Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Umbigo do Bebê: Aprenda como cuidar corretamente

Você sabe quais são todos os cuidados necessários para cuidar do umbigo do recém nascido?

O umbigo do bebê precisa ser cuidado direitinho. Eu confesso que morria de aflição só de olhar para ele, pois, eu não sou muita fã de machucados e feridas. Me dá um certo mal estar.

Por isso, contei com a super ajuda da minha mãe e do maridão, para dar conta do recado com os cuidados com o umbigo do bebê aqui em casa.

Claro que quando não tinha opção eu mesma deixava bem limpinho e sequinho, assim como nos ensinaram na maternidade, mas fazia com algum medo.


Você tem dúvidas sobre o parto normal? Entenda tudo sobre ele aqui e tire as suas dúvidas!


No final das contas, o umbiguinho caiu e eu vi que não era todo esse bicho de sete cabeças que eu estava imaginando. O coto do meu bebê caiu e eu notei que o umbigo dele ficou “gordinho”.

Aí começa outra história: um tal de “coloca isso, coloca aquilo” para que o umbigo dele fique para dentro. Por favor mamães! Não façam isso! Eu não fiz e não recomendo! Se o bebê está saudável, é isso que importa!

Enfim, pesquisando na internet e conversando com o médico e outras mães, eu vi o quanto é importantíssimo cuidar bem do umbigo do bebê.

Inclusive, foi pensando nisso, e também, nas várias mamães super poderosas que me questionam a respeito, que decidi trazer esse conteúdo para você. Vamos entender melhor por que os cuidados com o umbigo do bebê são tão importantes? Bora!

Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical?

O cordão umbilical é o verdadeiro elo entre o bebê e mãe. Afinal, é ele que liga o bebê à placenta dentro do útero, e consequentemente, é o responsável por nutrir o bebê e levar oxigênio para que ele sobreviva dentro da barriga e se desenvolva.

Então, o cordão umbilical é cortado quando o bebê nasce, pois, o bebê não precisará mais dele fora da barriga. Porém, um pedacinho dele, de cerca de 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido. Por que será?