Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Período Fértil: descubra os sintomas e como calcular?

Você sabe realmente identificar o seu período fértil e quanto tempo ele dura?

Entender sobre o período fértil é fundamental para toda mulher que está tentando engravidar. Afinal, é importante saber como ele funciona, quando e como ele inicia, para que então, as tentativas de engravidar possam ser feitas com mais objetividade.

Claro né, amiga mamãe super poderosa, que ter aquele momentinho íntimo delícia com o maridão é sempre tudo de bom, independente de quando ocorra.


Será que você sabe quais são os primeiros sintomas da gravidez? Descubra quais são e tire as suas dúvidas!


Mas quando há uma missão em especial aí, que é engravidar, é melhor manter esses momentinhos na data certa! 😉

Por isso, aprenda tudo sobre o período fértil aqui nessa matéria e fique por dentro de quando você deve se preparar para ter um super momentão com o maridão.

Afinal, tentando a gravidez no período correto, você contribui significativamente para evitar as péssimas frustrações do resultado negativo nos testes. Vem comigo e boa leitura!

O que é o período fértil

O período fértil é considerado o momento ideal para que a mulher consiga engravidar. Esse período dura cerca de 6 dias e corresponde a fase da ciclo menstrual em que a mulher está ovulando.

Para mulheres que tenham o ciclo menstrual de 28 dias, que é o mais comum, o período fértil começa 14 dias antes do primeiro dia da menstruação.

Já no caso das mulheres que tem ciclos menstruais irregulares, é preciso prestar atenção aos sintomas da ovulação, para então saber que está no período fértil.

O que ocorre durante o período fértil, é que o corpo da mulher se prepara para engravidar. Ou seja, o óvulo maduro sai do ovário, e passa das trompas para o útero. Uma vez no útero, o óvulo pode ser fecundado por um espermatozoide, dando início a uma gravidez.

mamae_super_poderosa_período_fértil_barriga
O período fértil é o período em que o organismo da mulher está se preparando para receber o espermatozoide para que ocorra a fecundação

Entendendo o ciclo menstrual

Como o ciclo menstrual pode variar muito de uma mulher para outra, pode parecer difícil de entendê-lo. Mas não é. Para explicar melhor, vou priorizar a explicação de como ele ocorre, independente dos tipos de ciclo. Assim fica mais fácil!

Bom, é considerado um ciclo menstrual o primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação, que seria no mês seguinte.

O primeiro dia de menstruação pode ser característico por aparecer aquela super mancha de sangue na calcinha ou, simplesmente, um borrinha meio amarronzada.

O mais comum é que o ciclo menstrual dure 28 dias, ou seja, a cada 28 dias, uma nova menstruação começa.

No entanto, mudanças hormonais e até emocionais, entre outros fatores, podem fazer com que esse ciclo varie até 7 dias para mais ou para menos. Isso, inclusive, é super normal.

Quanto ao ciclo, ele pode ser dividido em quatro fases, sendo: da menstruação, a fase proliferativa, a fase ovulatória e a fase secretora (ou pré-menstrual). São os nossos hormônios que regulam tudo isso aí, cada fase em seu devido tempo, tudo certinho.

A fase da menstruação

A fase da menstruação propriamente dita, dura, em média, quatro dias. Mas também pode variar durando dois dias ou sete dias. Não há nenhum problema.

O sangramento da menstruação ocorre porque o endométrio descama, eliminando o óvulo que não foi fecundado.

A fase proliferativa

Nessa fase, ocorre uma proliferação de células no endométrio para que ele possa se preparar novamente para receber o óvulo.

A fase ovulatória

É nessa fase que ocorre a ovulação: quando o ovário envia o óvulo para o útero, através das trompas, para que ele possa ser fecundado pelo espermatozoide, caso haja relação sexual. Esse é considerado o período fértil do ciclo menstrual.

mamae_super_poderosa_período_fértil_período
O período fértil é calculado a partir do início da menstruação

Fase secretora

Nessa fase o endométrio produz uma alta concentração de reservas nutritivas para nutrir o óvulo fecundado. É essa secreção que ocasiona aquele muco parecendo com clara de ovo, tão comum em algumas fases do ciclo menstrual.

E os hormônios? Como funcionam nisso tudo?

A hipófise, que é uma glândula que em nosso cérebro, é quem controla a produção de hormônios em nosso organismo. Ela secreta vários hormônios, em homens e mulheres.

Esses hormônios têm a função de estimular outras glândulas espalhadas em nosso corpo, a produzirem outros hormônios. Entre eles está o FSH (sigla em inglês para Hormônio Folículo Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante).

Os dois são hormônios que agem diretamente nos ovários, fazendo-os funcionar para produzir vida! Nas fases da menstruação e na fase proliferava, predomina é a produção do FSH. É ele quem estimula a produção do estrogênio, fabricado pelos ovários.

Já as fases de ovulatória e secretora, são predominantemente realizadas pelo hormônio LH. Nesse caso, o hormônio produzido é o progesterona.

Como funciona o período fértil

O período fértil determina a fase do ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar mais facilmente. Pois, enquanto o homem produz espermatozoides o tempo todo, a mulher só libera um ou dois óvulos para fecundação, uma vez por mês.

É nesse período que o sistema reprodutor da mulher está preparado para receber o espermatozoide, a fim de que ele fecunde o óvulo que foi disponibilizado durante a ovulação.

Além de levar em conta a liberação do óvulo pelo ovário, o cálculo também considera o tempo que o espermatozoide pode levar para fecundar o óvulo. Isso, porque eles sobrevivem no organismo da mulher por até cinco dias.

Dessa forma, considera-se período fértil o intervalo de seis dias antes de depois do dia da ovulação.

Tipos de períodos férteis

Nem todas as mulheres possuem o ciclo menstrual com a mesma duração. Embora o ciclo de 28 dias seja o mais comum, é possível que haja ciclos mais longos ou mais curtos, dependendo do organismo e da produção hormonal de cada mulher.

Além disso, os ciclos podem variar também na frequência: nem todos os ciclos mantem a mesma duração todos os meses. Por isso, existem ciclos menstruais regulares e ciclos menstruais irregulares.

Vale lembrar também, que uma mesma mulher pode passar pelos dois tipos de ciclos em diferentes estágios da sua vida. Isso porque há diversos fatores que podem acabar impactando na regularidade da menstruação, devido a produção hormonal.

Regular

É considerado regular o ciclo que ocorre todos meses, durante a mesma quantidade de dias. Esse ciclo é tranquilo, pois, possibilita que a mulher saiba direitinho os dias de sua menstruação, além de acompanhar toda a evolução do seu ciclo menstrual, em cada fase.

Irregular

Irregular é o ciclo menstrual que sofre variação na sua duração, mensalmente. Em um mês pode durar 28 dias, no outro 32 e no outro 24. Esse tipo de ciclo costuma dificultar o controle do período fértil, pois, não há como estimar a data com certeza.

Por isso, para esses casos, é recomendado que a mulher preste atenção nos possíveis sintomas do período fértil. Além disso, em casos extremos de ciclo menstrual irregular, o médico pode indicar o uso de anticoncepcional para tentar regular o ciclo.

Quais os sintomas de período fértil

Alguns sintomas podem acompanhar o período fértil da mulher, como:

  • Corrimento de muco vaginal sem cheiro, claro e transparente, parecido com clara de ovo;
  • Temperatura corporal ligeiramente elevada, principalmente na região genital;
  • Possíveis dores durante a ovulação, como pontas em um dos lados do baixo ventre, ou cólicas.
mamae_super_poderosa_período_fértil_termômetro
O período fértil ocasiona o aumento da temperatura corporal da mulher, principalmente na região da vagina

Esses sintomas são comuns, mas podem variar de mulher para mulher. Afinal, cada organismo reage de uma maneira.

O muco vaginal mais líquido possibilita que os espermatozoides cheguem ao útero com mais facilidade. Já o aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o próprio corpo faz, para amadurecer e disponibilizar o óvulo para a fecundação.

Como calcular o período fértil

O período fértil normalmente ocorre no meio do ciclo menstrual, ou seja, 14 dias antes da próxima menstruação. Por isso, é importante saber quando tempo dura o seu ciclo menstrual, antes de fazer o cálculo do seu período fértil.

Para isso, considere o primeiro dia do ciclo menstrual, o dia em que a menstruação desce. Então, o intervalo de tempo entre o início de cada menstruação é o seu ciclo menstrual. Sabendo isso, o cálculo é simples:

  1. Caso a duração do seu ciclo menstrual varie, monitore os intervalos por três meses e calcule uma duração média.
  2. Sabendo a duração do ciclo, subtraia 14 deste número. O resultado é o dia da sua ovulação.
  3. Considerando que o período fértil é o intervalo de seis dias entre o dia da ovulação, pegue a data obtida no passo 2, conte três dias antes e três dias depois. Esse é o seu período fértil.
mamae_super_poderosa_período_fértil_calendário
Acompanhar o período fértil no calendário, é a tática utilizada por muita mulheres que pretendem engravidar

Conclusão: esclareceu as suas dúvidas sobre o período fértil?

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o período fértil? Está pronta para identificá-lo com mais facilidade e aproveitar essa fase para tentar engravidar com mais chances de dar certo?

Acho super bacana que a natureza nos proporcione saber quais são os períodos em que nosso corpo está realmente pronto para gerar uma vidinha. É muito bonita essa perfeição toda e, se pensarmos na objetividade do processo, podemos dizer que é até meio surreal.

Afinal, o corpo da mulher funciona quase que como uma maquininha mesmo, que de tempos em tempos se preparar para receber “a sementinha” que gerará o bebê. Muito maluco, lindo e especial, o organismo da mulher!


Veja aqui outras matérias que podem ser muito úteis para você, também:


E sabendo no detalhe porque o período fértil acontece, como e quando, é possível perceber porque essas informações são tão fundamentais para quem está tentando engravidar.

mamae_super_poderosa_período_fértil_espermatozoides
É muito importante entender sobre o período fértil, para poder tentar engravidar com mais chances de dar certo

Fique de olho no seu período fértil!

Dessa forma, espero que tenha conseguido esclarecer todas as suas dúvidas com esse conteúdo. Mas, caso haja algo que você queira saber e não encontrou aqui, escreva nos comentários! Terei muito prazer em buscar o esclarecimento para você!

Além disso, não esqueça de deixar os seus comentários sobre o conteúdo. Compartilhe aqui a sua opinião, bem como as informações sobre o seu período fértil, se você tem facilidade para identificá-lo, se você tem algum sintoma durante ele, etc.

Espero que o conteúdo tenha sido útil para você! Aproveite o seu período fértil e muitíssima boa sorte! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *