Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

O que é tiriça, causas e como tratar: veja um guia!

Você sabia que a icterícia, mais conhecida como tiriça, é muito comum mas precisa ser tratada?

O que é tiriça? Bom, muitas pessoas a conhecem como Icterícia, que é o nome correto e médico, do problema. Porém, devido ao nome um tanto quanto estranho, essa condição do organismo é comumente conhecida também como tiriça.

Trata-se de uma condição do organismo muito comum nos recém nascidos, na qual eles ficam com a pele e os olhos com aparência amareladinha alguns dias após o nascimento. No entanto, é preciso conhecer a fundo o que é tiriça e porque ela ocorre.


Preocupada com as cólicas do bebê? Saiba mais e entenda que elas são comuns e que há como aliviá-las!


Quando os bebês têm, geralmente, eles precisam tomar alguns banhos de luz na maternidade. Eu confesso que eu não sabia do que se tratava exatamente, apesar de saber que isso podia ocorrer com o meu bebê.

mamae_super_poderosa_o_que_é_tiriça_banho_de_luz_2
O banho de luz é recomendado para bebês recém nascidos com icterícia

Mas como é comum as mamães buscarem entender mais sobre o que é tiriça, resolvi trazer informações detalhadas a respeito, aqui nesse conteúdo. Saiba o que é tiriça, por que ela ocorre e como tratá-la.

Aproveitem o artigo, e saibam que, caso seu bebê tenha a Icterícia, basta cuidar direitinho conforme orientações médicas, que não haverá nenhum problema mais sério com ele! 😉

Afinal, o que é tiriça ou icterícia?

Muitos bebês, logo depois que nascem, ficam com o tom de pele e dos olhos em amarelo alaranjado. O nome desse quadro é icterícia neonatal, uma doença comum entre os recém nascidos. Se controlada ela não apresenta maiores riscos.

Mais conhecida como tiriça, a icterícia também pode ocorrer em outras fases da vida, mas isso não é tão comum quanto em recém nascidos.

Ela ocorre devido a uma alteração no organismo que ocasiona o aumento de uma substância chamada bilirrubina no sangue. Essa substância é um pigmento amarelo fabricado naturalmente pelo organismo.

Quando a pessoa tem Icterícia, há excesso de bilirrubina no sangue e, por isso, é comum a coloração amarelada da pele e olhos.

As células vermelhas presentes no nosso sangue se rompem, em um processo fisiológico comum do nosso organismo. Durante esse rompimento, ocorre a liberação da bilirrubina, cuja vai para o fígado, para que seja iniciado o processo de eliminação.

Em seguida, essa substância é metabolizada e eliminada através do xixi.

mamae_super_poderosa_o_que_é_tiriça_olhos
É comum que quem tem icterícia fique com a pele e os olhos amarelados

Desenvolvimento da tiriça?

A icterícia pode ser preocupante caso se desenvolva, causando altos níveis de bilirrubina no sangue, o que pode provocar uma alteração no sistema nervoso, ocasionando crises convulsivas, problemas auditivos e uma doença que se chama Kernicterus.

Por isso, a mãe deve ficar atenta à coloração da pele do bebê e ter um acompanhamento pediátrico adequado durante os primeiros 7 dias dia de vida da criança.

Quais perfis correm mais risco de desenvolver icterícia

A origem racial do bebê costuma influenciar muito as chances de ele ter Icterícia. Bebês de origem asiática, por exemplo, têm mais tendência a ter icterícia. Já bebês brancos e negros, têm menos tendência, mas ainda assim, podem ter.

Além disso, bebês prematuros têm grandes chances de desenvolverem Icterícia, pois, devido a prematuridade, possuem o fígado em desenvolvimento. A imaturidade do fígado pode apresentar uma capacidade limitada para processar o pigmento da bilirrubina.

Outro perfil de maior risco são os bebês que possuem incompatibilidade sanguínea com a mãe. Por conta disso, o organismo deles tende a acelerar a destruição dos glóbulos vermelhos.

Dessa forma, quanto mais os glóbulos se rompem, maior é o acúmulo de pigmento e, logo, o fígado não consegue metabolizar tudo. Em alguns casos, o problema requer tratamentos específicos.

Outro fator que pode influenciar o surgimento da Icterícia é alguma possível dificuldade na amamentação. Isso porque o leite materno possui substâncias que favorecem o metabolismo e a eliminação da bilirrubina.

Por que aparece a tiriça em recém nascido?

É comum que a tiriça ocorre em recém nascidos porque as funções hepáticas do bebê ainda não estão completamente desenvolvidas logo que ele nasce. Por isso, pode ocorrer  alguma deficiência nessas funções.

Com essa deficiência a bilirrubina fica concentrada no sangue e, por isso, é comum que o bebê fique com a pele e as conjuntivas (parte branca dos olhos), amarelados.

mamae_super_poderosa_o_que_é_tiriça_banho_de_luz_1
A tiriça é muito comum e pode atingir até 5 em cada 10 bebês

Conforme os níveis de bilirrubina aumentam, a cor amarelada da pele, vai descendo no corpinho do bebê: inicia na cabeça, vai para o pescoço, depois chega ao peito e, em casos graves, pode chegar até os dedos do pé.

No entanto, a icterícia em recém nascidos raramente é prejudicial para bebês saudáveis e que tenham nascido sem problemas. Somente em casos mais raros, os bebês podem sofrer danos neurológicos.

Porém, isso só acontece quando os níveis de bilirrubina ficam extremamente elevados.

Por isso, fique calma! Costuma ser muito comum os bebês desenvolverem icterícia e, são muito raros os casos em que ela evolui para um quadro grave. Por isso, fale com seu médico, siga as orientações e fique tranquila!

Sintomas da icterícia ou tiriça?

A icterícia é uma condição normal em recém nascidos, cujos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal) desde que isso aconteça após 24 horas de vida.

Assim, entre o segundo e terceiro dias de vida do bebê, ela pode surgir e a tendência é que vá melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida. No entanto, esse também é um problema que pode atingir adultos e crianças, em decorrência de problemas de saúde.

Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas, que costumam incluir:

  • Pele com coloração amarelada;
  • Esclera (a parte branca do olho) com coloração amarelada;
  • Cor amarela na parte de interna da boca;
  • Urina em tons amarronzados;
  • Fezes esbranquiçadas.

A importância da tiriça ser identificada nos primeiros sinais

O ponto mais importante é que, identificada logo nos primeiros dias de vida do bebê, a Icterícia é facilmente tratada com aumento de amamentação, banhos de sol e de luz.

Pois, se ela se espalha pelo corpo do bebê, ou seja, se há o aumento de concentração da bilirrubina na corrente sanguínea do mesmo, há grandes chances de o bebê desenvolver problemas mais sérios, como problemas neurológicos.

Especialistas que podem diagnosticar icterícia em bebês são:

Devido as características da Icterícia, além do pediatra e do seu obstetra, há alguns outros médicos que podem identificar o problema.

– Clínico geral

Os clínicos gerais podem identificar o problema examinando a coloração do corpo do bebê. Mas a confirmação ocorre somente através do exame de sangue.

– Oftalmologia

Os oftalmologistas conseguem identificar o problema pela coloração da parte branca dos olhos do bebê.

– Dermatologia

Através da coloração da pele do bebê, os dermatologistas podem identificar facilmente a Icterícia.

– Hepatologia

Devido ser um problema diretamente relacionado ao fígado, os hepatologistas conseguem diagnosticar facilmente a doença, e também, por indicarem exames relacionados ao fígado.

– Gastroenterologia

Da mesma forma que os hepatologistas, os gastroenterologistas também têm domínio sobre as patologias do fígado.

Como é feito o diagnóstico de Icterícia

O exame físico que o médico realiza no recém-nascido deve ser feito sob luz natural. Só assim ele poderá identificar a coloração da pele do bebê com maior certeza.

Nesse exame, o médico irá verificar possíveis mudanças na tonalidade da pele do bebê, como o surgimento de coloração amarelada.

A icterícia aparece inicialmente no rosto, tronco, barriga e por fim estende-se aos braços e pernas. Por isso, o médico costuma fazer o exame primeiro na cabeça e no tronco do bebê.

Sendo visível algumas alteração de cor na pele, é realizado exame de sangue no qual será identifico o nível de bilirrubina no sangue, como exames de hemoglobina, hematócrito, doseamento da bilirrubina, entre outros.

Somente após esse exame e a identificação do nível de bilirrubina é que o tratamento adequado poderá ser indicado.

A tiriça tem complicações na saúde do bebê?

Somente se não for diagnosticada e tratada a tempo e adequadamente. Além disso, se houver níveis realmente altos de bilirrubina no sangue. Caso contrário, basta seguir com os banhos de sol e de luz, que logo o bebê ficará normal.

Se a icterícia for leve, o organismo do bebê consegue se livrar sozinho do excesso da bilirrubina, de 5 a 7 dias. Se atingir níveis mais altos, o bebê deve fazer o tratamento de banho de luz (fototerapia).

Tratamento da icterícia em bebês

Se a pele do bebê estiver com aparência amarelada, o médico realizará um exame de sangue para medir a concentração de bilirrubina e, assim, indicar o tratamento é necessário.

Se a icterícia for de baixa intensidade, é importante aumentar a frequência das amamentações, além de levar o bebê para tomar banho de sol por cerca de 10 minutos, antes das 10 horas e depois das 16 horas.
Já se estiver em níveis mais altos, o tratamento será a base de fototerapia, que são luzes fluorescentes que ajudam a metabolizar a bilirrubina. Assim, o pigmento é eliminado pelo fígado.
A fototerapia age na pele do bebê transformando a bilirrubina num isômero, eliminado através das fezes e da urina. Por isso, o bebê deve ser bem hidratado durante o tratamento, mamando bastante.
Vale lembrar que o uso de proteção nos olhos do bebê, durante o tratamento com luz, é fundamental. Pois, a luz pode acabar prejudicando seriamente seus olhinhos.
mamae_super_poderosa_o_que_é_tiriça_proteção_olhos_bebê
É preciso ficar atenta para que os olhos do bebê sempre estejam protegidos durante o banho de luz
Já em casos mais graves, é preciso fazer um procedimento de troca de sangue. Por isso, é preciso identificar o quanto antes a Icterícia e iniciar o tratamento.

Cuidados pós tratamento da tiriça

Após o bebê receber os tratamento com luz na maternidade, a mãe é orientada a manter banhos de sol no bebê, diariamente, por alguns dias.

Além disso, é preciso manter o acompanhamento pediátrico e observar o bebê para ver se a coloração amarelada do corpo e dos olhos, estão diminuindo.

Mesmo com os níveis de bilirrubinas normalizados, não deixe de prestar atenção à coloração do bebê. Pois, quando os níveis de bilirrubina baixam, não quer dizer que a Icterícia sumiu totalmente.

Pode ocorrer de a concentração do pigmento no sangue voltar a subir, embora não seja comum. Por isso, é fundamental fazer consultas periódicas e expor o bebê ao sol por dez minutos ao dia.

Caso haja qualquer indício de que, a coloração não apresenta diminuição, o bebê precisa ser levado ao médico para que novos exames de sangue sejam feitos, a fim de identificar os níveis de bilirrubina no organismo do bebê.

Conclusão: Ajudamos a sanar suas dúvidas sobre tiriça ou icterícia?

Entendendo que o tratamento é relativamente simples e o problema um tanto quanto comum, fica mais fácil se tranquilizar e encarar a situação numa boa, caso o seu bebê tenha Icterícia.

Por isso, informe-se com seu médico e observe o seu bebê. Amamente bastante e siga as orientações médicas direitinho. Além disso, é importante saber que quanto mais próxima das 40 semanas a gestação for, menor são as chances de o bebê desenvolver Icterícia.


Veja alguns outros conteúdos que podem ser do seu interesse também:


Então mamães, segurem as pontas e façam tudo certinho! Seu bebê ficará ótimo rapidinho!

Depois que o bebê tiver alta, você receberá orientação sobre os cuidados com ele, além de indicação de retorno ao hospital para tratamento adequado, caso verifique o agravamento do quadro ou a persistência do mesmo.

mamae_super_poderosa_o_que_é_tiriça_mãos
Cuidando do bebê direitinho, não haverá problema nenhum para que a icterícia desapareça rapidamente

Deixe seus comentários contando se o seu bebê tem ou teve Icterícia. Se ele ainda não nasceu, conte sobre a sua expectativa. Além disso, caso haja alguma dúvida que não esclareceu aqui, escreva também!

Fique tranquila e aproveite o nascimento do seu bebê lindo, dando atenção para possíveis problemas mas, evitando se estressar demasiadamente com isso, ok? Assim você poderá curtir de verdade o momento! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *