Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Nidação: O que é, Quais São os Sintomas e Quando Ocorre

O que é nidação? Quando ocorre? Quais são os sintomas?

Você concorda que é um tanto quanto estranho associar um pequeno sangramento a uma possível gravidez?

A nidação pode ocasionar um pequeno sangramento. Eu, particularmente, acho esse um sintoma difícil de associar com a gravidez, pois, a menstruação é sempre o primeiro indicador de que a mulher não está grávida.

Por isso, acho complicado suspeitar, a partir de um sangramento, que você pode estar grávida. Mas, esse pequeno sangramento em decorrência da nidação, pode significar exatamente isso. Doideira, não é mesmo?!


Você tem sofrido com a azia na gravidez? Saiba porque ela ocorre e como se livrar desse sintoma tão incomodo


Aliás, eu nem sabia o que significava isso. Nunca tinha nem ouvido falar nessa palavra. Mas, com algumas dúvidas de mamães super poderosas sobre, porque pode ocorrer sangramento no início da gravidez, eu resolvi me informar.

E foi aí que eu descobri a nidação. Portanto, acompanhe comigo esse conteúdo e tire as suas dúvidas também! 😉

O Que é Nidação

É chamada nidação ou implantação o processo de quando o zigoto ou óvulo fecundado pelo espermatozoide, chega ao útero e então, se fixa lá.

Embora muitas mães confundam a nidação com a menstruação e, em muitos casos é passível de confundir mesmo, a nidação não se trata do sangramento em si, mas sim da fixação do óvulo.

O sangramento é um sintoma da nidação e, inclusive, ele pode nem ocorrer. Além disso, quando ocorre, trata-se de um sangramento muito discreto, apenas um sinal, mesmo. Não é um sangramento em grande quantidade e em fluxo constante, como a menstruação.

o que é nidação
A nidação é o nome dado ao processo de fecundação do óvulo

Quando ela Ocorre?

É comum que a fixação do óvulo no útero ocorra entre 7 e 15 dias após o período fértil, se ocorreu a fecundação do óvulo e também, se o zigoto teve sucesso em sua aderência ao endométrio, claro.

Apenas para esclarecer, o zigoto, também conhecido como célula ovo, é uma célula formada após a união do espermatozoide com o óvulo. Essa célula é o ponto de partida para a formação de todo o organismo de um ser humano.

Quais são os Sintomas de Nidação?

Assim que o zigoto se fixa no útero, o organismo da futura mamãe começa a demonstrar sinais de que algo diferente está acontecendo em seu corpo. Esses sinais são os sintomas da nidação, que são:

  • Ocorrência de pequenos sangramentos de cor amarronzada ou rosada, podendo ser um líquido mais aguado e discreto do que sangue;
  • A duração desse sangramento é de no máximo três dias, mas é mais comum que dure um ou dois dias;
  • O sangramento não é intenso como o de uma menstruação, sendo que marca muito levemente o absorvente ou a calcinha;
  • Pode haver cólicas semelhantes às menstruais;
  • A mamãe também pode sentir algumas leves pontadas na parte baixa do ventre.
nidacao sangramento
A nidação nem sempre apresenta o pequeno sangramento

Corrimento Branco é Sintoma de Nidação?

Pode sim. Apesar de ser mais comum que ele venha acompanhado de alguma pequena quantidade de sangue, mesmo que mínima.

A formação desse muco ou corrimento branco, ocorre devido ao excesso de produção de progesterona em nosso organismos, que atua no processo de ovulação. Ou seja, muco é hormônio.

No entanto, esse corrimento branco só pode ser considerado sintoma de nidação, ou seja, de gravidez, se o organismo continuar produzindo-o depois do atraso da menstruação.

Em resumo, quanto mais muco branco você produz, maiores são as chances de você engravidar. Assim, se ocorrer atraso menstrual, ele também pode significar gravidez sim.

Se a menstruação veio é um sinal de que houve apenas a ovulação.

Um ponto importante é que, caso o corrimento seja acompanhado de dor e tenha mau cheiro, é bem provável que se trata de uma infecção. Por isso, procure o seu médico e informe a ele.

nidação o que e
Encontro do espermatozoide e óvulo

Toda Grávida tem Nidação?

É importante ressaltar que, embora toda gravidez tenha o processo de implantação do óvulo, nem toda implantação do óvulo ocasiona o sangramento.

O sangramento costuma ocorrer devido ao embrião se fixar bem fundo do endométrio, e assim, ser preciso se aprofundar no mesmo, para prendê-lo. Isso, evita que haja possíveis abortos espontâneos.

Esse processo de aprofundar o embrião no endométrio pode acabar “machucando” um pouquinho a parede do endométrio, causando o leve sangramento. Aliás, vale ressaltar que esse sangramento é leve e mais mucoso do que uma menstruação.

Com Quantos Dias Acontece a Nidação

Não há um prazo exato, até porque cada mulher possui um organismo diferente. Mas o comum é que demore cerca de 13 dias para que o embrião consiga se implantar, completamente, na parede do útero.

Porém, como dito anteriormente, o sangramento da nidação dura no máximo 3 dias.

fecundacao-nidacao

Como é o Sangramento Que Ocorre Nesse Caso?

O mais importante é saber que o sangramento de nidação é muito discreto, ou seja, de baixíssimo fluxo, aliás, não há fluxo neste sangramento. O sangue é muito sutil, não chega a sujar demais a calcinha ou o absorvente.

Além disso, essa secreção tem coloração vermelho amarronzado ou vermelho claro. Também pode aparecer com borra de café ou corrimento mucoso marrom. Lembrando que o diferencial mesmo, é que é sempre em pouca quantidade.

A Nidação Ocorre Quantos Dias Antes da Menstruação

A nidação pode ocorrer mesmo antes de você se dar conta de que a sua menstruação está atrasada. Além disso, o sangramento pode nem acontecer e você nem saber que a nidação ocorreu.

Porém, o sangramento da nidação acontece normalmente em até doze dias após a ovulação. Lembrando que comum uma sensação desconfortável de pequenas cólicas no útero.

nidacao gravidez
Os primeiros sintomas da gravidez podem ou não incluir um leve sangramento

E Ela Pode Ocorrer no Dia da Menstruação?

Pode sim e nesse caso, é comum que a mulher fique confusa, sem saber se é a menstruação que chegou ou apenas o sangramento da nidação. Por isso, o melhor a fazer é esperar alguns dias e observar bem como é a secreção.

Se passar de três dias e o fluxo for de sangue intenso e contínuo, não é nidação, mas sim, menstruação.

nidacao
O que é nidação? Quando ocorre?

Quanto Tempo Após o Sangramento da Implantação do Óvulo, o Teste de Gravidez Apresenta Resultado Positivo?

Antes de tudo, vamos entender direitinho o que é preciso acontecer para que a gravidez ocorra. A gravidez só ocorre no período fértil da mulher. Após o período fértil passar, pode levar ainda de 12 a 15 dias, após a relação, para que a gravidez aconteça.

Há essa demora, porque depois da fecundação, o óvulo fecundado pode levar ainda até 15 dias para chegar ao útero e se fixar no endométrio, que é quando ocorre a nidação.

O problema é que muitas mulheres fazem o teste de gravidez antes desse prazo de até 15 dias, podendo obter um resultado falso negativo. Isso ocorre porque somente após a fixação do óvulo no útero é que organismo começa a produzir o hormônio HCG.

Esse hormônio, conhecido como o hormônio da gravidez, é o que fará com o que exame de gravidez dê positivo. Por isso, aguarde pela nidação ou atraso menstrual, e então poderá fazer o exame com resultado correto.

Nidação ou Menstruação: Como Saber

A dúvida de como é o sangramento de nidação é muito comum entre as mulheres. Mas, principalmente por mulheres que nunca tiveram uma nidação ou porque estão tão ansiosas pela gravidez, que têm medo de pensar que é e não ser.

O sangramento de nidação não se trata de um fluxo sanguíneo intenso e contínuo como o da menstruação. Inclusive, a presença de sangue na nidação é bem sutil.

A secreção é como se fosse um muco marrom, podendo conter um leve sangue rosado ou um filete de sangue vivo, mas nunca um sangramento intenso.

Para tirar a dúvida, de fato, observe que a nidação não dura mais do que 3 dias, podendo parar no mesmo dia. Além disso, a menstruação aumenta de volume a cada dia.

Caso o sangramento pare o melhor a fazer para tirar a dúvida, é providenciar logo um teste de gravidez. Assim, você tira a sua dúvida e já pode comemorar se estiver ansiosa por uma gravidez! 😉

nidacao teste de gravidez como saber
A melhor maneira de confirmar se está grávida ou não, é fazendo um teste

Sintomas Após a Implantação do Óvulo

Após a fixação do óvulo no útero da mamãe, pode ocorrer alguns sintomas que são:

Ausência da menstruação

Esse é o primeiro sintoma e sem dúvidas o primeiro indício que uma mulher leva em consideração para suspeitar de uma gravidez.

Assim que o útero recebe o embrião, o organismo cessa a processo de ovulação e, consequentemente, a ocorrência de menstruação.

Inchaço das mamas

Em relação as mudanças físicas no corpo, a primeira é o inchaço das mamas. Além disso, elas ficam doloridas.

Cansaço constante

As transformações que ocorrem no organismo para dar início a gestação, começam a todo vapor. Produção de hormônios, adaptações dos órgãos, enfim, tudo isso acaba cansado mais o organismo.

Por isso, o cansaço é consequência da adaptação do corpo da mamãe, para que ocorra o desenvolvimento do bebê no útero materno.

Sangramento de implantação do óvulo

Esse é o sangramento da nidação, conforme expliquei direitinho nos tópicos anteriores.

Cólicas leves

Cólicas leves podem acompanhar o processo de implantação do óvulo no útero e demais transformações do corpo, para início da gestação. Podem ser confundidas com cólicas menstruais, mas costumam ser leves.

Perguntas Frequentes Sobre o Tema

Veja algumas dúvidas mais comuns sobre a nidação:

  • Como saber se é nidação?
    • Observe o tipo de secreção e a duração em que ela ocorre.
  • A secreção de nidação tem cheiro?
    • Normalmente não. Mas pode um odor muito sutil, de sangue.
  • Toda mulher tem sangramento na nidação?
    • Não. Na verdade, a grande maioria das mulheres não tem sangramento.
  • Pode ocorrer o corrimento como muco esbranquiçado apenas, sem presença de sangue, na nidação?
    • Sim e é muito comum.
  • A nidação causa dor?
    • Não. Se causar, será alguma sensação de cólicas, muito sutis e leves.
  • É possível ter a nidação e o teste de gravidez dar negativo?
    • Não. Se a nidação ocorreu é porque a gravidez ocorreu. O que pode haver é um resultado falso positivo e, por isso, o exame precisará ser repetido.
  • A nidação pode ocorrer no mesmo dia em que tive a relação sexual?
    • Não. Ela demora alguns dias para acontecer.
  • Há algo que possa ser feito para ajudar que a nidação ocorra?
    • A nidação se trata de um processo natural, por isso, não há como interferir diretamente. No entanto, tomar ácido fólico pode ajudar, uma vez que ele atua na multiplicação celular saudável.
  • O que pode prejudicar a nidação?
    • Alguns problemas como a multiplicação mal realizada das células do embrião, a endometriose; útero com problemas, etc.

Conclusão: Respondemos Todas as Suas Dúvidas Sobre o Tema?

Parece um tema complicado, mas não é. Entendendo mais sobre, dá para perceber que na verdade, trata-se apenas de um nome não tão comum, para um sintoma de início de gravidez que é muito comum.

Porém, vale lembrar que nem sempre há o pequeno sangramento quando ocorre a implantação do óvulo e, por isso, caso você suspeite de uma gravidez, o melhor a fazer mesmo é um teste para confirmar.


Outros assuntos que podem ajudar a esclarecer as suas dúvidas são:


Outro ponto super importante é que, durante a gravidez, ou seja, depois que você já tiver confirmado que realmente está grávida, não pode mais ocorrer sangramentos.

Caso você note algum indício de sangue em sua calcinha, independente do estágio da gravidez, informe ao seu médico imediatamente.

nidacao
É importante saber que durante a gravidez, não podem mais ocorrer sangramentos

Enfim, espero que tenhamos conseguido esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema. Mas, caso haja alguma questão que não tenha ficado clara, escreva nos comentários. Buscarei a respostas para você!

Deixe também os seus comentários sobre o conteúdo e conte aqui se você teve algum sangramento no início da gravidez, quais foram os sintomas que você teve, etc… Beijos! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *