Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Som do útero materno para acalmar o bebê – mito ou verdade?

Já ouviu dizer que o som do útero pode ajudar a acalmar o bebê quando ele estiver chorando?

O som do útero pode parecer um som estranho para nós. Porém, parece que para o bebê é o melhor som do mundo!

Mas, pense que, alguns sons do nosso cotidiano, como o som de carros passando, o som da chuva caindo, o som da respiração do nosso marido ao lado na cama, enfim, são sons tão comuns que acabam sendo confortantes, de alguma forma.

Assim, fica mais fácil para entender porque o som do útero pode sim ser confortante para o bebê. Mas, será que isso é verdade? Será mesmo que o som do útero é capaz de acalmar o bebê?


Você está cientes sobre quais vacinas precisam estar em dia durante a gravidez? Saiba mais e descubra se você está totalmente segura!


Bom, eu já ouvi muito falar sobre isso. Sem contar que, se tratando de bebê que chora sem parar, a gente costuma tentar de tudo quanto é possível para tentar resolver o problema! Experiência própria!

Por isso, acompanhe o conteúdo que eu trouxe aqui nesse artigo. Vamos entender sobre esse tema, esclarecer se esse som é mesmo capaz de tranquilizar o recém nascido e como isso é possível.

Som do útero usado para acalmar o bebê: verdade ou mentira?

Verdade! O som do útero ajuda o bebê a se acalmar devido dar a ele a impressão de que ele ainda está protegido dentro da barriga da mãe.

Essa descoberta surgiu recentemente, a partir de alguns estudos que comprovaram que o som do útero causa mesmo um efeito calmante no bebê.

Quando o bebê está dentro da barriga da mãe ele ouve os sons do corpo da mãe funcionando, como o coração dela batendo e, também, alguns sons externos como a voz da mãe. Inclusive, o bebê consegue reconhecer alguns desses sons externos, após o nascimento.

O corpo da mamãe se movimenta o tempo todo, mantendo o som constate do coração, do fluxo sanguíneo pelo corpo e até do funcionamento do estômago, chegam ao útero e acabam por se tornar um som familiar para o bebê.

Todos esses sons fazem com que o bebê se acostume em ficar nesse meio e, mais importante que isso, faz com que ele sinta protegido e tranquilo.

mamae_super_poderosa_som_do_útero_bebê_no_útero
Dentro do útero o bebê ouve os sons do corpo da mãe funcionando, mas também ouve a voz da mãe e até do pai

Como acalmar o bebê com o som do útero

Graças a tecnologia, é possível encontrar facilmente na internet, vídeos que reproduzem o som do útero. Dessa forma, basta reproduzi-los próximo ao bebê, através de um celular ou mesmo uma caixa de som

mamae_super_poderosa_som_do_útero_bebê_dormindo
O som do útero é tão calmante para o bebê que o ajuda a dormir mais facilmente

Som do útero da mãe pode fazer mal para o bebê?

Embora a criança esteja habituada com o som do útero, não coloque o aparelho muito próximo ao ouvido do bebê e muito menos com o volume alto. O ouvido do bebê é ainda mais sensível do que o de uma criança e sons altos podem prejudicá-lo.

Utilize o som do útero apenas na hora em que o bebê for dormir e estiver com dificuldades para pegar no sono. Pode ser usado também quando o bebê estiver agitado e nervoso.

O que a ciência diz sobre o som do útero da mãe para acalmar o bebê?

Os médicos apostam na utilização do som do útero para acalmar o bebê. Afinal, além dos sons do funcionamento do corpo da mãe, o bebê também escuta seus movimentos dentro da bolsa amniótica, como do seu corpinho se movimentando no líquido.

Devido o bebê estar habituado a esses barulhos durante a gravidez, ao ouvir um som semelhante após ter nascido o bebê tende a se acalmar imediatamente. Isso porque, ele reconhece o som familiar de um local em que ele estava acostumado a viver.

Por que os bebês choram tanto nos primeiros meses?

Durante os primeiros meses de vida do bebê, pelo menos os três primeiros meses, costuma ser uma fase complicada para ele. Essa é a fase de adaptação dele ao novo ambiente e, costuma ser uma adaptação difícil.

Afinal, é uma mudança brusca tirá-lo do ambiente aconchegante e tranquilo da barriga da mãe, para a doideira do ambiente externo. Por isso, fazê-lo se sentir novamente dentro da barriga é uma tática infalível para acalmá-lo.

Além disso, os bebês recém nascidos são normalmente chorões. O meu bebê chorou MUITO. Por três meses. E o pior é que eu descobri que isso é comum, pois, as cólicas acometem a maioria dos bebês.

mamae_super_poderosa_som_do_útero_bebê_chorando
Alguns bebês tendem a chorar muito, principalmente os que têm cólicas

Embora as cólicas sejam incomodas, o som do útero pode ajudar e muito, a acalmar os bebês chorões.

Aparelho que reproduz som do útero materno

Os sons produzidos pelo corpo da mãe enquanto está funcionando são chamados de white noise (barulho branco). Esses sons costumam ser constantes, baixos e repetitivos, assim como sons do funcionamento do aspirador de pó ou do liquidificador.

Por isso, é possível reproduzir também o som do útero: também se trata de um som constante e repetitivo. Dessa forma, muitos pais têm utilizado aplicativos de celular que reproduzem o som do útero.

Para conhecer esse som você pode prestar mais atenção no barulho, quando for realizar um exame de ultrassom. Na verdade, não se trata do som exato de como é dentro do útero. Mas dá para ter uma ideia.

mamae_super_poderosa_som_do_útero_ultrassom
O exame de ultrassom consegue demonstrar um pouco como é o som dentro do útero

Som do útero materno – vídeos

Bendita seja a tecnologia! Afinal, é através dela que foi possível essa descoberta, sobre o som do útero acalmar o bebê. Além disso, é graças a tecnologia que você pode encontrar facilmente, vídeos na internet que reproduzem uma simulação do som do útero.

Algumas sugestões são:

https://www.youtube.com/watch?v=K0I8UHT2Nz4

Conclusão: e aí, gostou de saber que o som do útero pode acalmar o bebê?

Chega a ser mágico pensar que o bebê está ligado a mamãe, de tal forma que o som de seu corpo funcionando é o melhor som para tranquilizá-lo. Não é mesmo?!

Eu acho isso muito lindo e incrível! Uma verdadeira prova de que o bebê é mesmo uma parte da gente!

Na internet você encontra alguns áudios que reproduzem o som do útero materno até mesmo por horas.

E o que eu achei ainda mais incrível é que diversas mamães confirmam que, ouvindo o som do útero, seus bebês pararam de chorar, mesmo se estivessem com cólicas, e dormem facilmente e rapidamente, com apenas alguns segundos ouvindo o som do útero.

Por isso, é preciso levar a sério essa ligação que temos com nossos pinguinhos de gente e usar sim, tudo que podemos para deixá-los ligados em nós e fazê-los se sentir seguros e protegidos.

mamae_super_poderosa_som_do_útero_bebê_dormindo_2
O bebê precisa se sentir seguro e confortável para dormir bem

Lance mão do som do útero, já!

Portanto, se o seu bebê chora muito (o meu chorou 3 meses sem parar!), faça com que ele ouça o som do útero e tire a prova você mesma! Use a tecnologia a favor do bem-estar de vocês!

Afinal, bebê que chora e não dorme, não sofre sozinho, mas faz com que toda a família sofra junto, principalmente a mãe!


Conheça alguns outros artigos bacanas para auxiliar as mamães super poderosas:


Conte aqui o que você acha da ideia de acalmar o bebê com o som do útero: você acredita? Você já testou essa técnica?

Compartilhe suas opiniões aqui e deixe também os seus comentários sobre o artigo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *