Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Ultrassom Morfológico: O que é, Qual a sua Importância e Quando Fazer

Já ouviu falar em ultrassom morfológico mas não sabe o que é e nem para quê serve?

O ultrassom morfológico é um exame muito importante. Ele é capaz de identificar algumas deficiências na formação do bebê, logo no início da gravidez, que vão definir como será o desenvolvimento do feto e da gestação em si.

Por isso, é muito importante que esse exame seja feito e que, a mamãe conte com um médico experiente para verificar o exame e lhe dar o resultado.

No entanto, de maneira geral, é um exame muito bacana, pois, você poderá ver como está se formando o bebê, além de ter chances de descobrir  sexo.

Eu nunca tinha ouvido falar nesse exame até saber que teria que fazê-lo no meu pré-natal. Aliás, vale lembrar que, esse é um exame padrão de um bom pré-natal, sendo que, na verdade, o nome do exame é que é um pouco estranho.


A alimentação na gravidez é um ponto que precisa ser levado a sério. Por isso, é preciso entender bem o que é indicado comer ou não.


Então, quando eu fui me informar sobre o exame, eu descobri o quanto ele realmente é importante para averiguar o desenvolvimento inicial do feto, em relação a formação de todo o seu corpinho.

O exame foi bem tranquilo e achei que, nada mais é do que um ultrassom normal.

Acredito que o aparelho utilizado, a técnica do médico e até mesmo a sua experiência com esse tipo de exame, para examinar cada partezinha do corpo do bebê, é o que o diferem de um ultrassom corriqueiro.

Acompanhe então esse conteúdo e, espero que você esclareça todas as suas dúvidas sobre esse exame!

O Que é Ultrassom Morfológico

O ultrassom morfológico é um exame de rotina do pré-natal e, que normalmente é feito no terceiro mês de gestação. Ele é indicado para avaliar o desenvolvimento do bebê nos detalhes, medindo o seu corpinho e avaliação a formação de cada membro e órgão.

Outro ponto importante é que esse exame detecta a posição da placenta no útero. Isso é importante para determinar as possibilidades de tipo de parto.

Inclusive, é possível descobrir o sexo do bebê nesse exame. Por isso, eu considero a realização do ultrassom morfológico, um momento muito marcante e especial da gestação.

o que é ultrassom morfologico
O exame de ultrassom morfológico é um exame muito importante do pré-natal

Para que Serve o Ultrassom Morfológico?

O exame de ultrassom morfológico é muito importante, pois, verifica detalhes do desenvolvimento do bebê, como:

1 – A formação e as medidas da cabeça do bebê

Nessa fase, já é possível identificar problemas graves de formação cerebral, embora os mesmos sejam raros.

3 – O rostinho do bebê

Além de verificar as conformidades na formação dos olhinhos, nariz e boca, é possível verificar se há a fenda labial conhecida como lábio leporino. Se o exame contar com imagem em 3D e 4D, então, a visualização do rosto do bebê fica melhor ainda.

Ultrassom bebe 3d
Ultrassom 3D

4 – O desenvolvimento da coluna do bebê

Essa verificação é importante para ter certeza de que todos os ossos da coluna vertebral estão alinhados e de que a pele cobre a parte final da mesma, perto do bumbum.

5 – O coração do bebê

Nesse estágio da gestação já é possível ver as quatro câmaras do coração. Os dois átrios (parte superior) e os dois ventrículos (parte inferior) devem ter o mesmo tamanho.

O médico também avalia se as válvulas estão funcionando normalmente, pois, elas devem abrir e fechar a cada batida do coração. Além disso, ele examina também as principais veias e artérias do coração.

6 – O estômago do bebê

Nessa fase ele ainda é uma bolinha escura, porque está cheio do líquido amniótico, que o bebê engole. Mas o médico verifica se essa bolinha está bem formadinha, mas dimensões esperadas.

ultrassom bebe gestacao

7 – Os rins do bebê

O médico observa a existência dos dois rins e, se o xixi está passando pela bexiga do bebê. Pois é, se você não sabia, o bebê já faz xixi dentro da barriga, sendo que o xixi é composto de líquido amniótico, o qual ele ingere novamente durante toda a gestação.

8 – Toda a parte externa do corpinho do bebê

Os braços, as pernas, as mãos e os pés do bebê, bem como a contagem dos dedinhos, são avaliados também. Assim o médico detecta se todas as partes do corpinho estão se desenvolvendo como esperado.

9 – A posição da placenta

A placenta pode ficar localizada na parede anterior ou na parede posterior do útero, normalmente mais para o alto. Se a placenta estiver baixa, próxima da entrada do colo do útero, trata-se de uma placenta prévia.

Nesse caso, será preciso realizar um novo ultrassom próximo ao parto, para verificar se a placenta mudou de lugar e um parto normal será possível. Pois, normalmente a placenta muda de lugar sozinha, permitindo que o parto ocorra através da vagina.

10 – O cordão umbilical

O cordão umbilical e seus três vasos sanguíneos, sendo duas artérias e uma veia, são verificados também. Mas essa verificação mais profunda, é possível somente se o ultrassom for realizado com doppler.

Esse exame verifica se o cordão está com uma boa formação e onde ele está localizado. Inclusive, não se preocupe se ele estiver enrolado no bebê. Isso é comum e não costuma trazer problemas.

11 – O líquido amniótico

O médico analisa a quantidade de líquido amniótico, cujo deve ser suficiente para que o bebê se movimente com liberdade. Pois, o bebê fica “nadando” dentro da barriga da mamãe, até nascer. Que fofura!

12 – O fluxo sanguíneo nas artérias uterinas

Por fim, o médico verifica o fluxo de sangue nas artérias do útero da mãe. Essa verificação é muito importante, pois, o fluxo de sangue pode indicar risco de pressão alta no fim da gestação.

A Importância do Ultrassom Morfológico

O ultrassom morfológico é um exame de extrema importância para averiguar como está a formação do bebê. Pois, ele pode determinar que a gestação tenha um acompanhamento médico diferenciado, caso o médico detecte alguma coisa diferente durante o exame.

Assim sendo, trata-se também de um exame que indica como deve ser o acompanhamento da gestação e, por isso, precisa ser feito e levado a sério.

Como é Feito o Ultrassom Morfológico

O médico espalha um gel transparente à base de água na barriga e região pélvica da mamãe. Assim, o aparelho de sonda que é utilizado pelo médico, deslizará com facilidade para transmitir as ondas sonoras e imagens para o aparelho do exame.

As imagens capturadas pela sonda são exibidas em um monitor, cujo possibilita que o médico avalie o bebê.

Mas, como esse exame inclui a avaliação do colo do útero, é realizada também a ultrassonografia transvaginal, com o auxílio de uma sonda própria, que é introduzida na vagina da mamãe. No geral, o exame é indolor e demora m em média, 45 minutos.

ultrassom bebe 2 trimestre
O exame morfológico é muito parecido com o ultrassom normal

Qual a Diferença do Ultrassom Morfológico do Ultrassom Normal?

É muito comum que haja essa dúvida, sobre a diferença dos exames. Até porque o aparelho utilizado em ambos, parece o mesmo. No entanto, a diferença está na maneira como o médico avalia o bebê e no que ele avalia.

O ultrassom normal, chamado obstétrico, tem como objetivo acompanhar basicamente o desenvolvimento do feto, observar a localização da placenta e averiguar a quantidade de líquido amniótico.

Como essas coisas precisam ser avaliadas diversas vezes durante a gestação, é normal o médico solicitar esse exame mais do que uma vez.

Já o ultrassom morfológico faz uma avaliação detalhada da anatomia fetal, além de diagnosticar sinais de possíveis doenças genéticas. Exame exame possibilita a descrição detalhada do feto.

Por isso, é comum que esse exame seja realizado somente duas vezes durante a gestação, uma entre a 11ª e 14ª semana e outro entre a 20ª e 24ª semana.

Além disso, o médico que o realiza precisa ser especialista nesse tipo de exame, para assim, pode averiguar toda a anatomia do bebê com precisão e fazer os diagnósticos adequadamente.

ultrassom bebe
O exame de ultrassom morfológico é feito por um profissional especializado nesse tipo de exame

O Que Vou Conseguir Ver na Ultrassonografia Morfológica?

Esse exame é uma oportunidade linda de ver o seu bebê pela primeira vez. Até porque, no terceiro mês, a imagem dele dentro da barriga caberá inteira na tela do exame.

Posso garantir que vem muita emoção por aí! Eu me emocionei demais quando realizei esse exame. Assim como meu marido e minha mãe. Ah, é bacana pedir para que o médico grave o exame. Muitos laboratórios já até oferecem esse serviço.

Além disso, alguns imprimem até foto, sendo que, se o aparelho de exame for 3D, a foto sai muito nítida.

ultrassom morfologico
O ultrassom morfológico em 3D permite que o bebê seja visto em uma resolução muito boa

No começo do exame parece que tudo não passa de um borrão na tela, mas o médico poderá te explicar o que é cada parte do corpinho e, aos poucos, você identificará todo o bebê.

Porém, nem sempre é possível ver com tanta nitidez ou, nem sempre o bebê fica em uma posição boa. Mas não fique triste! O momento, por si só já é extremamente marcante e especial.

Além disso, o bebê pode não facilitar na hora de descobrir o sexo.

Enfim, tudo o que for a parte óssea do bebê aparecerá em branco na tela.
Os tecidos aparecem num tom acinzentado, pontilhado e irregular. Já o líquido amniótico, aparece em preto.

Como se Preparar para o Ultrassom Morfológico?

Não há necessidade de nenhum preparo para a realização do exame.

No entanto, é recomendado que a gestação vá acompanhada do marido ou parentes, para, caso haja algum indício de problemas com a formação do bebê, o médico possa conversar com ambos.

Além disso, uma companhia também apoiará a mamãe nesse caso. Sem contar que, falando na parte boa, é uma delícia poder compartilhar esse momento tão lindo com pessoas que também estão ansiosas pela chegada do bebê.

De maneira geral, é importante que a mamãe siga à risca todas as recomendações do seu médico e cuide-se bem durante a gestação. Assim, ela pode garantir mais facilmente uma gravidez tranquila e um bebê saudável.

Se o Ultrassom Morfológico for Normal, quer Dizer que o Bebê Vai Nascer Normal?

Tudo indica que sim, pois, a grande maioria de problemas mais graves na formação do bebê, costumam ser vistas nesse exame. Por isso trata-se de um exame tão importante.

Caso haja a suspeita de algum problema detectado no exame, é normal que o seu médico solicite a repetição do exame, e mantenha um acompanhamento mais intenso da sua gestação.

Como por exemplo, recomendar exames complementares, observação e repouso, ou que o parto ocorra em um hospital que disponha de UTI neonatal.

Qual a Época Certa de Fazer o Ultrassom Morfológico?

Normalmente esse exame é solicitado duas vezes durante a gestação: entre a 11ª e 14ª semana e outro entre a 20ª e 24ª semana. No entanto, o seu médico te orientará direitinho.

ultrassom morfologico

Quanto Custa o Ultrassom Morfológico

O valor do exame dependerá de muitas coisas, como do laboratório que você escolher e, até mesmo, da cidade em que você o fizer. Mas em média, o ultrassom morfológico costuma custar cerca de R$ 200,00.

Conclusão: Entendeu a Importância do Ultrassom Morfológico?

Eu gosto de pensar que, tudo o que puder ser feito para garantir uma gravidez saudável e tranquila, deve ser feito. O pré-natal deve ser levado muito a sério e, todos os seus exames, feitos direitinho.

Assim, você conseguirá saber como o seu bebê está se desenvolvendo e, evitar sustos e surpresas.

Claro que antigamente não eram exigidos todos esses exames que são pedidos hoje em dia. Mas também, nem havia tecnologia suficiente para isso, na época em que eu nasci, por exemplo.


Descubra outros temas que podem ser do seu interesse:


E ainda assim, graças a Deus, as crianças nasciam da melhor forma possível, para a época. No entanto, se hoje temos tanta modernidade disponível aí, para nos ajudar a acompanhar tão bem as gestações, porque não usar e abusar delas?

ultrassom trimestre bebe
É muito importante realizar todos os exames necessários, para garantir que está tudo bem com a gestação

Portanto minha amiga mamãe super poderosa, não vacile e faça todos os seus exames direitinho! Você viu o quanto o ultrassom morfológico é bacana e importante, não é mesmo?!

Se tiver alguma dúvida, escreva aqui e, também não deixe de escrever os seus comentários sobre o tema! Interaja com as outras mamães super poderosas e vamos discutir mais sobre o tema! Uma excelente gestação para você! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *