Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Umbigo do Bebê: Aprenda como cuidar corretamente

Você sabe quais são todos os cuidados necessários para cuidar do umbigo do recém nascido?

O umbigo do bebê precisa ser cuidado direitinho. Eu confesso que morria de aflição só de olhar para ele, pois, eu não sou muita fã de machucados e feridas. Me dá um certo mal estar.

Por isso, contei com a super ajuda da minha mãe e do maridão, para dar conta do recado com os cuidados com o umbigo do bebê aqui em casa.

Claro que quando não tinha opção eu mesma deixava bem limpinho e sequinho, assim como nos ensinaram na maternidade, mas fazia com algum medo.


Você tem dúvidas sobre o parto normal? Entenda tudo sobre ele aqui e tire as suas dúvidas!


No final das contas, o umbiguinho caiu e eu vi que não era todo esse bicho de sete cabeças que eu estava imaginando. O coto do meu bebê caiu e eu notei que o umbigo dele ficou “gordinho”.

Aí começa outra história: um tal de “coloca isso, coloca aquilo” para que o umbigo dele fique para dentro. Por favor mamães! Não façam isso! Eu não fiz e não recomendo! Se o bebê está saudável, é isso que importa!

Enfim, pesquisando na internet e conversando com o médico e outras mães, eu vi o quanto é importantíssimo cuidar bem do umbigo do bebê.

Inclusive, foi pensando nisso, e também, nas várias mamães super poderosas que me questionam a respeito, que decidi trazer esse conteúdo para você. Vamos entender melhor por que os cuidados com o umbigo do bebê são tão importantes? Bora!

Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical?

O cordão umbilical é o verdadeiro elo entre o bebê e mãe. Afinal, é ele que liga o bebê à placenta dentro do útero, e consequentemente, é o responsável por nutrir o bebê e levar oxigênio para que ele sobreviva dentro da barriga e se desenvolva.

Então, o cordão umbilical é cortado quando o bebê nasce, pois, o bebê não precisará mais dele fora da barriga. Porém, um pedacinho dele, de cerca de 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido. Por que será?

mamae_superpoderosa_umbigo_do_bebe_umbigo
Após o corte do cordão umbilical, é normal que fique uma pontinha dele presa ao bebê, chamada coto

A principal razão de os médicos deixarem esse pedaço do cordão umbilical ainda ligado ao bebê, é que não é possível retirar o cordão completamente sem causar uma lesão da barriga do bebê.

Essa tentativa pode ocasionar uma hemorragia, inclusive, pois, o umbigo do bebê está aberto (lembre-se que ele recebia os nutrientes da placenta, por lá!).

Portanto, é importante deixar esse pedacinho até que o umbigo em si se cicatrize e feche, e o coto caia naturalmente. Coisas da natureza, que são perfeitas, como têm que ser!

Com quantos dias cai o umbigo do bebê

É bem comum que o umbigo do bebê caia entre 10 e 21 dias depois do seu nascimento. Antes de cair, o coto umbilical vai secar, ficando escuro até cair. No umbigo ficará uma pequena ferida, que dentro de uma semana e meia no máximo, tende a cicatrizar.

No entanto, pode ser sim que o coto demore mais de 21 dias para cair. Desde que o umbiguinho esteja visivelmente bonitinho e seco, não há problema nenhum.

É normal que em alguns bebês demore mais para que o umbigo caia. Isso pode ocorrer devido o umbigo ser um pouco mais grosso e demorar mais para desprender.

Ou ainda, o umbigo pode apresentar consistência gelatinosa, que também é normal (desde que não seja purulenta!). Em ambos os casos pode demorar até 30 dias depois do nascimento, para que caia.

Para ajudar na cicatrização deixe o umbigo bem limpo, seco e AREJADO. Não faça curativos ou tampe a região de alguma forma.

Mas lembre-se: caso haja alguma secreção ou qualquer outro sinal estranho, é bom consultar o pediatra. Da mesma forma, se demorar muito mais do que 21 dias para cair.

Ah, outra coisa: JAMAIS e em hipótese alguma tente arrancar o coto ou forçar que ele se solte! Confesso que diante da aflição que eu tenho com umbigos, eu fico com um nó no estômago, só de pensar nessa possibilidade.

Essa atitude, além de causar algum desconforto no bebê, poderá causar sangramento e até mesmo infecções. Por isso, o coto precisa cair naturalmente, conforme o buraco do umbigo for cicatrizando e fechando. Deixe a natureza agir!

É normal o umbigo do bebê sangrar antes de cair?

Muitas mães ficam aflitas quanto notam que o umbigo do bebê está sangrando. No entanto, isso é comum e normal, pois, trata-se de uma ferida que está cicatrizando.

O importante é redobrar os cuidados com a higienização quando tiver algum sanguinho em vista. Faça mais curativos e fique de olho. O que não pode é sangrar em excesso ou por muito.

Uma coisa importante para ressaltar aqui, é que apesar de sangrar o umbigo do bebê não dói. Toda a região do umbigo não possui tensões nervosas, por isso, é livre de dor.

mamae_superpoderosa_umbigo_do_bebe_limpando_umbigo
É indicado limpar o umbigo do bebê com álcool 70% até cicatrizar e o coto cair

Ou ainda apresentar algum tipo de secreção, além de sangue. Nesses casos, não hesite em consultar o pediatra e informar o que está havendo.

Com o que devo me preocupar em relação ao umbigo do bebê?

No geral, o umbigo do bebê cicatriza rapidamente e não trás nenhuma complicação. Basta cuidar direitinho. Mas, há alguns casos em que é bom ficar atenta, como:

  • Caso haja sangramento em excesso, conforme citado anteriormente;
  • Se apresentar algum tipo de secreção estranha (uma leve secreção amareladinha e fina, é normal, mas na dúvida, consulte o pediatra), inchado ou coloração estranha no umbigo;
  • Se o bebê apresentar grande incomodo e desconforto enquanto você estiver limpando o umbigo (o umbigo não dói, por isso, isso não é normal).

Além disso, caso haja alguns desses sinais e o  bebê ainda apresente febre, não pense duas vezes em correr com ele para o pediatra!

Como cuidar do umbigo de bebê corretamente

Siga essas dicas para cuidar corretamente do umbiguinho do seu bebê:

  • Apesar da indicação de limpar o umbigo ser de pelo menos duas vezes por dia, sempre que for trocar a fralda, de uma olhadinha. Uma limpadinha não custará nada;
  • Molhe o algodão do cotonete com álcool 70 % e passe com cuidado no umbigo. Segure o coto e erga-o para limpar bem direitinho na base dele, onde está ligado ao umbigo;
  • Não passe a ponta do cotonete que já usou no umbigo, no recipiente do álcool novamente;
  • No banho tenha cuidado para não esfregar o umbigo. Se forçar a retirada o coto, pode machucar o bebê e causar alguma infecção;
  • A região do umbigo pode ser levada com água morna e sabão neutro durante o banho. Com delicadeza, no entanto;
  • Seque bem a região do umbigo após o banho.

Cuidados com umbigo do bebê que você precisa ter

Veja algumas dicas importantíssimas para cuidar direitinho do umbigo do bebê:

  • Lave bem as mãos antes de ter contato com o umbigo;
  • Caso suje de cocô ou xixi, lave a região do umbigo com água morna e sabão neutro, antes de limpar com o álcool;
  • Limpe o umbigo com álcool 70 % e cotonetes, pelo menos 2 vezes por dia;
  • Mantenha o umbigo limpo, seco e arejado. Isso fará com que ele seque mais depressa;
  • Não faça curativos ou utilize bandagens sobre o umbigo. Cubra-o com a borda da fralda e isso é o suficiente;
  • Não coloque roupas no bebê que apertem o umbigo. Isso pode contribuir para infecções;
  • Jamais utilize qualquer produto no umbigo do bebê, que não seja o álcool. Merthiolate, mercúrio, entre outros, podem intoxicar o bebê;
  • Tenha cuidado com o umbigo na hora do banho do bebê, para não esfregá-lo;
mamae_superpoderosa_umbigo_do_bebe_banho
É preciso ter cuidado com o umbigo do bebê na hora do banho

Depois que o umbigo cai, o que fazer

Mesmo depois que o coto cair, mantenha a higienização adequada com o álcool e cotonetes. Além disso, mantenha o umbigo sequinho e descoberto (sem curativos).

Outro ponto é ficar atenta quanto a cicatrização total do umbigo. Ela precisa acontecer dentro de alguns dias, depois que o coto cai. Se demorar demais ou apresentar alguma secreção, informe ao pediatra.

Algo que é bem comum depois que o coto cai, é o umbigo ficar saliente (alto). Pode ser que o bebê esteja com uma hérnia umbilical.

Na grande maioria das vezes não é preciso realizar nenhum procedimento, pois, o pediatra acompanha a hérnia e é comum que suma até os  3 anos de idade.

Como fica o umbigo do recém nascido depois que cai

Depois que o coto cai, fica uma ferida no furinho do umbigo. Essa ferida representa o final da cicatrização do umbigo, ou seja, o buraquinho do umbigo, está fechando completamente.

Por isso, é muito importante manter uma higienização adequada do umbigo por alguns dias, mesmo depois que o coto cair.

mamae_superpoderosa_umbigo_do_bebe_limpando_cotonete
Mesmo depois que o umbigo cair, continue mantendo o umbigo do bebê bem limpinho

O coto, quando cai, já está sequinho e escuro. Quase que irreconhecível em relação a como ele era no dia em que o bebê nasceu. Isso é normal! Não se assuste!

Lembre-se que ele era parte do cordão umbilical ligado a placenta. Como não tem mais ligação com nada, não recebe irrigação de sangue e por isso seca.

Umbigo do bebê inflamado: o que fazer?

A principal coisa a fazer nesse caso, é procurar o pediatra imediatamente. Não medique o bebê por conta própria de maneira nenhuma e nem tente alguma intervenção no umbigo por conta própria. Apenas não mexa mais no umbigo e leve o bebê ao pediatra, logo.

Há um tipo de infecção que acomete o umbigo, denominada Onfalite. Se for o caso, o pediatra irá prescrever antibióticos para o bebê. Nesse caso, pode ser, inclusive, que o bebê apresente febre.

O que leva à essa infecção é a má higienização do umbigo e até mesmo o fato de manter a fralda do bebê suja por muito tempo.

Por isso, limpe o umbigo pelo menos duas vezes ao dia e ESQUEÇA as dicas populares para deixar o umbigo “bonito”, como colocar uma moeda nele, por exemplo. Imagina só o perigo!

Conclusão: Está segura para cuidar do umbigo do bebê?

Os recém nascidos são tão delicados que é bem comum bater insegurança com certos cuidados. No entanto, é muito importante se dedicar à cada um deles, e fazer direitinho, como o médico manda.

mamae_superpoderosa_umbigo_do_bebe_dormindo
Os recém nascidos exigem cuidados especiais, e um deles é o cuidado com o umbigo

Assim também com o umbigo do bebê. Por isso, fique de olho e mantenha-o sempre limpinho e sequinho. Aproveite as dicas e informações que eu trouxe aqui, para te ajudar nessa missão!

Outra coisa muito importante e que vale a pena citar aqui, é que eu penso que não se deve colocar a saúde do bebê em risco, simplesmente porque o umbiguinho dele não está “bonito”.

Se está um pouco para fora ou inchado, não importa. Com o tempo tende a ficar normal e se não ficar, o seu médico irá te instruir a respeito. Agora seguir a dica da colega porque o umbigo daquele ou desse bebê está bonito e do seu bebê não, é pura bobagem!


Dê uma olhada nessas outras dicas super interessantes para te ajudar nos cuidados com o seu bebê:


E lembre-se: caso haja alguma coisa estranha, procure imediatamente o pediatra! Além de pesquisar a respeito e se informar bastante para tirar todas as suas dúvidas, ok?!

Deixe seus comentários aqui contando como você cuida ou cuidou do umbigo do seu bebê. Compartilhe as suas experiências comigo e as outras mamãe super poderosas! Às vezes, as experiências de uma mãe acabam dando uma verdadeira luz para outras! 😉

1 Comentário

Comentário e Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *