Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Grávida pode comer canela: desvendamos mais uma dúvida das mamães

Entre todas as dúvidas que surgem durante a gravidez, você já se perguntou se é verdade que não pode comer canela durante a gestação?

Vamos esclarecer se grávida pode comer canela ou não. Mas independente disso, saiba que é muito importante sim que você se informe adequadamente sobre os alimentos que podem ou não ser consumidos durante a gravidez.

Isso porque, há sim certas restrições. Às vezes, alimentos aparentemente inofensivos, podem acabar trazendo alguns riscos para o desenvolvimento do bebê.


Com dúvidas sobre a amamentação? Saiba mais sobre ela e entenda que pode ser mais simples do que você imagina!


Eu tinha essa dúvida a respeito do consumo da canela e, por isso, fui me informar. Da mesma forma, algumas amigas me perguntam também, não somente sobre a canela mas sobre diversos alimentos.

mamae_super_poderosa_grávida_pode_comer_canela_canela
É muito comum que as mulheres tenham receio de consumir canela na gravidez

Mas como ela costuma ser a mais rodeada de mitos, trouxe esse conteúdo para esclarecer bem sobre o que ocorre em nosso corpo com a ingestão de canela durante a gravidez.

Acompanhe o artigo, tire todas as suas dúvidas e fique mais tranquila quanto a sua alimentação!

Afinal, grávida pode comer canela (em pau ou em pó)?

Grávida pode comer canela sim, desde que em pouquíssima quantidade. No entanto, como há estudos que comprovam que ela causa reações em nosso organismo que podem afetar diretamente a gravidez, se puder evitar o consumo, é melhor.

Um exemplo, é que algumas mulheres costumam tomar o chá de canela para acelerar a chegada da menstruação. Isso ocorre porque a canela aumenta a circulação sanguínea. Por isso, o chá pode acabar prejudicando a gravidez.

Tem diferença se a canela for em pau ou em pó?

Não. independente da forma como a canela é consumida, se for em excesso, o risco que o alimento representa é o mesmo. No entanto, o que deve ser totalmente evitado mesmo é o chá. Ele é que represente maior risco para a gestação.

Já a canela em pau ou em pó, desde que consumida com moderação, não representa problemas.

Já vi algumas dúvidas de mamães até mesmo sobre a bala de canela. Será que chupar uma balinha de canela pode prejudicar o bebê? Calma! Também não é assim!

Tudo o que você puder evitar, melhor será, mas como já foi dito, a canela em pouca quantidade não representa problemas.

Canela faz mal na gravidez?

Como tudo na vida: o que for em excesso pode sim trazer prejuízos. Da mesma forma, se o consumo da canela na gravidez, for em excesso (e eu acredito que fora da gravidez também!), faz mal sim.

Por isso, é muito importante que você sempre informe o consumo ao seu médico, além de, sempre pedir a orientação dele a respeito de sua alimentação. Grávida pode comer canela, mas evite sempre que puder.

– Benefícios da Canela Para as Gestantes

A canela é um alimento excelente para a saúde. Ela é indicada para diversas finalidades, desde problemas de saúde até mesmo para ajudar a emagrecer, devido a sua propriedade termogênica.

Além disso, as substâncias contidas na canela ajudam a evitar picos de glicose, por isso, ela ajuda a evitar o diabetes do tipo 2.

No entanto, na gravidez, a canela pode apresentar mais riscos do que benefícios e, por isso, apesar de você saber que grávida pode comer canela, ela deve ser evitada tanto quanto possível.

Deixe para usufruir dos benefícios desse alimento após a gravidez. Afinal, são apenas 9 meses.

– Riscos do consumo da canela na gravidez

Como muitas mulheres consomem a canela para acelerar a menstruação, fica fácil perceber que o seu consumo está diretamente ligado ao risco de aborto. Por isso, grávida pode comer canela, mas deve evitar.

Inclusive, há casos de mulheres que tomam o chá para acelerar a menstruação que está atrasada em até um mês, sem saberem que estão grávidas e, assim, pode acabar causando o aborto e podem perder muito sangue nesse processo.

Isso ocorre porque o a canela age aumentando a pressão arterial, o que acaba aumentando a circulação sanguínea. Além disso, ela ainda promove as contrações musculares, o que atinge diretamente o útero, propiciando o aborto.

 

mamae_super_poderosa_grávida_pode_comer_canela_grávida_passando_mal
A canela pode sim ocasionar complicações na gravidez, podendo até levar ao aborto

Conforme um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, algumas mulheres que consumiram canela em grande quantidade durante a gestação tiveram filhos agressivos, hiperativos, com déficit de atenção entre outros problemas neurológicos.

Além disso, um dos pesquisadores que conduziu a pesquisa, afirma que o chá de canela afeta de forma direta o QI do bebê.

Outro ponto, é que o consumo do alimento ainda faz com que a mãe transmita para o bebê alguns hormônios que são responsáveis pelo estresse e pela tensão, afetando de forma direta o desenvolvimento cerebral da criança.

Canela é abortiva: mito ou verdade?

Verdade! Como dito anteriormente, a canela trata-se de um alimento com propriedades que agem diretamente no aumento da circulação sanguínea e nas contrações uterinas.

Esses fatores são próprios de um organismo que entra em um processo de aborto.

E o chá de canela é abortivo?

Sim. Inclusive, é a forma de consuma de canela que mais propicia o aborto. No entanto, se por acaso você consumiu o chá de canela sem saber dos riscos que ele causa na gravidez, antes de mais nada, fique calma!

Principalmente se você não estiver sentindo nada de diferente. Mas, de qualquer forma, procure o seu médico e informe sobre a ingestão da bebida. Caso haja algum sintoma diferente, como contrações, procure-o imediatamente!

Não esconda do seu médico, caso tenha tomado, pois, se houver algum sintoma anormal na sua gestação, ele precisará saber os alimentos que você tem consumido, para poder diagnosticar a situação.

mamae_super_poderosa_grávida_pode_comer_canela_chá
O chá de canela deve ser evitado, pois, pode ocasionar o aborto

Canela na canjica é proibido na gravidez?

Como citei antes, desde que seja consumida com moderação, ou seja, em pequenas quantidades, a canela em pó ou em pau não apresenta riscos durante a gestação e não causará danos para o desenvolvimento do bebê.

Assim, comer uma deliciosa canjica com uma pitada de canela, não trará problema algum. Lembre-se, porém, de evitar comer em grandes quantidades quando se está grávida, tanto devido a canela quanto ao açúcar contido no doce.

mamae_super_poderosa_grávida_pode_comer_canela_canjica
Uma pitadinha de canela em pó em um ou outro alimento, como na canjica, não fazem mal na gestação

Então, se tiver desejo de comer canjica, arroz doce, enfim, algum prato que peça uma pitada de canela, não se preocupe! Grávida pode comer canela nesses casos.

Outros chás que devem ser evitados na gravidez

Além do chá de canela, há ainda outros chás que podem apresentar riscos para a gravidez e, por isso, devem ser evitados. São eles:

  • Chá branco;
  • Chá verde;
  • Chá mate;
  • Chá preto;
  • Chá de sene;
  • Chá de rosa;
  • Buchinha;
  • Confrei;
  • Erva do bicho; e alguns outros.

Todos esses chás possuem alguma propriedade que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê ou a gestação.

Por isso, por mais que os chás pareçam inofensivos, e sempre tenham sido indicados como excelentes remédios naturais, procure sempre se informar a respeito, antes de consumir qualquer tipo de chá na gravidez.

Por outro lado, para as mamães que não abrem mão de um bom chá, a sugestão é dar preferência para aqueles com efeito calmante, como:

  • Chá de camomila;
  • Erva-doce;
  • Frutas vermelhas;
  • Erva-cidreira;
  • Hortelã; entre outros.

O consumo de café na gravidez

Ah, uma dica importante: além desses chás, o café não é proibido mas deve ser consumido com moderação.

Pois, o excesso de cafeína pode aumentar em dobro o risco de um aborto espontâneo, de parto prematuro, de atraso no crescimento intrauterino do feto, e até mesmo de bebês com baixo peso.

Médicos que defendem que não deve haver consumo de cafeína durante a gravidez, explicam que o nosso organismo leva de quatro a seis horas para eliminar os efeitos da cafeína no seu corpo.

Mas em gestantes, esse processo demora até 18 horas o que aumenta a retenção da substância no organismo e, também, a ação na formação do feto.

mamae_super_poderosa_grávida_pode_comer_canela_café
Entre os alimentos que devem ser evitados na gravidez, está o café em excesso

Dica bônus: benefícios da canela para mulheres que não estejam grávidas

Além de ser uma delícia (eu, particularmente amo canela!) e deixar alguns pratos ou mesmo o seu chá, muito mais gostoso, a canela trás diversos benefícios para a saúde!

Já citei alguns benefícios como a regulação do açúcar no sangue, a ação termogênica que ajuda a emagrecer mesmo quando você está em repouso, etc.; mas há ainda muitos outros benefícios, como:

  • Ajuda a potencializar a digestão;
  • Possui efeito antibiótico;
  • Auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce;
  • Regula os níveis de colesterol;
  • Reduz os sintomas de resfriados e gripes;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Atua como antisséptico bucal;
  • Melhora a respiração;
  • Alivia dores de cabeça e até mesmo enxaquecas;
  • Alivia as dores molares;
  • Ajuda a aliviar cólicas leves;
  • Atua no alívio das flatulências;
  • Ajuda a emagrecer atuando também como inibidor de apetite.

Sem contar, que um chá bem quentinho, antes de dormir, em um dia frio, acompanhando um programa de TV bacana ou mesmo uma boa leitura, é uma delícia, não é mesmo?! Eu AMO chá!

Por isso, embora tenha evitado alguns durante a gravidez, eu sempre tomo uma xícara de chá! 😉

Curiosidades sobre a canela

A canela é proveniente da parte interna da casca do tronco de uma árvore chamada caneleira (Cinnamomum zeylanicum). A árvore costuma atingir de 10 a 15 metros de altura, e é nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia.

A árvore possui folhas ovaladas e flores esverdeadas que surgem em pequenos maços. Além de frutos de cor roxa que contém uma única semente.

Mas, a canela também pode ser proveniente de uma planta denominada Casia. Alguns estudos realizados na Europa mostraram que a canela que provém dessa planta contém um composto tóxico conhecido como cumarina.

Em altas concentrações esse composto pode acarretar danos ao fígado e rins. Inclusive, a maioria das marcas de canela em pó vendida em supermercados são provenientes da Casia e, portanto, deve ser consumida com cautela.

Conclusão: ficou alguma dúvida se grávida pode comer canela?

Eu sempre tive a dúvida, se grávida pode comer canela. Mas, a minha médica indicou logo de cara, que eu evitasse chá de canela. Como eu já tinha ouvido falar alguma coisa sobre os riscos que ela pode representar, logo eu entendi o porque dessa orientação.

Algumas pessoas (tias, colegas, enfim…) dissessem que não tinha nada a ver e, que grávida podia comer canela sem medo. Até porque elas mesmas tinham consumido bastante canela em suas gestações, e nada tinha ocorrido.

Mas, ainda assim, eu decidi seguir a orientação da minha médica e não arriscar.

Por isso, vale muito usar a sua intuição maternal, também. Às vezes, há algumas coisas que, talvez, nem temos certeza se fazem mal ou não, mas não sentimos que devemos consumir.


Conheça alguns outros assuntos que podem ser do seu interesse:


Minha médica também recomendou que eu evitasse comida japonesa, que eu AMO, devido ao peixe cru. Enquanto isso, uma amiga também grávida na época, comia sempre, pois, dizia que a médica dela não tinha dito nada.

Eu evitei. Afinal, não é para sempre. Além do que, todo esforço vale muito a pena para ver nosso bebezinho saudável e ter uma gestação tranquila.

Esforce-se para ter uma gravidez tranquila!

Como a responsabilidade maior é da mãe, não tem jeito. Eu penso que vale a pena sim, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para zelar por um bebê saudável e uma gravidez sem sustos.

Então, mesmo sabendo que grávida pode comer canela, se você puder, evite.

mamae_super_poderosa_grávida_pode_comer_canela_bebe_mamando
É importante fazer tudo o que estiver ao seu alcance, para que o seu bebê nasça saudável

Por isso, procure sempre esclarecer as suas dúvidas e cuide-se! Espero que tenha ficado clara a questão da canela com esse conteúdo. Mas, caso haja alguma dúvida que você não conseguiu esclarecer aqui, escreva nos comentários!

Além disso, deixe seus comentários sobre o artigo também! Você consome ou consumiu canela, na gravidez? Você tem restrição quanto a outros alimentos? Conte a sua experiência para mim e as outras mamães super poderosas! Beijos! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *