Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Primeiros Sintomas de Gravidez: Sinais de que Você Está Grávida

Como foram seus primeiros sintomas de gravidez? Quanto tempo aparece os primeiros sinais?

Sentindo algumas coisinhas estranhas que estão dando a entender que você pode estar grávida?

Os primeiros sintomas de gravidez podem não ser facilmente identificados por todas as mulheres. Primeiro, porque eles podem mudar de mamãe para mamãe, não apresentando os mesmos sintomas em todas.

Segundo porque, dependendo dos sintomas que a mulher já sentia normalmente em seu ciclo menstrual, os mesmos podem ser facilmente confundidos com os sintomas de uma gravidez.


É verdade que é arriscado para grávidas comerem canela? E chá, pode? Saiba mais sobre isso e cuide-se!


Por isso, é muito bacana entender mais sobre quais são os primeiros sintomas de uma gravidez e como eles podem ocorrer. Assim, logo que sentir alguma coisinha diferente, ela não passará despercebida para você!

primeiros sintomas da gravidez
Os primeiros sintomas da gravidez podem ser bem intensos em algumas mulheres e bem sutis em outras

Se você estiver planejando uma gravidez, pode ser delicioso perceber que está sentindo alguns sintomas suspeitos. Caso você não esteja planejando uma gravidez, pode haver um sustinho diante de uma suspeita, mas calma!

O importante é respirar fundo, fazer o teste para confirmar e, caso a suspeita seja confirmada, curtir ao máximo essa grande novidade!

Mas antes de tudo, acompanhe o conteúdo, entenda mais sobre os primeiros sintomas de gravidez para que possa identificá-los com mais facilidade, e tire as suas dúvidas!

Os Primeiros Sintomas de Gravidez Costumam Ser Muito Sutis

Os primeiros sintomas de gravidez são muito sutis, podendo, inclusive, ser facilmente confundidos com os sinais da menstruação.

Entre os primeiros sintomas de gravidez, está incluso o sangramento da nidação, o que pode fazer com que a mulher confunda ainda mais os sintomas da gravidez com os da menstruação.

Como Identificar os Primeiros Sintomas da Gravidez?

Antes de tudo, é preciso saber se a menstruação está atrasada. Pois, se estiver, então há sim grandes chances de você estar grávida e, então, você pode começar a prestar atenção aos demais possíveis primeiros sintomas de gravidez.

Porém, as mulheres não sentem todos os possíveis sintomas e nem na mesma intensidade. Por isso, há mulheres que sentem muitos sintomas e muito mal estar no início da gestação, enquanto há mulheres que não sentem absolutamente nada.

primeiros sintomas da gravidez
Quais são os primeiros sintomas da gravidez?

Enfim, para identificar se realmente está rolando alguns primeiros sintomas de gravidez com você, observe bem como se sente e se as sensações correspondem a algumas dessas citadas aqui.

Se tudo indicar que sim, não resta o que fazer a não ser um exame para confirmar! Boa sorte! 😉

Com Quanto tempo Aparecem os Sintomas de Gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez começam a surgir a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, aproximadamente entre 7 a 14 dias após o dia em que era esperada a menstruação.

Primeiros Sintomas de Gravidez ou Atraso Menstrual?

No caso do atraso menstrual, normalmente não há sintomas que o acompanham. Pode ser que a barriga pareça inchada e que haja cólicas, mas com a vinda da menstruação, esses sintomas passarão.

Já no caso de gravidez, o atraso menstrual é um dos sintomas, em conjunto com diversos outros. Portanto, não é complicado diferenciar a gravidez do atraso menstrual, apenas.

primeiros sintomas gravida

Quais são os Sintomas de Gravidez nas Primeiras Semanas?

Os sintomas podem variar de mulher para mulher, pois, cada organismo pode reagir de uma maneira. Mas, os principais sintomas de início da gestação, são:

  • Atraso na menstruação;
  • Aumento dos seios;
  • Seis doloridos;
  • Mais cansaço do que o normal;
  • Sono além do habitual;
  • Aumento de gases intestinais;
  • Cólicas leves;
  • Um leve inchaço abdominal, com sensação de peso no pé da barriga;
  • Enjoo;
  • Vômitos.

Apesar de os sintomas de gravidez variarem de mulher para mulher, esses são os principais. Por isso, fique atenta caso sinta alguns desses sintomas. Pode ser que vem bebê por aí!

sintomas de gravidez antes do atraso
sintomas de gravidez antes do atraso

13 Primeiros Sintomas de Gravidez que Costumam Aparecer:

Além dos primeiros sintomas sutis das primeiras semanas de gestação, conforme a gravidez evolui outros sintomas  de gravidez antes do atraso podem surgir mais significativamente no começo da gravidez.

Lembrando que nem todas as mulheres sentem todos os sintomas e nem na mesma intensidade. Por isso, mesmo se você tiver um sintoma ou outro apenas, a gravidez não está descartada.

Outro ponto importante é que, caso você suspeite de uma gravidez, jamais se automedique para aliviar os sintomas. Isso, porque diversos medicamentos são contra indicados no caso de gravidez e, portanto, pode acabar prejudicando o bebê.

primeiras-semanas-gestacao
Primeiros sintomas de gravidez

#1 Primeiros Sintomas de Gravidez: Cólicas ou desconfortos abdominais

É comum as mulheres sentirem cólicas e dores abdominais ao longo de seu ciclo menstrual. Mas, esses sintomas podem aumentar significativamente no caso de uma gestação. Esse é um exemplo de sintomas de gravidez antes do atraso.

As dores parecidos com as cólicas menstruais vão acontecer no início da gestação devido ao movimento intenso do fluxo de sangue que aumentará na região pélvica para conservar o embrião.

#2 Primeiros Sintomas de Gravidez: Incômodo com cheiros fortes

Esse é um sintoma aparentemente estranho, mas é muito comum. Me lembro que foi um dos sintomas mais intensos na minha gestação. Às vezes, eu sentia cheiros que meu marido nem percebia.

Esse incômodo ocorre devido as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez. Inclusive cheiros muito comuns, como de sabonete, de alguns alimentos e até mesmo do seu marido, podem acabar embrulhando o seu estômago.

#3 Primeiros Sintomas de Gravidez: Alterações de humor

É comum que logo nas primeiras semanas de gestação, a mulher fique mais emotiva. Eu fiquei bem chorona e olha que não sou das mulheres mais emotivas.

Isso ocorre porque as emoções estão mais aguçadas, semelhantes a TPM, devido as alterações hormonais.

#4 Primeiros Sintomas de Gravidez: Aréolas mais escuras

As aréolas dos seios escurecem no início da gestação devido aos hormônios que atuam sobre as glândulas mamárias, aumentando também o movimento nos seios.

Por isso, os seios ficam inchados logo nas primeiras semanas de gestação e, consequentemente, ficam doloridos também. Até mesmo a sustentação do sutiã incomodava, devido a sensibilidade que tive nos seios.

#5 Primeiros Sintomas de Gravidez: Corrimento rosado

Corrimento um um sutil sangramento pode ser a nidação. A nidação ocorre quando o óvulo fecundado se fixa na parede interna do útero e, isso, pode causar um leve sangramento.

Pode ser um muco rosado ou semelhante a borra de café, e dura no máximo 3 dias, sendo o mais comum sumir no mesmo dia. Inclusive, é comum que esse sintoma nos deixe confusas, pois normalmente ocorre bem próximo a data que a menstruação deveria vir.

#6 Primeiros Sintomas de Gravidez: Abdômen inchado

Ocorrem uma variedade imensa de modificações pélvicas no início da gestação, como aumento de fluxo de sangue, o aumento do útero, etc. No entanto, algumas mulheres não chegam a notar esse sintomal nas primeiras semanas de gravidez.

#7 Primeiros Sintomas de Gravidez: Cravos e espinhas

Esse sinal não é muito comum, mas pode ocorrer principalmente em mulheres que já têm a pele oleosa e a tendência a desenvolver cravos e espinhas.

Esses pontinhos incômodos surgem devido ao aumento da oleosidade da pele logo nas primeiras semanas de gestação, ocasionado por hormônios.

#8 Primeiros Sintomas de Gravidez: Cansaço e Fadiga

Não se trata de um cansaço comum e corriqueiro, como você já está acostumada a sentir após um dia cansativo de trabalho. No caso do cansaço de início da gravidez a sensação é de esgotamento físico.

É aquele cansaço que dificulta desde a saída da cama, até a resistência ao sono no meio da tarde. Isso ocorre devido os seus hormônios estarem em pleno vapor enquanto o seu corpo está trabalhando para se preparar para gerar uma  vida.

Esse processo acaba gerando um desgaste que pode absorver toda a sua energia. Você pode sentir esse cansaço, cerca de 2 semanas após a nidação.

#9 Primeiros Sintomas de Gravidez: Dor abdominal

A mamãe pode sentir fortes dores abdominais nas primeiras semanas de gestação, mais precisamente na parte baixa do abdômen. Embora a dor pareça com cólicas menstruais ela ocorre devido as transformações corporais para gestação do bebê.

#10 Primeiros Sintomas Gravidez: Constipação intestinal

O aumento do nível do hormônio progesterona no corpo da mamãe faz com que os tecidos do seu organismo fiquem mais frouxos, para facilitar a expansão do útero.

Esse resultado prejudica o desempenho do intestino, já que reduz a capacidade de retração. O resultado disso é um trânsito intestinal anormal é a prisão de ventre.

#11 Primeiros Sintomas de Gravidez: Enjoo matinal

O enjoo é um dos sintomas mais comuns de início da gravidez. Além disso, eles surgem rápido, logo após a nidação já pode ser sentidos, pois, estão relacionados a produção de hormônios, que entra em ritmo acelerado logo que o óvulo é fixado no útero.

Os enjoos podem ser apenas uma sensação de mal estar ou pode vir acompanhada de aversão a um determinado alimento ou cheiro.

Além disso, embora o enjoo matinal seja o mais comum, esse sintoma pode ocorrer a qualquer hora do dia, mas com mais intensidade pela manhã, devido o estômago estar vazio.

sintomas da gravidez
O enjoo e alguma sensação de mal estar, são sintomas comuns do início da gravidez

#12 Primeiros Sinais de Gravidez: Sonolência

A aumento de sono é muito comum na gestação. A mulher passa a sentir mais canseira devido as transformações aceleradas em seu organismo, conforme dito anteriormente. Este também é sintomas de gravidez antes do atraso.

Dessa forma, a necessidade de dormir mais, é inevitável, inclusive, porque as modificações hormonais também acabam impactando no sono da mamãe.

#13 Primeiros Sintomas Gravidez: Alteração no olfato e paladar

As mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação podem ocasionar mudanças olfativas e gustativas. As mulheres com esse sintoma sentem desejos alimentares ou podem sentir enjoo com determinados cheiros.

Tenho Muitos desses Primeiros Sintomas de Gravidez – Como Confirmar se Estou Grávida

É importante lembrar que nem todas as mulheres apresentam os mesmos sinais de gestação nas primeiras semanas e também casos raros de gestação sem sintomas.

Há ainda mamães que apresentam alguns ou todos os sintomas em diferentes estágios da gestação. Por isso, caso você esteja sentido sintomas suspeitos, o melhor a fazer é um teste de gravidez.

Pois, essa é a única maneira de confirmar se você está mesmo grávida ou não. Assim, você se livra da expectativa e se der tudo certo, já pode comemorar a grande novidade!

quais sao os primeiros sintomas da gravidez
Embora os sintomas sejam muito evidentes, somente o teste pode confirmar uma gravidez

Conclusão: E aí, Será que Você Vai ser Mamãe? Já Sente os Primeiros Sintomas da Gravidez?

Esteja você ou não planejando uma gravidez, tenho certeza que a sua expectativa diante dessa suspeita, é imensa! Afinal, não há como suspeitar de uma gravidez e não sentir que a vida acaba de ganhar um sentido totalmente novo.

Eu não planejei a minha gravidez para aquele momento, embora sempre tivesse desejado MUITO ser mãe.

Então, comecei a sentir alguns sintomas estranhos: alguns enjoos leves, os seios maiores e doloridos, menstruação atrasada e, principalmente, comecei a me incomodar muito com cheiros.

Eu cheguei a comprar um teste de farmácia e uma sexta-feira e, só tive coragem de fazê-lo na segunda-feira seguinte. Mas, para minha imensa surpresa, lá estavam os dois risquinhos vermelhos na fita do teste.


Diante da possibilidade de estar grávida, você pode se interessar também por esses outros temas:


A sensação foi única. Acho que mesmo que eu tenha uma nova gravidez, não sentirei mais aquela sensação. Por isso, recomendo que você curta e desfrute ao máximo esse momento tão especial da vida de qualquer mulher.

O começo de uma nova vida!

Eu senti que a minha vida mudou totalmente depois daquela confirmação e, acho que é assim com todas nós. É muita emoção, expectativa, medo, amor, enfim, tudo misturado e ao mesmo tempo!

Primeiros sintomas de gravidez
Primeiros sintomas de gravidez

Por isso, aproveite esse momento mágico. Não esqueça (por favor!!!) de compartilhar aqui nos comentários, quais são os seus sintomas e, se houver confirmação da suspeita, conte aqui!

Será um IMENSO prazer poder participar desse momento tão maravilhoso da sua vida! Boa sorte e muito amor e luz para você! s2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *