seguram a barriga.

Há diversos modelos e marcas disponíveis no mercado. Na internet mesmo você consegue encontrar algumas opções. Eu não cheguei a usar a faixa para segurar a barriga, mas conheço diversas mamães que usaram e, realmente sentiram uma boa melhora da dor no pé da barriga na gravidez.

dor barriga gravidez é normal
Dor no pé da barriga na gravidez

Quando a Dor no Pé da Barriga Aparece no Primeiro Trimestre de Gravidez

As dores no pé da barriga na gravidez no primeiro trimestre da gravidez, causadas pelo início das transformações no corpo e pelas revoluções hormonais, são comuns. Conforme eu citei anteriormente, essa dor faz parte da gravidez.

No entanto, ela não costuma ser uma dor tão intensa e, não pode vir acompanhada de outros sintomas. Por isso, se você sentir dores intensas no pé da barriga no primeiro trimestre, acompanhada ou não de sangramento, comunique o seu médico rapidamente.

Há alguns casos, embora não tão comuns, que se chamam gravidez ectópica. Ela ocorre quando o embrião acaba se fixando em um local inapropriado e, se torna uma gravidez de alto risco.

dor barriga gravidez
Existem algumas cintas e faixas que ajudam a segurar o peso da barriga, aliviando a dor no pé da mesma

Dor no Pé da Barriga do Lado Esquerdo

Embora a dor no pé da barriga na gravidez seja normal, é preciso observar a localização exata da dor, para não se confundir na hora de dizer ao médico e, correr o risco de incentivar um diagnóstico errado.

Dores do lado esquerdo do abdômen, por exemplo, podem indicar indicam algum problema no intestino.

A gastroenterite (inflamação ocasionada por vírus e bactérias) e a diverticulite (inflamação caracterizada por saliências inflamadas na parede do intestino) são exemplos de problemas do intestino que não estão diretamente relacionados com a gravidez.

Há ainda possíveis cólicas que podem ocorrer por disfunções nos ovários, por exemplo. Esse tipo de dor costuma se forte, podendo ir para as costas e coxas, além de apresentar alguns sintomas, como náuseas, dor de cabeça, etc.

Dor no Pé da Barriga do Lado Esquerdo
Dor no Pé da Barriga do Lado Esquerdo da Grávida

Dor no Pé da Barriga Dor na Gravidez do Lado Direito

Já as dores sentidas do lado direito do abdômen, podem estar relacionadas ao fígado e a vesícula. Pedra na vesícula, inflamações do fígado (como hepatite), apendicite, enfim, são exemplos de problemas que causam essa dor.

Problemas nos ovários, como o surgimento de cisto, por exemplo, também são comuns causadores de dor. Eu passei por essa recentemente, inclusive!

Enfim, é sempre muito importante prestar bastante atenção na dor, como por exemplo, o local exato onde ela é sentida, a intensidade e a frequência da mesma. Tudo isso é muito importante para direcionar o médico a um diagnóstico.

Dor no Pé da Barriga do Lado Direito
Dor no Pé da Barriga do Lado Direito

Como Aliviar a Dor no Pé da Barriga na Gravidez

Seguindo algumas dicas legais, será possível diminuir consideravelmente a dor no pé da barriga, ou mesmo fazê-la desaparecer:

  • Durante a gravidez, conforme o peso da barriga aumenta, tendemos a ficar com uma postura ruim, forçando ainda mais o peso do corpo sobre a barriga. Fique atenta sobre como está a sua postura, mantendo os ombros retos;
  • Evite usar sapatos com salto alto durante a gestação;
  • Procure não fazer muito esforço físico. Você pode (e deve!) manter uma rotina de atividades físicas para ter uma gravidez saudável, mas nada de muito esforço!
  • Evite erguer e empurrar coisas pesadas. Isso inclui outros filhos que você já tenha (pegue-o no colo enquanto estiver sentada) e, até mesmo, o carrinho do supermercado;
  • Ao se abaixar para pegar objetos no chão, apoie-se em algum móvel. Além disso, dobre os joelhos;
  • Ao se vestir e calçar os sapatos, faça-o sentada;

    dor barrida gravidam como aliviar
    Ficando deitada, a mãe consegue diminuir o peso do útero no pé da barriga e, assim, aliviar a dor
  • Procure descansar tanto quanto possível, principalmente deitada;
  • Não se deite de barriga para cima. Porém, caso seja realmente necessário, coloque um travesseiro embaixo da cintura e deite em cima dele. Além disso, mantenha as pernas dobradas;
  • Mantenha uma rotina de exercícios. Eles ajudam a fortalecer os músculos e aliviam a dor pélvica. As atividades mais indicadas para gestantes são hidroginástica, pilates e alongamentos, pois, são de baixo impacto;
  • Informe-se sobre o uso de cinta ou faixa para segurar a barriga. Elas ajudam a segurar o peso da barriga e, também, a manter uma postura mais adequada;
  • Opte por usar calcinhas com cintura alta. Elas ajudam a sustentar o peso da barriga;
  • Se houver indicação médica, faça fisioterapia para aliviar e prevenir dores;
  • Utilize bolsa com água quente na região baixa da barriga.

Essas Dores no Pé da Barriga na Gravidez Devem ser Informadas ao Médico?

Como dito anteriormente, depende de como você sente essa dor. Para você saber mais sobre a dor para identificá-la facilmente, os lugares que podem doer junto com o pé da barriga devido ao estiramento muscular e o peso no pé da barriga, são:

  • Atrás das coxas;
  • Nas nádegas;
  • Na lombar;

Além do que, sentar e levantar pode ser bem doloroso e mudar de posição enquanto está deitada, também.

Outros pontos para identificar a dor normal no pé da barriga, é que ela pode ser sentida somente de um lado da barriga, ou mudar de um lado para outro. Normalmente a dor é mais forte à noite, devido aos esforços feitos durante o dia. Por isso é importante ficar atenta à dor no pé da barriga na gravidez.

Enfim, se a sua dor tiver essas características, siga as dicas listadas aqui no artigo e a dor pode diminuir ou até mesmo desaparecer.

Mas não deixe de conversar com seu médico para que ele possa avaliar se será necessário algum tratamento, caso a dor não passe. E lembre-se: Nunca se auto medique.

Dor no pé da barriga na gravidez
Dor no pé da barriga na gravidez

E se a dor no pé da barriga na gravidez vier acompanhada de corrimento? 

Não apenas no caso do corrimento, mas no caso da dor no pé da barriga vir acompanhada de qualquer outro sintoma, procure o seu médico o quanto antes.

O corrimento pode ocorrer porque a vagina tem bactérias que produzem secreção como uma forma de proteção natural contra infecções. Mas esse é o corrimento normal. Se no seu caso tiver cor e odor, ou até mesmo conter sangue, não hesite em ir ao médico.

Conclusão: Ficou alguma dúvida sobra a dor no pé da barriga na gravidez?

Embora sentir dor no pé da barriga durante a gravidez possa causar preocupação nas mamães, fique calma. É preciso ter em mente que, algumas dores são comuns durante a gravidez.

Por isso, apesar do medo comum da maioria das mulheres de que essa dor pode ser um possível sinal de aborto, na grande maioria das vezes, não é nada. Portanto, fique tranquila!

Não há dúvidas de que, todo o incômodo que a gravidez ocasiona, como enjoo, azia e dores, atrapalham muito essa fase tão única e especial de nossas vidas. Por isso, acho muito bacana quando nos unimos para tentar ajudar umas as outras, a aliviar esses incômodos.

Espero poder ter esclarecido bastante coisas sobre esse tema aqui e, caso haja alguma dúvida ainda, por favor, escreva nos comentários.


Entenda mais sobre algumas dúvidas comuns entre as mamães e fique por dentro:


Cuide-se bem!

O mais importante é você se cuidar bem, seguindo todas as orientações médicas e, também, o seu coração. Assim, você poderá ter uma gravidez tranquila e desfrutar ao máximo o momento tão especial de ter o seu bebezinho dentro da sua barriga.

cuidados dor no pé da barriga na gravidez
É muito importante se cuidar bem para evitar dores e mal-estar durante a gravidez

Converse sempre com o seu médico e informe sobre possíveis sintomas estranhos e dores. Informe sobre a dor no pé da barriga na gravidez. É muito importante que haja esse acompanhamento constante do seu obstetra, para que a gravidez seja sem sustos.

Além disso, converse sempre com outras mães e pesquise bastante sobre os temas que lhe causam dúvidas. Muitas vezes, em uma conversa ou outra, conseguimos reunir várias experiências que acabam servindo muito para o nosso momento.

Não se esqueça também de deixar os seus comentários aqui! Diga se já sentiu ou sente a dor no pé da barriga na gravidez. Essa discussão e troca de informações sobre os temas que permeiam as dúvidas das mamães super poderosas, é uma das missões do nosso blog! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *