Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Sexo na gravidez: tudo que a mamãe e o papai precisam saber

Você e seu marido estão cheios de dúvidas sobre manter ou não a vida sexual durante a gravidez?

Pois, saiba que sexo na gravidez é um dos temas que mais geram dúvidas e insegurança entre as mamães e os papais.

Como o corpo da mulher passa por diversas transformações, é há aquele serzinho se formando ali na barriga, tão pertinho de onde todo o amor em si é realizado, é comum que as pessoas fiquem mesmo na dúvida sobre fazer sexo ou não.


Descubra dicas incríveis sobre a hora de montar o enxoval do bebê, tire suas dúvidas!


Sem contar as tantas coisas que ouvimos falar por aí, sobre “os riscos” de manter o sexo na gravidez.

Confesso que eu também tive algum receio na minha gravidez. Mas depois de conversar com a minha médica, pesquisar a respeito e esclarecer todos os pontos com o meu marido, chegamos a conclusão de que não havia problema nenhum.

Bastaria que tomássemos alguns cuidados, porque, realmente, posições acrobáticas não é uma boa ideia nessa fase. E assim a vida seguiu.

mamae_superpoderosa_sexo_na_gravidez_casal_duvidas
É comum os casais terem dúvidas e receios quanto ao sexo na gravidez

Por isso, trouxe essa matéria para você que também fica com um pezinho atrás na hora de ir para a cama! E que também, deve ter uma porção de dúvidas rolando aí na sua cabeça!

Então, dê uma boa lida nesse conteúdo! Aprenda como curtir a sua vida sexual da melhor forma, nessa fase tão bacana da vida do casal! 😉

Mulher grávida pode fazer sexo?

No geral, mulher grávida não só pode como deve manter relações sexuais. Isso porque o fato de manter a vida sexual ativa, ajuda a preservar saudáveis vários aspectos importantes. Alguns exemplos são a autoestima da mulher e a paixão e bom relacionamento do casal.

Além disso, o sexo libera hormônios que contribuem para o bem-estar da mulher como um todo.

Claro que há casos específicos que requerem uma atenção especial. O descolamento da placenta ou se um dos pais ter herpes, são exemplos. Aí sim o sexo deve ser evitado, mas com certeza o obstetra dará toda a orientação necessária sobre cada caso.

Mas em casos de uma gravidez sem riscos, o sexo pode ser praticado sim.

Inclusive, algumas mulheres tendem a se sentir feias e estranhas com todas as transformações que ocorrem no corpo durante a gravidez. Isso pode acabar impactando em sua autoestima e manter a vida sexual ativa, ajuda para que isso não ocorra.

Sexo na gravidez pode fazer mal para o bebê

O que alguns casais acabam temendo é que o sexo na gravidez possa prejudicar o bebê. Inclusive, há muitos ditos populares relacionados a isso. No entanto, trata-se de uma grande bobagem. O sexo não influencia em nada, pois, a penetração não chega nem perto do bebê.

mamae_superpoderosa_sexo_na_gravidez_bebe_barriga
O bebê não sente absolutamente nada durante a relação sexual. É tudo mito

Mesmo se o papai ficar por cima da mamãe durante a relação, os dois podem ficar tranquilos. Isso porque há um espesso tampão de muco que fecha o colo do útero, além de ajudar a protegê-lo contra infecções.

Sem contar, que há também a placenta e os fortes músculos do útero, cujos ajudam a proteger o bebê.

O que muda no sexo na gravidez?

O pode mudar no sexo quando a mulher está grávida é a vontade e a disposição dela para manter as relações sexuais. Isso porque a mulher tende a se sentir mais cansada. Por isso, em alguns casos, a frequência das relações pode diminuir.

No entanto, com o aumento dos hormônios, algumas mulheres podem ficar com a libido bombando.

Assim, elas tendem a querer manter relações com mais frequência do que antes de engravidar. Enquanto outras, podem perdê-lo totalmente e não querer nem pensar em sexo.

Há ainda os casos de enjoos, em que a mulher acaba sentindo enjoo com o cheiro do marido. Com certeza, isso dificultará ainda mais as relações.

Além disso, pode ser que pelo peso da barriga, algumas posições acabem sendo incomodas. Aí é preciso mudar a posição até encontrar a melhor para o casal. Inclusive, dependendo do estágio da gravidez, a barriga permitirá poucas posições mesmo.

Melhores Posições Sexuais para a Grávida

Se a mulher tiver disposição, nada impede que o casal mantenha as posições que já estejam acostumados. Ou até mesmo, que tentem posições novas.

mamae_superpoderosa_sexo_na_gravidez_posicao
Algumas posições podem ser mais confortáveis para a mulher, tornando o sexo mais agradável para o casal

Mas, há algumas posições que costumam ser sugeridas até mesmo pelos médicos. Pois, costumam ser mais confortáveis para a mulher, principalmente depois que o barrigão já está em evidência:

  • Papai e mamãe: essa é a posição tradicional, de quando o homem fica por cima da mulher. Para a mulher é bacana porque ela fica deitada e não precisa se esforçar em nada. Mas pode ser que seja possível manter essa posição somente no início da gravidez, pois, quando a barriga crescer, pode ser que fique desconfortável para os dois;
  • Na beirada da cama: é como a posição papai e mamãe, mas ao invés de se deitar por cima, o marido fica em pé fora da cama e a mulher fica deitada na beirada da cama.
  • De lado/conchinha: essa posição costuma ser a melhor e pode ser mantida tranquilamente até o final da gravidez. Pode ser que o peso da barriga para o lado incomode, mas para isso, basta colocar um travesseiro embaixo dela.
  • Mulher por cima: nessa posição a barriga também não atrapalha em nada. No entanto, a mulher tem que se movimentar e isso pode acabar sendo cansativo, se a barriga estiver muito grande.

Não tenho estado a fim de sexo na gravidez. Isso é normal?

Sim, isso é normal e é comum. Assim como também pode acontecer de a mulher sentir muito mais desejo sexual do que antes de engravidar. Essas alterações se dão por conta dos hormônios produzidos durante a gravidez.

Sem contar os enjoos, possíveis cólicas, dores no seios, cansaço e até mesmo autoestima baixa por conta das tremendas transformações no corpo. São muitos impactos físicos e emocionais que a gravidez trás, por isso, não estranhe se o desejo sexual aumentar.

Converse com seu marido e explique o que acontece. No entanto, se for possível, tente manter as relações para que você se sinta melhor. E também, para manter a intimidade e cumplicidade do casal, aquecidos.

Sexo na gravidez: desejo sexual dos homens muda durante a gestação

Pois é, isso também pode acontecer sim. E também é normal.

Os homens podem ter seu desejo sexual afetado principalmente pelo medo de prejudicar o bebê ou a mulher, de alguma forma. Devido a esse medo, ele pode não conseguir se soltar durante a relação, fazendo com que se sinta ainda mais frustrado.

Por isso, é importante que haja muito conversa aberta entre o casal. Assim, ficará muito claro o que um espera do outro, e principalmente a compreensão do outro em relação ao sentimentos e receios de cada um.

mamae_superpoderosa_sexo_na_gravidez_casal_barriga
É preciso conversar bastante para que ambos exponham seus sentimentos e alinhem suas expectativas

Casais que são bem parceiros e resolvidos, com certeza, tendem a ter mais tranquilidade e facilidade para administrar todas essas transformações que a gravidez causa.

E mesmo nos momentos que o desejo faltar, conseguirão  manter a intimidade. Mesmo que apenas trocando carícias e palavras de afeto, independentemente de ocorrer ou não o contato sexual, de fato.

Sexo na gravidez: o bebê sente alguma coisa?

Não. Apesar de com certeza você já ter ouvido por aí que o bebê “leva uns cutucões” durante a relação sexual (não tem como não achar a cena engraçada…rsrs). Acredite: o bebê não sente absolutamente nada!

Como já citei aqui, o bebê fica mega super protegido dentro da barriga da mãe. Por isso, apesar de ele estar crescendo ali tão pertinho de onde tudo acontece, ele não fica sabendo de nada.

A não ser, se estivermos falando do que o bebê sente emocionalmente. Porque aí sim, pode-se dizer que ele sente todo o bem-estar, relaxamento e amor que a mamãe dele sente, durante e após a relação sexual.

Tudo isso, graças ao hormônio ocitocina, que está relacionado ao sentimento de prazer e satisfação! Legal, né?! 😉

Grávida pode ter relação até quantos meses

Não existem restrições em manter relação sexual quanto ao estágio da gravidez. O sexo na gravidez pode ser mantido durante toda a gravidez, desde que o casal queira, consiga e não haja nenhuma restrição médica.

No entanto, no final da gravidez é comum que o ritmo diminua. Pois, a barriga já pesa bastante e a mulher tende a se sentir muito cansada. Além disso, há muitos casos em que a mulher já não consegue mais dormir bem, e por isso, acaba ficando mais indisposta ainda.

O lance aqui é não forçar os seus limites, e por mais que vocês estejam afim, pode ser melhor dar uma segurada na onda nessa reta final, ou então, improvisem uma brincadeirinha mais light, mas que alivie a vontade. Imaginação a postos!

Contraindicações para o sexo na gravidez

Como dito anteriormente, infelizmente há sim alguns casos que impossibilitarão o papai e a mamãe de continuar as “festinhas” durante a gestação.

Há alguns casos em que o sexo não é permitido somente por algum período. Mas, há casos mais sérios em que é preciso evitar durante toda a gestação.

Veja alguns casos de contraindicação:

  • Quando há problemas como descolamento da placenta ou placenta prévia;
  • Se ocorreu ou ocorre algum sangramento vaginal (inclusive, o médico deve ser informado imediatamente);
  • Caso tenha ocorrido dilatação do colo do útero;
  • Se um dos parceiros tiver herpes ativa;
  • Caso haja insuficiência cervical;
  • Se houver ruptura prematura de membranas;
  • Caso haja trabalho de parto prematuro.

Lembrando ainda, que é de suma importância manter um acompanhamento médico adequado durante a sua gestação. Informe sempre ao seu médico sobre qualquer coisa de diferente que você sinta durante ou após a relação sexual.

Ninguém melhor do que seu médico para indicar o que pode ou não ser feito durante a sua gestação, ok?!

Conclusão: Esclareceu suas dúvidas sobre sexo na gravidez?

Agora você sabe que não há problema nenhuma em manter o sexo na gravidez, e que na verdade, isso pode ser ótimo para seu bem-estar, sua autoestima e seu relacionamento.

Então, aproveite ao máximo e se a sua libido estiver em alta, com essa produção de hormônios em ritmo acelerado dentro de você, aproveite!

mamae_superpoderosa_sexo_na_gravidez_casal
Aproveite os momentos de intimidade com seu marido, pois, depois que o bebê nasce, fica mais complicado

Além disso, minha amiga, devo lhe dizer que as coisas complicarão um pouco depois que o bebê nascer, e talvez, até seu filho fazer uns 18 anos ainda vai ser um pouco complicado… 😮


Tem muitas outras dicas bacanas no blog, que você vai curtir muito também. Veja algumas:


Tem que esperar a criança dormir, despachar ela para brincar na casa dos avós ou então dar uma escapadinha rápida sempre que for possível. Por isso, aproveite enquanto são só vocês dois! 🙂

De amiga para amiga

Agora falando “entre nós”, se você realmente não estiver afim, estiver se sentindo mal e quiser dar um tempo nas brincadeiras, converse bastante com o maridão.

Tenho certeza que falando com amor e explicando direitinho as suas razões, ele entenderá e ficará tudo bem.

Afinal, a prioridade agora é que você e bebê estejam bem fisicamente e emocionalmente para que o filho de vocês chegue ao mundo cheio de saúde e da melhor forma possível, não é mesmo?!

Mas é claro que se para você se sentir bem fisicamente e emocionalmente, for preciso uma boa sessão de sexo caprichado, então minha amiga, puxe o maridão pela camisa e DIVIRTAM-SE!

Então, muito sexo, amor e paixão para vocês, e não se esqueça de escrever aqui nos comentários contando com é a sua vida sexual, suas dúvidas, enfim, compartilhe comigo e as outras mamães super poderosas, como tem sido o sexo na gravidez para você!

2 Comentários

Comentário e Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *