Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Gravidez Saudável – tudo que uma gestante precisa saber

Sabia que manter uma gravidez saudável é importante não apenas para a gestação em si, mas para o desenvolvimento da criança depois, também?

Uma gravidez saudável envolve vários aspectos e não somente comer bem, como a maioria das pessoas pensa.

Por isso, é importante entender mais sobre como se cuidar direitinho. Assim, você não terá nenhuma surpresa durante a sua gestação e nem demorará muito para se recuperar depois.


Entenda mais sobre o parto normal e tudo que você precisa saber para escolher o melhor parto para você e o seu bebê


Além disso, uma gestação saudável ainda ajuda a garantir que a criança se desenvolva com mais saúde na infância. Isso demonstra o quanto os cuidados com a saúde na gravidez, devem ser levados a sério.

Confesso que eu também não sabia exatamente tudo que eu podia (e devia) fazer, para garantir que eu e meu bebê estivéssemos mais saudáveis.

Por isso, é super importante sempre pesquisar a respeito e se informar, pois, essas são melhores maneiras para entender melhor o que desconhecemos.

Pensando em tudo isso, eu trouxe esse conteúdo recheado de informações bacanas para você! Acompanhe as dicas que eu trouxe aqui! Vou te ajudar para que você desfrute a sua gravidez com muita saúde e disposição! 🙂

O que é ter uma gravidez saudável

Uma gravidez saudável é aquela em que a mulher toma todos os cuidados necessários para manter o seu próprio corpo em perfeito estado de saúde.

Isso, tanto para que ela fique bem na gravidez, quanto para que o bebê se desenvolva e nasça o mais saudável possível.

Muitas pessoas acabam pensando que se a mulher mantiver uma alimentação equilibrada e não fumar nem beber bebidas alcoólicas, já será o suficiente para se considerar em uma gravidez saudável.

mamae_superpoderosa_gravidez_saudavel_mulher
Uma gravidez saudável garante maior qualidade de vida para a mãe e o bebê

Claro que essas são atitudes de extrema importância. Mas é preciso ainda mais do que isso para que uma gravidez possa ser considerada saudável, fato.

Por que fazer de tudo para ter uma gravidez saudável?

Uma gravidez saudável contribui (e muito) para que muitas coisas ocorram da melhor forma. Eu sempre tive em mente que seria importante me manter o mais saudável possível durante a minha gravidez, para que o bebê se desenvolvesse da melhor forma.

Mas, muito além disso, manter uma gravidez saudável ajuda em muitas outras coisas, como por exemplo:

  • Ajuda a mãe a se recuperar mais rápido depois do parto;
  • Ajuda que o parto ocorra com mais tranquilidade e facilidade;
  • Permite que a criança se desenvolva mais saudável em sua infância;
  • Evita que a mãe desenvolva problemas da gravidez como diabetes gestacional e pressão alta;
  • Ajuda a barriga a voltar ao normal mais rápido;
  • Permite que o bebê se desenvolva bem e nasça com peso adequado.

Entre muitos outros benefícios para a mãe e o bebê. Deu para notar a importância de adotar medidas mais saudáveis para a sua vida na gravidez?! 😉

É importante cuidar da saúde da gestante e do bebê

Cuidar da saúde é sempre muito importante, seja durante a gravidez ou não. Isso, todo mundo sabe e concorda, embora é claro, muitas pessoas não levem tão a sério quanto deveriam.

Cuidar da saúde é importante não apenas para viver mais, mas para viver com qualidade, que afinal, é o mais importante.

Da mesma forma, se manter saudável na gravidez é importante para que a mãe tenha mais qualidade de vida durante a gestação. E é claro que o bebê também, tanto na gravidez quanto depois que nascer.

O que fazer para ter uma gravidez saudável

O ponto de partida para ter uma gravidez saudável é ter consciência da importância disso. Porque quando você sabe da importância de algo, a tendência é que haja mais dedicação e persistência para colocá-lo em prática.

Assim, focando na saúde do bebê e na sua própria, na sensação de estar sendo uma boa mãe desde já e de estar se dedicando para que tudo ocorra da melhor forma, você conseguirá manter uma gestação tranquila e cheia de saúde.

Por isso, informe-se a respeito do que você pode fazer para ter uma gravidez saudável.

Pergunte ao seu médico sobre o que você pode mudar e/ou passar a fazer. Pesquise, converse com outras mãe e o mais importante: confie no seu coração e no seu instinto materno, que desde quando descobrimos a gravidez, já aflora em nós! 🙂

Mude alguns hábitos para ter uma gravidez saudável

Logo que descobrimos que estamos grávidas, um turbilhão de sentimentos e pensamentos tomam conta da gente. Digo isso por mim mesma, mas diante dos relatos das outras mamães super poderosas que conheço, concluo que é assim com todas as mulheres.

E junto com tudo isso que sentimos e pensamos, costuma bater logo a preocupação: o que vai mudar na minha vida?

De tudo que muda e que PRECISA mudar, os hábitos ruins que impactam diretamente na saúde da mulher, são as primeiras coisas  que precisam ser consideradas.

Quem tem os hábitos de consumir bebidas alcoólicas e fumar, por exemplo, precisa parar imediatamente. Afinal, esses hábitos são absolutamente prejudiciais para o desenvolvimento do bebê.

Mulheres que têm hábitos alimentares ruins, como por exemplo, quem come muitos doces e gorduras, também precisa se policiar.

Pois, esses hábitos alimentares podem acabar influenciando problemas de saúde que se tornam mais tendenciosos durante a gravidez. A diabetes gestacional e problemas de pressão alta são exemplos desses problemas.

Há ainda quem tenha o hábito de se automedicar. Isso precisa cessar imediatamente também, pois, durante a gravidez não é permitido tomar quase nenhum medicamento, sob risco de afetar o desenvolvimento do bebê.

Os medicamentos que podem ser utilizados, devem ser prescritos pelo obstetra e utilizados somente com a supervisão dele.

mamae_superpoderosa_gravidez_saudavel_medicamentos
Jamais se auto medique, pois, isso é realmente perigoso para você e para o bebê

Como ter uma Gravidez Saudável – as melhores dicas para gestantes

Algumas dicas são essenciais para que você consiga manter a sua gravidez saudável. Por mais que, às vezes, acabemos por pensar que já sabemos o que devemos fazer, sempre vale a pena pesquisar a respeito.

Assim, eu acabei descobrindo alguns pontos que não sabia ou nem imaginava que podiam influenciar na minha gestação. Por isso, levantei algumas dicas chaves para a minha gestação e as trouxe aqui para você.

Saiba quais são essas dicas e coloque-as em prática já!

De olho na alimentação

Ter uma alimentação equilibrada e saudável é essencial. Na verdade não apenas na gravidez.

Mas na gravidez, como há uma vidinha se formando dentro de você e que depende integralmente de você para que se desenvolva bem, essa dica é mais importante ainda.

Por isso, abuse de vegetais, principalmente as verduras escuras como espinafre e brócolis, cujas contribuem para o desenvolvimento cerebral do bebê. Além disso, evite muitos açúcares e gorduras para não engordar muito e ter problemas.

Você também pode consultar uma nutricionista para que ela te passe uma dieta sob medida.

mamae_superpoderosa_gravidez_saudavel_alimentacao
Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para que a gravidez seja saudável

Informe-se também sobre alguns alimentos que precisam ser evitados na gravidez, como alimentos abortivos (chá de canela, por exemplo) e alimentos que podem causar toxoplasmose (carne e peixe cru e vegetais mal lavados).

Cuidado com os vícios!

Diminua a ingestão de cafeína. Trata-se de uma substância que atravessa a placenta com facilidade e que pode influenciar no desenvolvimento das células fetais. É comprovado que pode influenciar o nascimento de bebês com baixo peso.

Outro ponto importantíssimo é não consumir bebidas alcoólicas. Embora alguns médicos possam liberar o consumo em pequenas quantidades, faça o possível para evitar totalmente.

Não existe uma dose limite assegurada pela medicina, que pode ser consumida sem que prejudique o bebê.

O álcool passa livremente pela placenta e o fígado do bebê demora duas vezes mais do que o da mãe, para metabolizar o álcool. Isso implica em diversos impactos prejudiciais no desenvolvimento do feto.

Cigarro, nem pensar! Não fume minha amiga! O cigarro impacta diretamente no desenvolvimento pulmonar do bebê.

Além isso, a nicotina diminui o calibre das artérias que levam nutrientes e oxigênio ao feto, o que acaba retardando o seu crescimento e favorecendo más formações congênitas, além de complicações digestivas e respiratórias.

Medicamentos somente sob prescrição médica

Não se auto medique. Durante a gravidez há poucos medicamentos que podem ser utilizados sem que haja nenhum impacto ao bebê. Por isso, sempre consulte o seu médico.

Mesmo aquele comprimidinho aparentemente inofensivo para dor de cabeça, deve se evitado! O seu médico indicará o que você poderá tomar, e ainda assim, o faça somente se for realmente necessário.

Descansar é imprescindível! Aproveite!

Procure dormir, relaxar e descansar tanto quanto puder. Isso é importante para que seu organismo se mantenha em equilíbrio. Afinal, haja esforço para formar um bebezinho, né?!

Além disso, depois que o bebê nascer, será um pouco mais difícil conseguir descansar. Nos primeiros meses após o nascimento o bebê dorme pouco e isso exige muita disposição da mãe. Por isso, aproveite e descanse bastante agora!

Exercite-se!

Mantenha uma rotina de exercícios físicos durante a gestação. Mas calma! Não pode sair por aí fazendo qualquer coisa. É preciso fazer exercícios adequados para gestantes.

Você pode consultar o seu médico ou até mesmo um profissional da área de educação física, para se informar sobre quais exercícios são mais indicados durante a gravidez.

As atividades físicas na gravidez ajudam a não engordar muito, além de favorecer que seu corpo volte mais rápido ao normal depois que o bebê nascer.

Além disso, há exercícios que favorecem o parto normal e evitam a incontinência urinária, como alguns exercícios pélvicos. Imagine-se com vontade de fazer xixi e segure. Pode parecer estranho, mas é um ótimo exercício!

mamae_superpoderosa_gravidez_saudavel_exercicios
Manter a prática de atividades físicas durante a gravidez é essencial para uma gravidez saudável

A importância do ácido fólico

Tome ácido fólico. Essa substância é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Tanto que, mulheres que planejam a gravidez, já começam a tomar mesmo antes de engravidar, conforme prescrição médica.

O ácido fólico ajuda a prevenir problemas congênitos do desenvolvimento do bebê, associados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, que são partes fundamentais da formação do bebê.

O pré-natal é um dos itens mais importantes, se não, o mais!

Faça o pré-natal direitinho. É importante começá-lo o quanto antes. O pré-natal tem uma sequência de exames e passos que precisam ser seguidos a risca.

Conforme a gravidez avança, cada passo do pré-natal é importante para determinar a evolução do bebê, além de descartar problemas no desenvolvimento dele.

Por isso, leve seu pré-natal a sério e sempre converse com seu médico para esclarecer todas as suas dúvidas. E também, o seu relacionamento com seu médico é fundamental para que você tenha uma gravidez tranquila.

Se você não tiver nenhum médico em mente para escolher como seu obstetra, peça indicações para as suas amigas. Nada como referências para escolher um bom profissional.

mamae_superpoderosa_gravidez_saudavel_medico
O mais importante para uma gravidez saudável, é manter o acompanhamento médico adequado com o pré-natal

Conclusão: Seguindo todas essas dicas, você tem tudo para ter uma gravidez saudável

E então minha amiga, mais tranquila agora que você sabe tudo o que pode fazer para ter uma gestação super saudável?

Vamos combinar que, se você observar, não há nada de outro planeta que você precise fazer. É tudo uma questão de dedicação com um pouco de bom senso.

O ponto chave aqui é pensar sempre no que fazer para o seu bem e do seu bebê. Sem contar que todo amor que sentimos “automaticamente” quando descobrimos a gravidez, já é um grande estimulante para zelar por uma gravidez saudável.


Alguns outros temas que podem te interessar muito são:


Portanto, faça tudo direitinho e fique em paz, na certeza de que você já está sendo uma excelente mamãe, e que seu bebezinho lindo vai chegar perfeitinho e cheio de saúde!  😉

Conte aqui nos comentários sobre o que você considera boas práticas para manter uma gravidez saudável. O que você costuma fazer? O que você considera realmente uma boa ideia? O que é ou foi fundamental para você? Compartilhe conosco!

Se por acaso haja algo que você queira saber e não achou aqui, escreva também! Beijos e uma excelente gestação para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *