Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Sexo do Bebê: Já Dá Para Saber se é Menina ou Menino?

Qual o sexo do bebê? Menina ou menino? Príncipe ou princesa?

A ansiedade está rolando solta em você e na sua família, para descobrir qual é o sexo do seu bebê?

O sexo do bebê é a primeira coisa que vem na cabeça da mãe, assim que ela descobre a gravidez. Sim minha gente! É assim com todas nós! Ou pelo menos com a grande maioria!

Logo que descobrimos que tem um serzinho novinho em folha se formando dentro de nós, ficamos ansiosas para saber o sexo dele.

E que delícia que é esse mistério todo, e mais ainda a fase da descoberta! Não é mesmo?! Até apostas aqui na minha família rolaram… Foi diversão garantida!


É normal o bebê dormir muito? É normal o bebê dormir pouco? Entenda tudo sobre o sono do bebê e tire as suas dúvidas!


Sem contar que logo começamos a nos imaginar nas mais diversas situações tanto com uma menininha quanto com um menininho. É muito bacana essa fase da expectativa!

como saber o sexo do bebe menina ou menino
Saber qual é o sexo do bebê é uma das coisas mais marcantes e especiais da gravidez

E quando finalmente descobrimos se o enxoval será cor-de-rosa ou azul, parece que o amor por essa vidinha que estamos gerando se torna ainda mais palpável.

Tudo é pensado de uma forma diferente, tudo passa a ter um brilho diferente. Por isso, a descoberta do sexo do bebê é um dos momentos mais importantes durante a gestação

É uma loucura! Uma loucura super boa! Aí começam todos os preparativos para recebê-lo ou recebê-la. Com MUITO amor envolvido em cada detalhe!

Menina ou Menino: Que Mamãe não Deseja Descobrir o Sexo do Bebê

Gente, como é boa e mágica a fase em que descobrimos o sexo do bebê. E que mãe que não fica na ansiedade para saber logo?

Eu acho que até as que dizem que não estão ansiosas para saber, ou mesmo as que optam por não saber, fica SIM pensando nas possibilidades o tempo todo.

menino ou menina
Seja menino ou menina, o importante mesmo é venha cheio de saúde e paz!

Aliás, preciso confessar aqui que super admiro a determinação das mães que decidem por saber o sexo do bebê somente no nascimento. Eu tenho certeza que eu não conseguiria… Antes de eu ficar grávida eu já queria saber o sexo do bebê… (eu não sou ansiosa…kkkkk)…

Também acho super bacana as mães que dizem que “vindo com saúde, o que vier está bom”. Confissão número 2: eu tinha simmmm a minha preferência! Mas sempre me pegava pensando na segunda opção também… Vai que…

Quando dá para Descobrir o sexo do bebê?

A partir de cerca dos dois meses já dá para saber o sexo do bebê, dependendo do método utilizado. No entanto, o mais comum é saber com cerca de quatro meses. Agora em semanas, com 16 semanas é o auge para descobrir com certeza, qual o sexo do bebê.

Em semanas, você consegue saber através dos seguintes métodos:

  • A partir de 8 semanas: através de um exame de sangue chamado Sexagem Fetal (mas esse exame é caro, amiga!);
  • A partir de 10 semanas: através de um exame urina, que você compra em farmácia (mas o resultado não é 100% confiável, por isso, não saia fazendo enxoval!);
  • A partir de 10 semanas: através de um exame de diagnóstico pré-natal invasivo chamado Amniocentese. Mas esse é um exame de sangue que custa caro, e costuma ser recomendo somente nos casos em que o médico deseja confirmar alguma suspeita de síndromes congênitas, como a de Down;
  • A partir de 10 semanas: através da realização de um exame de biópsia, genético e invasivo. Porém, esse exame oferece certo risco ao bebê, portanto, é recomendado somente se houver outros motivos para tal, e não somente para descoberta do sexo;
  • A partir de 13 semanas: através do exame tradicional de ultrassom. Mas com esse tempo de gestação, a descoberta do sexo vai depender da perícia do médico que está realizando o exame, da qualidade do aparelho de ultrassom e também, da posição do bebê. Mas mesmo assim a chances de acertar o sexo são de 80%;
  • A partir de 16 semanas: através o exame de ultrassom tradicional, e agora sim com bastante certeza! Mas ainda dependendo da posição do bebê. Se o seu já for danado desde a barriga, ele pode se esconder e dificultar o exame! 😉
Sexo do bebe
Menina ou menino?

Métodos Científicos para Conhecer o Sexo do Bebê

Há alguns métodos científicos identificar o sexo do bebê. Veja quais são:

  • Amniocentese: trata-se de um exame invasivo realizado para identificar possíveis problemas congênitos no bebê, como a síndrome de Down. Mas como o exame consiste na extração de líquido amniótico com células fetais, é possível através do exame descobrir o sexo do bebê também.
  • Sexagem fetal: é um exame de sangue, cujo trata de um dos métodos mais habituais para determinar o sexo do bebê logo no início da gravidez. O exame consiste em recolher uma amostra de sangue da mãe, para análise de qual cromossomo o feto possui: Y (menino) ou X (menina).
  • Ultrassom: esse é sem dúvidas o método mais tradicional para descoberta do sexo do bebê. Para a mamãe e o papai, aquela imagem que aparece na telinha do aparelho de ultrassom, não parece nada além e um borrão pulsante. Mas o médico, com sua experiência e conhecimento, identifica com facilidade a genitália do bebê.
sexo do bebe ultrassom
O melhor mesmo é esperar para fazer o exame de ultrassom no momento certo, e descobrir o sexo do bebê
  • Exame de biópsia: através desse exame invasivo, semelhante à amniocentese, cujo principal objetivo é o diagnóstico de problemas genéticos, é extraída e analisada uma amostra do tecido que rodeia o feto e a placenta. Como a placenta possui a mesma composição genética das células do bebê, é possível identificar o sexo do mesmo.
  • Teste de farmácia: apesar de não ser um método totalmente confiável, ele é muito bacana e pode ser usado para aumentar as especulações a respeito do sexo do bebê. Mas lembre-se de confirmar o sexo com um exame de ultrassom, ok?

Métodos Caseiros para Conhecer o Sexo do Bebê

Além dos métodos científicos, há também os caseiros. Não vou julgar quem acredita, de fato, neles, ok? Fica a critério de cada um! Mas eu, particularmente acho melhor não levá-los tão a sério, para não correr o risco de se decepcionar.

Eu usei vários desses métodos na minha gravidez, com a minha família e amigas, mas mais como brincadeira, a fim de aumentar as especulações e divertir o pessoal.

Eu sempre costuma achar as crenças populares bacanas e interessantes, mas é claro, que não tão confiantes também. Mas para se divertir é bom! Por isso, eu recomendo sim!

Métodos caseiros

Teste da Couve-roxa: você deve ferver a couve e separar a água da fervura. Depois, misture algumas gotas do seu xixi nessa água (sim amiga, seu xixi!). Se a água adquirir um tom roxo, o seu bebê é um menino, mas se ficar rosada é uma menina.

Fórmula cigana: some a sua idade ao mês em que engravidou. Se o resultado for número par, é menino, se der ímpar, menina.

Prova do anel: coloque um fio em volta de um anel e peça para alguém segurar o fio com o anel sobre a palma da sua mão. Se o anel balançar de um lado para o outro, como um pêndulo, é porque você terá um menino. Mas se girar será uma menina.

Teste do alho: você deve comer um dente de alho (eita…). Se depois de comer, você notar que a sua pele emana um mau odor, é porque o bebê será um menino. Caso contrário, será uma menina.

Crendices populares

Os batimentos cardíacos do bebê:  há quem jure de pé junto que se o coração do bebê bater mais do que 140 vezes por minuto, trata-se de uma. Caso contrário: menino.

Formato da barriga: difícil é encontrar uma avó que não diga o sexo do seu bebê, a partir do formato da sua barriga. se a barriga estiver bem redonda o bebê é menina, e se for pontiaguda, menino.

Enjoos: é comum algumas pessoas dizerem que se houver bastante enjoos na gravidez, o bebê é uma menina. Se não houver muitos enjoos, é menino.

O rosto da mãe: dizem também que se o rosto da mãe está mais arredondado é porque está grávida de menina. Se o rosto da mãe não mudou, é menino.

Desejos de grávida: desejos de doces são dignos de bebê menina e de salgados, de menino (quanta criatividade, não é mesmo?!).

Pelos das pernas: dizem que quando a mulher fica mais peluda na gravidez, é porque terá um menino. Isso devido ao alto índice de testosterona em seu sangue. Bom, nesse caso, já não se trata taaaanto assim de crendice, né.

Temperatura dos pés: este método é simples. Basta observar se os seus pés ficam gelados durante a gravidez. Se sim, você terá um menino. Se não, será uma menina.

E essa Tal de Tabela para Saber o Sexo do Bebê?

Gente, eu já ouvi falar de tudo quanto é tabela para saber o sexo do bebê: Tabela Chinesa, Maia, Indiana, Lunar, enfim…

Eu consultei algumas, mas como já disse antes: métodos caseiros somente por curtição. Mas de qualquer forma, a tabela é bem bacana sim, e acho que vale a pena dar uma olhada.

sexo do bebe menino ou menina
A tabela para descobrir o sexo do bebê é mais uma brincadeira, por isso, cuidado para não acreditar demais no resultado

Brincadeiras que as Mamães Podem Fazer Para Descobrir o Sexo do Bebê

A brincadeira que está super e alta para revelar o sexo do bebê é o chá revelação. Funciona assim: os pais escolhem uma pessoa de confiança para buscar o resultado do exame que diz qual é o sexo do bebê.

Essa pessoa compra um bolo sendo que a cor da massa do bolo é o que revelará o sexo do bebê: se for rosa, é menina, se for azul, é menino.

No entanto, a cobertura do bolo precisa ser bem espessa e de cor neutra, pois, o suspense todo, ocorrerá na hora que os pais cortarem o bolo.

Então, os pais fazem uma reunião com os parentes e amigos mais próximos e cortam o bolo juntos, para então, descobrir qual o sexo do bebê. Ah: é muito importante que a pessoa que comprou o bolo, não conte para ninguém! 😉

Há ainda outras brincadeiras, como solicitar que alguém de confiança  pegue o resultado do exame, escreva num papelzinho e coloque dentro de uma bexiga. Depois, encha várias outras bexigas com papeizinhos brancos, e peça para os pais estourarem cada uma.

Enfim, basta usar a criatividade e aproveitar toda empolgação e entusiasmo do momento!

Sexo do bebe cha revelação menino ou menina
Príncipe ou princesa?

Conclusão: E Você, está Ansiosa para Descobrir o Sexo do seu Bebê?

Bom, agora que você já sabe algumas dicas caseiras  científicas para descobrir o sexo do bebê, você já pode começar as apostas… Aproveite esse momento para curtir muito junto com o papai e toda a família!

Esse é um momento muito especial da gravidez e, por isso, precisa ser bem comemorado.

qual sexo do bebe como saber
Menina ou Menino?Aproveite a fase da descoberta da gravidez para fazer brincadeiras e curtam muito!

Então, se você está ansiosa para descobrir o seu do seu bebê, torne esse momento bem marcante, criando brincadeiras e se preparando mentalmente para receber com todo amor e carinho, a notícia do sexo, independente de qual for.

Mas não se esqueça que é preciso dar uma segurada na ansiedade e não sair montando enxoval a partir de um exame de farmácia ou mesmo de uma simpatia de avó.


O blog está recheado de temas super interessantes para ajudar na sua gravidez. Veja:


E também, se submeter a um exame para descobrir o sexo, antes da décima sexta semana de gestação, eu acho exagerado. Afinal, nada que envolva qualquer mínimo risco ao bebê, deve ser considerado, durante a gravidez.

Como saber o sexo do bebê
Como saber o sexo do bebê

Segure a ansiedade e aproveite o momento!

Por isso, não se esqueça de que, às vezes, é preciso um pouco de paciência para matar a curiosidade e, finalmente, poder contar para todo mundo se vem menino ou menina por aí. Ah: além de até que enfim, poder chamar seu bebezinho pelo nome! 🙂

Menino ou menina, que venha cheeeeeeio de saúde!!! Mas e você, já sabe qual o sexo do seu bebê?

O que você gostaria que fosse: menino ou menina? Já pensou nos nomes? Conta aqui nos comentários, para as outras mamães super poderosas! É uma delícia bater papo sobre esse tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *